Interfaces entre Arquitetos e Profissionais da Educação em prol de Melhores Espaços para o Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dallastra, Maurício
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandes, Morgana Alves de Jesus, Costa, Bruna Lopes, Brescovit, Luiz Eduardo, Stascovian, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1014
Resumo: No decorrer dos anos é perceptível a dissociação entre o trabalho de um arquiteto ao planejar uma escola e o espaço que o professor deseja para que o alunado alcance máximo aproveitamento do espaço escolar, dentre eles, o pátio, que é um ambiente comum de socialização a todos. Para acompanhar a evolução do espaço escolar durante o tempo é feita uma retrospectiva do macro (Brasil) até a realidade em microescala (local). O apoio de profissionais da arquitetura em consonância aos anseios dos que atuam na educação, quiçá dos próprios pais e estudantes, pode transformar o espaço escolar em um local de desenvolvimento pleno para os alunos. 
id IPES_8f5082ede2886924bf8d77acb5056052
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1014
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Interfaces entre Arquitetos e Profissionais da Educação em prol de Melhores Espaços para o Desenvolvimento do Protagonismo EstudantilPátio Escolar, Educação, PaisagismoNo decorrer dos anos é perceptível a dissociação entre o trabalho de um arquiteto ao planejar uma escola e o espaço que o professor deseja para que o alunado alcance máximo aproveitamento do espaço escolar, dentre eles, o pátio, que é um ambiente comum de socialização a todos. Para acompanhar a evolução do espaço escolar durante o tempo é feita uma retrospectiva do macro (Brasil) até a realidade em microescala (local). O apoio de profissionais da arquitetura em consonância aos anseios dos que atuam na educação, quiçá dos próprios pais e estudantes, pode transformar o espaço escolar em um local de desenvolvimento pleno para os alunos. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORDallastra, MaurícioFernandes, Morgana Alves de JesusCosta, Bruna LopesBrescovit, Luiz EduardoStascovian, Juliana2018-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/101410.14295/idonline.v12i39.1014ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 586-6111981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1014/1493Direitos autorais 2021 Maurício Dallastra, Morgana Alves de Jesus Fernandes, Bruna Lopes Costa, Luiz Eduardo Brescovit, Juliana Stascovianhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:52:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces entre Arquitetos e Profissionais da Educação em prol de Melhores Espaços para o Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil
title Interfaces entre Arquitetos e Profissionais da Educação em prol de Melhores Espaços para o Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil
spellingShingle Interfaces entre Arquitetos e Profissionais da Educação em prol de Melhores Espaços para o Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil
Dallastra, Maurício
Pátio Escolar, Educação, Paisagismo
title_short Interfaces entre Arquitetos e Profissionais da Educação em prol de Melhores Espaços para o Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil
title_full Interfaces entre Arquitetos e Profissionais da Educação em prol de Melhores Espaços para o Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil
title_fullStr Interfaces entre Arquitetos e Profissionais da Educação em prol de Melhores Espaços para o Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil
title_full_unstemmed Interfaces entre Arquitetos e Profissionais da Educação em prol de Melhores Espaços para o Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil
title_sort Interfaces entre Arquitetos e Profissionais da Educação em prol de Melhores Espaços para o Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil
author Dallastra, Maurício
author_facet Dallastra, Maurício
Fernandes, Morgana Alves de Jesus
Costa, Bruna Lopes
Brescovit, Luiz Eduardo
Stascovian, Juliana
author_role author
author2 Fernandes, Morgana Alves de Jesus
Costa, Bruna Lopes
Brescovit, Luiz Eduardo
Stascovian, Juliana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dallastra, Maurício
Fernandes, Morgana Alves de Jesus
Costa, Bruna Lopes
Brescovit, Luiz Eduardo
Stascovian, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Pátio Escolar, Educação, Paisagismo
topic Pátio Escolar, Educação, Paisagismo
description No decorrer dos anos é perceptível a dissociação entre o trabalho de um arquiteto ao planejar uma escola e o espaço que o professor deseja para que o alunado alcance máximo aproveitamento do espaço escolar, dentre eles, o pátio, que é um ambiente comum de socialização a todos. Para acompanhar a evolução do espaço escolar durante o tempo é feita uma retrospectiva do macro (Brasil) até a realidade em microescala (local). O apoio de profissionais da arquitetura em consonância aos anseios dos que atuam na educação, quiçá dos próprios pais e estudantes, pode transformar o espaço escolar em um local de desenvolvimento pleno para os alunos. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1014
10.14295/idonline.v12i39.1014
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1014
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i39.1014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1014/1493
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 586-611
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053951097438208