A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/695 |
Resumo: | O presente artigo tem como tema A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa, tem como objetivo discutir obstáculos e complexidades que dificultam a construção da identidade profissional docente, com abordagens relacionadas ao processo de formação do professor e as interferências que complicam a composição da autonomia e autenticidade da imagem do professor. Como metodologia se optou por estudos pautados no campo da Formação e Identidade Docente, com embasamentos em leituras, pesquisas e discussões teóricas de obras, artigos, periódicos e legislações relacionadas ao tema. Para uma análise das discussões foi organizado um estudo bibliográfico nos autores: Mosé (2015), Campos (2011), Freire (2015), Perrenoud (2000), Lessard e Tardif (2008), dentre outros. |
id |
IPES_03a6050d43b9efc86fc4956eb452f630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/695 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional ComplexaIdentidade Docente. Formação de Professores. Prática EducacionalO presente artigo tem como tema A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa, tem como objetivo discutir obstáculos e complexidades que dificultam a construção da identidade profissional docente, com abordagens relacionadas ao processo de formação do professor e as interferências que complicam a composição da autonomia e autenticidade da imagem do professor. Como metodologia se optou por estudos pautados no campo da Formação e Identidade Docente, com embasamentos em leituras, pesquisas e discussões teóricas de obras, artigos, periódicos e legislações relacionadas ao tema. Para uma análise das discussões foi organizado um estudo bibliográfico nos autores: Mosé (2015), Campos (2011), Freire (2015), Perrenoud (2000), Lessard e Tardif (2008), dentre outros. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOROliveira, Antonia Karla de2017-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69510.14295/idonline.v11i34.695ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 362-3711981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/695/975Direitos autorais 2021 Antonia Karla de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-31T16:26:01Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa |
title |
A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa |
spellingShingle |
A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa Oliveira, Antonia Karla de Identidade Docente. Formação de Professores. Prática Educacional |
title_short |
A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa |
title_full |
A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa |
title_fullStr |
A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa |
title_full_unstemmed |
A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa |
title_sort |
A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa |
author |
Oliveira, Antonia Karla de |
author_facet |
Oliveira, Antonia Karla de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Antonia Karla de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Docente. Formação de Professores. Prática Educacional |
topic |
Identidade Docente. Formação de Professores. Prática Educacional |
description |
O presente artigo tem como tema A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa, tem como objetivo discutir obstáculos e complexidades que dificultam a construção da identidade profissional docente, com abordagens relacionadas ao processo de formação do professor e as interferências que complicam a composição da autonomia e autenticidade da imagem do professor. Como metodologia se optou por estudos pautados no campo da Formação e Identidade Docente, com embasamentos em leituras, pesquisas e discussões teóricas de obras, artigos, periódicos e legislações relacionadas ao tema. Para uma análise das discussões foi organizado um estudo bibliográfico nos autores: Mosé (2015), Campos (2011), Freire (2015), Perrenoud (2000), Lessard e Tardif (2008), dentre outros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/695 10.14295/idonline.v11i34.695 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/695 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v11i34.695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/695/975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Antonia Karla de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Antonia Karla de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 362-371 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053948366946304 |