TEORIA E PRÁTICA: O PIBID E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6367 |
Resumo: | Este artigo tem como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como objetivo analisar a importância do PIBID na percepção dos coordenadores das escolas contempladas pelo programa no município de Humaitá-AM. Assumindo uma abordagem de cunho qualitativa com caráter exploratório. Participaram três coordenadores. De modo geral, os resultados sinalizaram que o PIBID aparece como uma proposta norteadora para a identificação da carreira docente logo no início da formação acadêmica, pois, proporciona aos sujeitos o desenvolvimento de técnicas de ensino e aprendizagem, além de subsidiá-los com suporte pedagógico para a docência, promovendo a articulação entre a teoria e a prática. Portanto, o programa contribui para a formação docente, tanto dos pibidianos, quanto dos professores (coordenadores), visto que a partir de sua execução é possível refletir sobre a própria prática de ensino, de modo a contextualizar a profissão com os futuros professores e de promover a interação numa troca dialógica com a comunidade acadêmica para a construção de novos conhecimentos. Essas interações se tornaram um fator relevante para a atuação dos acadêmicos, pois os participantes do PIBID têm a oportunidade de consolidar a sua formação com experiências práticas no âmbito escolar. |
id |
UFAC-2_0ecc12d61897f78fe5cb0686e7a020f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6367 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
TEORIA E PRÁTICA: O PIBID E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTEPrática docente; Identidade Acadêmica; Formação de professores.Este artigo tem como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como objetivo analisar a importância do PIBID na percepção dos coordenadores das escolas contempladas pelo programa no município de Humaitá-AM. Assumindo uma abordagem de cunho qualitativa com caráter exploratório. Participaram três coordenadores. De modo geral, os resultados sinalizaram que o PIBID aparece como uma proposta norteadora para a identificação da carreira docente logo no início da formação acadêmica, pois, proporciona aos sujeitos o desenvolvimento de técnicas de ensino e aprendizagem, além de subsidiá-los com suporte pedagógico para a docência, promovendo a articulação entre a teoria e a prática. Portanto, o programa contribui para a formação docente, tanto dos pibidianos, quanto dos professores (coordenadores), visto que a partir de sua execução é possível refletir sobre a própria prática de ensino, de modo a contextualizar a profissão com os futuros professores e de promover a interação numa troca dialógica com a comunidade acadêmica para a construção de novos conhecimentos. Essas interações se tornaram um fator relevante para a atuação dos acadêmicos, pois os participantes do PIBID têm a oportunidade de consolidar a sua formação com experiências práticas no âmbito escolar. Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/636710.29327/268346.7.17-13Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 184-194Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 184-194Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 184-1942526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6367/4375Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Felipe Augusto Marques deCosta, Rúbia Darivanda da Silva Ramos, Elizangela da Silva Barboza2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6367Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEORIA E PRÁTICA: O PIBID E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
TEORIA E PRÁTICA: O PIBID E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
TEORIA E PRÁTICA: O PIBID E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE Freitas, Felipe Augusto Marques de Prática docente; Identidade Acadêmica; Formação de professores. |
title_short |
TEORIA E PRÁTICA: O PIBID E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
TEORIA E PRÁTICA: O PIBID E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
TEORIA E PRÁTICA: O PIBID E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
TEORIA E PRÁTICA: O PIBID E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
TEORIA E PRÁTICA: O PIBID E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Freitas, Felipe Augusto Marques de |
author_facet |
Freitas, Felipe Augusto Marques de Costa, Rúbia Darivanda da Silva Ramos, Elizangela da Silva Barboza |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Rúbia Darivanda da Silva Ramos, Elizangela da Silva Barboza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Felipe Augusto Marques de Costa, Rúbia Darivanda da Silva Ramos, Elizangela da Silva Barboza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente; Identidade Acadêmica; Formação de professores. |
topic |
Prática docente; Identidade Acadêmica; Formação de professores. |
description |
Este artigo tem como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como objetivo analisar a importância do PIBID na percepção dos coordenadores das escolas contempladas pelo programa no município de Humaitá-AM. Assumindo uma abordagem de cunho qualitativa com caráter exploratório. Participaram três coordenadores. De modo geral, os resultados sinalizaram que o PIBID aparece como uma proposta norteadora para a identificação da carreira docente logo no início da formação acadêmica, pois, proporciona aos sujeitos o desenvolvimento de técnicas de ensino e aprendizagem, além de subsidiá-los com suporte pedagógico para a docência, promovendo a articulação entre a teoria e a prática. Portanto, o programa contribui para a formação docente, tanto dos pibidianos, quanto dos professores (coordenadores), visto que a partir de sua execução é possível refletir sobre a própria prática de ensino, de modo a contextualizar a profissão com os futuros professores e de promover a interação numa troca dialógica com a comunidade acadêmica para a construção de novos conhecimentos. Essas interações se tornaram um fator relevante para a atuação dos acadêmicos, pois os participantes do PIBID têm a oportunidade de consolidar a sua formação com experiências práticas no âmbito escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6367 10.29327/268346.7.17-13 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6367 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.17-13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6367/4375 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 184-194 Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 184-194 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 184-194 2526-5970 10.29327/268346.7.17 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221643304960 |