Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1019 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar. A desarticulação das duas áreas do conhecimento – a arquitetura e a educação – mostram a necessidade de uma análise sobre a problemática resultante do caminho de oposição traçado até então. É possível fazer do pátio escolar um local de efetivação de sua função. A Avaliação Pós-Ocupação é uma ferramenta imprescindível para este trabalho, tendo em vista seu contato direto com o usuário a fim de compreender melhor a rotina e a psicologia do local. É possível estabelecer diretrizes para que o pátio escolar possa ser adequado ao ensino e aprendizagem nas escolas, sendo este, em subsistema de espaços livres de utilização cotidiana e coletiva, e de importância referencial na concepção das escolas públicas. Deste modo, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver diretrizes para a requalificação de pátios escolares por meio de análise das áreas externas do Centro Municipal de Ensino Fundamental Gentila Susin Muraro, localizado na zona urbana da cidade de Tangará da Serra – MT. Como estratégia metodológica, pesquisas bibliográficas, estudo de campo, sequenciados de APO, foram utilizados para a construção da pesquisa. |
id |
IPES_03471983d47588e465c405bd063d2166 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1019 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio EscolarAvaliação Pós-Ocupação, Paisagismo, Pátio EscolarO presente trabalho apresenta a Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar. A desarticulação das duas áreas do conhecimento – a arquitetura e a educação – mostram a necessidade de uma análise sobre a problemática resultante do caminho de oposição traçado até então. É possível fazer do pátio escolar um local de efetivação de sua função. A Avaliação Pós-Ocupação é uma ferramenta imprescindível para este trabalho, tendo em vista seu contato direto com o usuário a fim de compreender melhor a rotina e a psicologia do local. É possível estabelecer diretrizes para que o pátio escolar possa ser adequado ao ensino e aprendizagem nas escolas, sendo este, em subsistema de espaços livres de utilização cotidiana e coletiva, e de importância referencial na concepção das escolas públicas. Deste modo, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver diretrizes para a requalificação de pátios escolares por meio de análise das áreas externas do Centro Municipal de Ensino Fundamental Gentila Susin Muraro, localizado na zona urbana da cidade de Tangará da Serra – MT. Como estratégia metodológica, pesquisas bibliográficas, estudo de campo, sequenciados de APO, foram utilizados para a construção da pesquisa. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORDallastra, MauricioFernandes, Morgana Alves de JesusBrescovit, Luiz EduardoCosta, Bruna Lopes2018-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/101910.14295/idonline.v12i39.1019ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 612-6571981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1019/1455Direitos autorais 2021 Mauricio Dallastra, Morgana Alves de Jesus Fernandes, Luiz Eduardo Brescovit, Bruna Lopes Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:52:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar |
title |
Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar |
spellingShingle |
Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar Dallastra, Mauricio Avaliação Pós-Ocupação, Paisagismo, Pátio Escolar |
title_short |
Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar |
title_full |
Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar |
title_fullStr |
Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar |
title_full_unstemmed |
Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar |
title_sort |
Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar |
author |
Dallastra, Mauricio |
author_facet |
Dallastra, Mauricio Fernandes, Morgana Alves de Jesus Brescovit, Luiz Eduardo Costa, Bruna Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Morgana Alves de Jesus Brescovit, Luiz Eduardo Costa, Bruna Lopes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dallastra, Mauricio Fernandes, Morgana Alves de Jesus Brescovit, Luiz Eduardo Costa, Bruna Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Pós-Ocupação, Paisagismo, Pátio Escolar |
topic |
Avaliação Pós-Ocupação, Paisagismo, Pátio Escolar |
description |
O presente trabalho apresenta a Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar. A desarticulação das duas áreas do conhecimento – a arquitetura e a educação – mostram a necessidade de uma análise sobre a problemática resultante do caminho de oposição traçado até então. É possível fazer do pátio escolar um local de efetivação de sua função. A Avaliação Pós-Ocupação é uma ferramenta imprescindível para este trabalho, tendo em vista seu contato direto com o usuário a fim de compreender melhor a rotina e a psicologia do local. É possível estabelecer diretrizes para que o pátio escolar possa ser adequado ao ensino e aprendizagem nas escolas, sendo este, em subsistema de espaços livres de utilização cotidiana e coletiva, e de importância referencial na concepção das escolas públicas. Deste modo, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver diretrizes para a requalificação de pátios escolares por meio de análise das áreas externas do Centro Municipal de Ensino Fundamental Gentila Susin Muraro, localizado na zona urbana da cidade de Tangará da Serra – MT. Como estratégia metodológica, pesquisas bibliográficas, estudo de campo, sequenciados de APO, foram utilizados para a construção da pesquisa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1019 10.14295/idonline.v12i39.1019 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1019 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i39.1019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1019/1455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 612-657 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053956511236096 |