Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga, Mário Jorge de Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sarmento, Wanderneide Ribeiro, França, Andressa Nunes Pereira de, Costa Neto, Luis Soares da, Timóteo, Emídia Inácio, Lopes, Raimundo Edilberto Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3378
Resumo: Resumo: O baixo rendimento escolar é uma preocupação constante dos educadores e gestores escolares, e da sociedade de uma maneira geral, pois é uma das manifestações mais evidentes das dificuldades de aprendizagem. Este estudo tentou traçar um paralelo entre a didática do professor e o rendimento escolar do aluno, observando até que ponto o primeiro tem influência no segundo, de maneira que possamos melhorar, cada vez mais, o desafiante quadro educacional atual.  Os resultados nos levaram a crer que há dois contextos a serem encarados com firmeza. Há que se enfrentar a situação com políticas públicas mais adequadas a educação (com jornadas, salários e capacitação didática constante) e, favorecer também os contextos individualizados das escolas, tirando-se proveito da estrutura existente, aproximando a família e criando melhores condições de atendimento às necessidades individuais dos próprios alunos. Portanto, as escolas paraibanas, de uma maneira geral, devem considerar um investimento forte no cante ao desenvolvimento de metodologias, material didático e formação dos professores, de forma a dedicar aos seus alunos um atendimento mais adequado aos seus interesses.Palavras-chave: Rendimento escolar, Didática, Aprendizagem. Abstract: Low school performance is a constant concern of educators and school managers, and of society in general, as it is one of the most evident manifestations of learning difficulties. This study tried to draw a parallel between the teacher's didactics and the student's academic performance, observing to what extent the first influences the second, so that we can improve, more and more, the current challenging educational framework. The results led us to believe that there are two contexts to be faced firmly. It is necessary to face the situation with public policies that are more adequate to education (with working hours, salaries, and constant didactic training) and to favor the individualized contexts of schools, taking advantage of the existing structure, bringing the family closer and creating better conditions of service. to the individual needs of the students themselves. Therefore, schools in Paraíba, in general, should consider a strong investment in singing the development of methodologies, didactic material and teacher training, to dedicate to their students a service more suited to their interests.Keywords: School Performance, Teaching, Learning. 
id IPES_08685470d63dad933c5eb11b6a098e69
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3378
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary SchoolRendimento escolarDidáticaAprendizagemResumo: O baixo rendimento escolar é uma preocupação constante dos educadores e gestores escolares, e da sociedade de uma maneira geral, pois é uma das manifestações mais evidentes das dificuldades de aprendizagem. Este estudo tentou traçar um paralelo entre a didática do professor e o rendimento escolar do aluno, observando até que ponto o primeiro tem influência no segundo, de maneira que possamos melhorar, cada vez mais, o desafiante quadro educacional atual.  Os resultados nos levaram a crer que há dois contextos a serem encarados com firmeza. Há que se enfrentar a situação com políticas públicas mais adequadas a educação (com jornadas, salários e capacitação didática constante) e, favorecer também os contextos individualizados das escolas, tirando-se proveito da estrutura existente, aproximando a família e criando melhores condições de atendimento às necessidades individuais dos próprios alunos. Portanto, as escolas paraibanas, de uma maneira geral, devem considerar um investimento forte no cante ao desenvolvimento de metodologias, material didático e formação dos professores, de forma a dedicar aos seus alunos um atendimento mais adequado aos seus interesses.Palavras-chave: Rendimento escolar, Didática, Aprendizagem. Abstract: Low school performance is a constant concern of educators and school managers, and of society in general, as it is one of the most evident manifestations of learning difficulties. This study tried to draw a parallel between the teacher's didactics and the student's academic performance, observing to what extent the first influences the second, so that we can improve, more and more, the current challenging educational framework. The results led us to believe that there are two contexts to be faced firmly. It is necessary to face the situation with public policies that are more adequate to education (with working hours, salaries, and constant didactic training) and to favor the individualized contexts of schools, taking advantage of the existing structure, bringing the family closer and creating better conditions of service. to the individual needs of the students themselves. Therefore, schools in Paraíba, in general, should consider a strong investment in singing the development of methodologies, didactic material and teacher training, to dedicate to their students a service more suited to their interests.Keywords: School Performance, Teaching, Learning. