A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Antonia Karla de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/695
Resumo: O presente artigo tem como tema A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa, tem como objetivo discutir obstáculos e complexidades que dificultam a construção da identidade profissional docente, com abordagens relacionadas ao processo de formação do professor e as interferências que complicam a composição da autonomia e autenticidade da imagem do professor.  Como metodologia se optou por estudos pautados no campo da Formação e Identidade Docente, com embasamentos em leituras, pesquisas e discussões teóricas de obras, artigos, periódicos e legislações relacionadas ao tema. Para uma análise das discussões foi organizado um estudo bibliográfico nos autores: Mosé (2015), Campos (2011), Freire (2015), Perrenoud (2000), Lessard e Tardif (2008), dentre outros.    
id IPES_03a6050d43b9efc86fc4956eb452f630
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/695
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional ComplexaIdentidade Docente. Formação de Professores. Prática EducacionalO presente artigo tem como tema A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa, tem como objetivo discutir obstáculos e complexidades que dificultam a construção da identidade profissional docente, com abordagens relacionadas ao processo de formação do professor e as interferências que complicam a composição da autonomia e autenticidade da imagem do professor.  Como metodologia se optou por estudos pautados no campo da Formação e Identidade Docente, com embasamentos em leituras, pesquisas e discussões teóricas de obras, artigos, periódicos e legislações relacionadas ao tema. Para uma análise das discussões foi organizado um estudo bibliográfico nos autores: Mosé (2015), Campos (2011), Freire (2015), Perrenoud (2000), Lessard e Tardif (2008), dentre outros.    INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOROliveira, Antonia Karla de2017-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/69510.14295/idonline.v11i34.695ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 362-3711981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/695/975Direitos autorais 2021 Antonia Karla de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-31T16:26:01Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa
title A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa
spellingShingle A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa
Oliveira, Antonia Karla de
Identidade Docente. Formação de Professores. Prática Educacional
title_short A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa
title_full A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa
title_fullStr A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa
title_full_unstemmed A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa
title_sort A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa
author Oliveira, Antonia Karla de
author_facet Oliveira, Antonia Karla de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Antonia Karla de
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Docente. Formação de Professores. Prática Educacional
topic Identidade Docente. Formação de Professores. Prática Educacional
description O presente artigo tem como tema A Construção da Identidade Docente numa Prática Educacional Complexa, tem como objetivo discutir obstáculos e complexidades que dificultam a construção da identidade profissional docente, com abordagens relacionadas ao processo de formação do professor e as interferências que complicam a composição da autonomia e autenticidade da imagem do professor.  Como metodologia se optou por estudos pautados no campo da Formação e Identidade Docente, com embasamentos em leituras, pesquisas e discussões teóricas de obras, artigos, periódicos e legislações relacionadas ao tema. Para uma análise das discussões foi organizado um estudo bibliográfico nos autores: Mosé (2015), Campos (2011), Freire (2015), Perrenoud (2000), Lessard e Tardif (2008), dentre outros.    
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/695
10.14295/idonline.v11i34.695
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/695
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i34.695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/695/975
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Antonia Karla de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Antonia Karla de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 362-371
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053948366946304