Principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância: percepções dos pais / Main biopsychosocial damages in abusive use of child technology: parental perceptions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Hortência Veloso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Myreya Lina Sardinha, Couto, Giullia Bianca Ferraciolli do, Dias, Adriana Keila, Markus, Glaucya Wanderley Santos, Lourenço, Lécia Kristine, Pereira, Reobbe Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2588
Resumo: A tecnologia pode ser definida como um processo de inovação, informação e comunicação. A ascensão da globalização contribui de forma positiva e negativa para a sociedade, presente na evolução tecnológica no mundo atual. Objetivo geral em analisar a percepção dos pais sobre os principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância. A metodologia utilizada foi um estudo descritivo de abordagem quantitativa, com ênfase na saúde da criança. A pesquisa foi desenvolvida na Clínica de Educação para Saúde – CEPS no município de Guaraí – TO, cuja coleta de dados ocorreu no mês de outubro de 2019. A coleta foi realizada por meio de um formulário impresso contendo um total de 15 questões objetivas. A partir destes dados torna-se perceptível a responsabilidade da equipe de saúde em acompanhar o desenvolvimento e crescimento, dando ênfase nas orientações prestadas aos pais sobre a influência da tecnologia no desenvolvimento da criança.
id IPES_075adfb6afbfd8e833f7e71000bc3865
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2588
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância: percepções dos pais / Main biopsychosocial damages in abusive use of child technology: parental perceptionsBrincar. Internet. Mídias Sociais.A tecnologia pode ser definida como um processo de inovação, informação e comunicação. A ascensão da globalização contribui de forma positiva e negativa para a sociedade, presente na evolução tecnológica no mundo atual. Objetivo geral em analisar a percepção dos pais sobre os principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância. A metodologia utilizada foi um estudo descritivo de abordagem quantitativa, com ênfase na saúde da criança. A pesquisa foi desenvolvida na Clínica de Educação para Saúde – CEPS no município de Guaraí – TO, cuja coleta de dados ocorreu no mês de outubro de 2019. A coleta foi realizada por meio de um formulário impresso contendo um total de 15 questões objetivas. A partir destes dados torna-se perceptível a responsabilidade da equipe de saúde em acompanhar o desenvolvimento e crescimento, dando ênfase nas orientações prestadas aos pais sobre a influência da tecnologia no desenvolvimento da criança.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCâmara, Hortência VelosoPereira, Myreya Lina SardinhaCouto, Giullia Bianca Ferraciolli doDias, Adriana KeilaMarkus, Glaucya Wanderley SantosLourenço, Lécia KristinePereira, Reobbe Aguiar2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/258810.14295/idonline.v14i51.2588ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 366-3791981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2588/4088https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2588/304Direitos autorais 2021 Hortência Veloso Câmara, Myreya Lina Sardinha Pereira, Giullia Bianca Ferraciolli do Couto, Adriana Keila Dias, Glaucya Wanderley Santos Markus, Lécia Kristine Lourenço, Reobbe Aguiar Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-06T18:39:02Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância: percepções dos pais / Main biopsychosocial damages in abusive use of child technology: parental perceptions
title Principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância: percepções dos pais / Main biopsychosocial damages in abusive use of child technology: parental perceptions
spellingShingle Principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância: percepções dos pais / Main biopsychosocial damages in abusive use of child technology: parental perceptions
Câmara, Hortência Veloso
Brincar. Internet. Mídias Sociais.
title_short Principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância: percepções dos pais / Main biopsychosocial damages in abusive use of child technology: parental perceptions
title_full Principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância: percepções dos pais / Main biopsychosocial damages in abusive use of child technology: parental perceptions
title_fullStr Principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância: percepções dos pais / Main biopsychosocial damages in abusive use of child technology: parental perceptions
title_full_unstemmed Principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância: percepções dos pais / Main biopsychosocial damages in abusive use of child technology: parental perceptions
title_sort Principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância: percepções dos pais / Main biopsychosocial damages in abusive use of child technology: parental perceptions
author Câmara, Hortência Veloso
author_facet Câmara, Hortência Veloso
Pereira, Myreya Lina Sardinha
Couto, Giullia Bianca Ferraciolli do
Dias, Adriana Keila
Markus, Glaucya Wanderley Santos
Lourenço, Lécia Kristine
Pereira, Reobbe Aguiar
author_role author
author2 Pereira, Myreya Lina Sardinha
Couto, Giullia Bianca Ferraciolli do
Dias, Adriana Keila
Markus, Glaucya Wanderley Santos
Lourenço, Lécia Kristine
Pereira, Reobbe Aguiar
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Hortência Veloso
Pereira, Myreya Lina Sardinha
Couto, Giullia Bianca Ferraciolli do
Dias, Adriana Keila
Markus, Glaucya Wanderley Santos
Lourenço, Lécia Kristine
Pereira, Reobbe Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar. Internet. Mídias Sociais.
topic Brincar. Internet. Mídias Sociais.
description A tecnologia pode ser definida como um processo de inovação, informação e comunicação. A ascensão da globalização contribui de forma positiva e negativa para a sociedade, presente na evolução tecnológica no mundo atual. Objetivo geral em analisar a percepção dos pais sobre os principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância. A metodologia utilizada foi um estudo descritivo de abordagem quantitativa, com ênfase na saúde da criança. A pesquisa foi desenvolvida na Clínica de Educação para Saúde – CEPS no município de Guaraí – TO, cuja coleta de dados ocorreu no mês de outubro de 2019. A coleta foi realizada por meio de um formulário impresso contendo um total de 15 questões objetivas. A partir destes dados torna-se perceptível a responsabilidade da equipe de saúde em acompanhar o desenvolvimento e crescimento, dando ênfase nas orientações prestadas aos pais sobre a influência da tecnologia no desenvolvimento da criança.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2588
10.14295/idonline.v14i51.2588
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2588
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2588/4088
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2588/304
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 366-379
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956958978048