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/337810.14295/idonline.v16i59.3378ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 59 (2022); 107-1321981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3378/5316Copyright (c) 2022 Mário Jorge de Araújo Gonzaga, Wanderneide Ribeiro Sarmento, Andressa Nunes Pereira de França, Luis Soares da Costa Neto, Emídia Inácio Timóteo, Raimundo Edilberto Moreira Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzaga, Mário Jorge de AraújoSarmento, Wanderneide RibeiroFrança, Andressa Nunes Pereira deCosta Neto, Luis Soares daTimóteo, Emídia InácioLopes, Raimundo Edilberto Moreira2022-03-01T13:38:50Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3378Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-03-01T13:38:50ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School
title Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School
spellingShingle Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School
Gonzaga, Mário Jorge de Araújo
Rendimento escolar
Didática
Aprendizagem
title_short Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School
title_full Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School
title_fullStr Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School
title_full_unstemmed Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School
title_sort Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School
author Gonzaga, Mário Jorge de Araújo
author_facet Gonzaga, Mário Jorge de Araújo
Sarmento, Wanderneide Ribeiro
França, Andressa Nunes Pereira de
Costa Neto, Luis Soares da
Timóteo, Emídia Inácio
Lopes, Raimundo Edilberto Moreira
author_role author
author2 Sarmento, Wanderneide Ribeiro
França, Andressa Nunes Pereira de
Costa Neto, Luis Soares da
Timóteo, Emídia Inácio
Lopes, Raimundo Edilberto Moreira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga, Mário Jorge de Araújo
Sarmento, Wanderneide Ribeiro
França, Andressa Nunes Pereira de
Costa Neto, Luis Soares da
Timóteo, Emídia Inácio
Lopes, Raimundo Edilberto Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento escolar
Didática
Aprendizagem
topic Rendimento escolar
Didática
Aprendizagem
description Resumo: O baixo rendimento escolar é uma preocupação constante dos educadores e gestores escolares, e da sociedade de uma maneira geral, pois é uma das manifestações mais evidentes das dificuldades de aprendizagem. Este estudo tentou traçar um paralelo entre a didática do professor e o rendimento escolar do aluno, observando até que ponto o primeiro tem influência no segundo, de maneira que possamos melhorar, cada vez mais, o desafiante quadro educacional atual.  Os resultados nos levaram a crer que há dois contextos a serem encarados com firmeza. Há que se enfrentar a situação com políticas públicas mais adequadas a educação (com jornadas, salários e capacitação didática constante) e, favorecer também os contextos individualizados das escolas, tirando-se proveito da estrutura existente, aproximando a família e criando melhores condições de atendimento às necessidades individuais dos próprios alunos. Portanto, as escolas paraibanas, de uma maneira geral, devem considerar um investimento forte no cante ao desenvolvimento de metodologias, material didático e formação dos professores, de forma a dedicar aos seus alunos um atendimento mais adequado aos seus interesses.Palavras-chave: Rendimento escolar, Didática, Aprendizagem. Abstract: Low school performance is a constant concern of educators and school managers, and of society in general, as it is one of the most evident manifestations of learning difficulties. This study tried to draw a parallel between the teacher's didactics and the student's academic performance, observing to what extent the first influences the second, so that we can improve, more and more, the current challenging educational framework. The results led us to believe that there are two contexts to be faced firmly. It is necessary to face the situation with public policies that are more adequate to education (with working hours, salaries, and constant didactic training) and to favor the individualized contexts of schools, taking advantage of the existing structure, bringing the family closer and creating better conditions of service. to the individual needs of the students themselves. Therefore, schools in Paraíba, in general, should consider a strong investment in singing the development of methodologies, didactic material and teacher training, to dedicate to their students a service more suited to their interests.Keywords: School Performance, Teaching, Learning. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3378
10.14295/idonline.v16i59.3378
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3378
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i59.3378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3378/5316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 59 (2022); 107-132
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945224364032