A Educação como um Instrumento de Transformação Social à Luz da Teoria das Janelas Quebradas / Education as an Instrument of Social Transformation in Light of the Broken Windows Theory
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v15i57.3185 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3185 |
Resumo: | Resumo: Este artigo resulta de reflexões teóricas sobre o papel da educação na transformação social. O objetivo principal se expõe na busca, sintética e mais abrangente de compreender a função da educação emancipatória como um instrumento de transformação social à luz da Teoria das Janelas quebradas. Tendo como objetivos específicos: analisar a pobreza e criminalidade na sociedade capitalista do século XXI; analisar a pobreza e a criminalidade à luz da teoria das janelas quebradas e refletir sobre a Educação emancipatória e sobre a sua função na sociedade capitalista à luz da teoria das janelas quebradas. Inova-se por trazer essa teoria norte-americana sob outra perspectiva relacionada a educação, e não ao âmbito do direito e da criminalidade como os pesquisadores já o fizeram. Partiu-se de uma abordagem mais teórica e reflexiva, acessando fontes bibliográficas de autores clássicos em que suas ideias permanecem e autores contemporâneos que buscam compreender a sociedade capitalista, a pobreza, a criminalidade e a educação nesta sociedade capitalista. A revisão literária procurou seguir uma linha de pensamento apoiada na teoria social crítica, ponderando as análises sob um viés crítico e analítico. Com principal pressuposto, entendemos a partir do estudo que a teoria das janelas quebradas mostra a importância da presença do Estado no investimento em segurança pública mais rígida, prevenindo situações de desordem para não se transformar em criminalidade. No entanto, essa teoria apresenta algumas lacunas, não trata da ressocialização dessas pessoas punidas, não considera quão importante também são as demais políticas públicas, especialmente de forma equitativa. Sendo que o investimento na Política Pública de Educação, é instrumento que não só preveni a criminalidade, mas a partir de uma educação emancipatória possibilita compreender a complexidade das relações sociais, econômicas e políticas vigentes e encontrar estratégias e formas de organização para transformar a sociedade em prol do bem-comum. |
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A Educação como um Instrumento de Transformação Social à Luz da Teoria das Janelas Quebradas / Education as an Instrument of Social Transformation in Light of the Broken Windows TheoryPobreza; Criminalidade; Teoria das Janelas Quebradas; Educação EmancipatóriaResumo: Este artigo resulta de reflexões teóricas sobre o papel da educação na transformação social. O objetivo principal se expõe na busca, sintética e mais abrangente de compreender a função da educação emancipatória como um instrumento de transformação social à luz da Teoria das Janelas quebradas. Tendo como objetivos específicos: analisar a pobreza e criminalidade na sociedade capitalista do século XXI; analisar a pobreza e a criminalidade à luz da teoria das janelas quebradas e refletir sobre a Educação emancipatória e sobre a sua função na sociedade capitalista à luz da teoria das janelas quebradas. Inova-se por trazer essa teoria norte-americana sob outra perspectiva relacionada a educação, e não ao âmbito do direito e da criminalidade como os pesquisadores já o fizeram. Partiu-se de uma abordagem mais teórica e reflexiva, acessando fontes bibliográficas de autores clássicos em que suas ideias permanecem e autores contemporâneos que buscam compreender a sociedade capitalista, a pobreza, a criminalidade e a educação nesta sociedade capitalista. A revisão literária procurou seguir uma linha de pensamento apoiada na teoria social crítica, ponderando as análises sob um viés crítico e analítico. Com principal pressuposto, entendemos a partir do estudo que a teoria das janelas quebradas mostra a importância da presença do Estado no investimento em segurança pública mais rígida, prevenindo situações de desordem para não se transformar em criminalidade. No entanto, essa teoria apresenta algumas lacunas, não trata da ressocialização dessas pessoas punidas, não considera quão importante também são as demais políticas públicas, especialmente de forma equitativa. Sendo que o investimento na Política Pública de Educação, é instrumento que não só preveni a criminalidade, mas a partir de uma educação emancipatória possibilita compreender a complexidade das relações sociais, econômicas e políticas vigentes e encontrar estratégias e formas de organização para transformar a sociedade em prol do bem-comum. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFreitas, Docília Evangelista dSousa, Felipe Neris Torres de2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/318510.14295/idonline.v15i57.3185ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 53-781981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3185/5003Direitos autorais 2021 Docília Evangelista d Freitas, Felipe Neris Torres de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:41Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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