Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3378 |
Resumo: | Resumo: O baixo rendimento escolar é uma preocupação constante dos educadores e gestores escolares, e da sociedade de uma maneira geral, pois é uma das manifestações mais evidentes das dificuldades de aprendizagem. Este estudo tentou traçar um paralelo entre a didática do professor e o rendimento escolar do aluno, observando até que ponto o primeiro tem influência no segundo, de maneira que possamos melhorar, cada vez mais, o desafiante quadro educacional atual. Os resultados nos levaram a crer que há dois contextos a serem encarados com firmeza. Há que se enfrentar a situação com políticas públicas mais adequadas a educação (com jornadas, salários e capacitação didática constante) e, favorecer também os contextos individualizados das escolas, tirando-se proveito da estrutura existente, aproximando a família e criando melhores condições de atendimento às necessidades individuais dos próprios alunos. Portanto, as escolas paraibanas, de uma maneira geral, devem considerar um investimento forte no cante ao desenvolvimento de metodologias, material didático e formação dos professores, de forma a dedicar aos seus alunos um atendimento mais adequado aos seus interesses.Palavras-chave: Rendimento escolar, Didática, Aprendizagem. Abstract: Low school performance is a constant concern of educators and school managers, and of society in general, as it is one of the most evident manifestations of learning difficulties. This study tried to draw a parallel between the teacher's didactics and the student's academic performance, observing to what extent the first influences the second, so that we can improve, more and more, the current challenging educational framework. The results led us to believe that there are two contexts to be faced firmly. It is necessary to face the situation with public policies that are more adequate to education (with working hours, salaries, and constant didactic training) and to favor the individualized contexts of schools, taking advantage of the existing structure, bringing the family closer and creating better conditions of service. to the individual needs of the students themselves. Therefore, schools in Paraíba, in general, should consider a strong investment in singing the development of methodologies, didactic material and teacher training, to dedicate to their students a service more suited to their interests.Keywords: School Performance, Teaching, Learning. |
id |
IPES_08685470d63dad933c5eb11b6a098e69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3378 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary SchoolRendimento escolarDidáticaAprendizagemResumo: O baixo rendimento escolar é uma preocupação constante dos educadores e gestores escolares, e da sociedade de uma maneira geral, pois é uma das manifestações mais evidentes das dificuldades de aprendizagem. Este estudo tentou traçar um paralelo entre a didática do professor e o rendimento escolar do aluno, observando até que ponto o primeiro tem influência no segundo, de maneira que possamos melhorar, cada vez mais, o desafiante quadro educacional atual. Os resultados nos levaram a crer que há dois contextos a serem encarados com firmeza. Há que se enfrentar a situação com políticas públicas mais adequadas a educação (com jornadas, salários e capacitação didática constante) e, favorecer também os contextos individualizados das escolas, tirando-se proveito da estrutura existente, aproximando a família e criando melhores condições de atendimento às necessidades individuais dos próprios alunos. Portanto, as escolas paraibanas, de uma maneira geral, devem considerar um investimento forte no cante ao desenvolvimento de metodologias, material didático e formação dos professores, de forma a dedicar aos seus alunos um atendimento mais adequado aos seus interesses.Palavras-chave: Rendimento escolar, Didática, Aprendizagem. Abstract: Low school performance is a constant concern of educators and school managers, and of society in general, as it is one of the most evident manifestations of learning difficulties. This study tried to draw a parallel between the teacher's didactics and the student's academic performance, observing to what extent the first influences the second, so that we can improve, more and more, the current challenging educational framework. The results led us to believe that there are two contexts to be faced firmly. It is necessary to face the situation with public policies that are more adequate to education (with working hours, salaries, and constant didactic training) and to favor the individualized contexts of schools, taking advantage of the existing structure, bringing the family closer and creating better conditions of service. to the individual needs of the students themselves. Therefore, schools in Paraíba, in general, should consider a strong investment in singing the development of methodologies, didactic material and teacher training, to dedicate to their students a service more suited to their interests.Keywords: School Performance, Teaching, Learning. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/337810.14295/idonline.v16i59.3378ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 59 (2022); 107-1321981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3378/5316Copyright (c) 2022 Mário Jorge de Araújo Gonzaga, Wanderneide Ribeiro Sarmento, Andressa Nunes Pereira de França, Luis Soares da Costa Neto, Emídia Inácio Timóteo, Raimundo Edilberto Moreira Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzaga, Mário Jorge de AraújoSarmento, Wanderneide RibeiroFrança, Andressa Nunes Pereira deCosta Neto, Luis Soares daTimóteo, Emídia InácioLopes, Raimundo Edilberto Moreira2022-03-01T13:38:50Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3378Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-03-01T13:38:50ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School |
title |
Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School |
spellingShingle |
Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School Gonzaga, Mário Jorge de Araújo Rendimento escolar Didática Aprendizagem |
title_short |
Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School |
title_full |
Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School |
title_fullStr |
Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School |
title_full_unstemmed |
Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School |
title_sort |
Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School |
author |
Gonzaga, Mário Jorge de Araújo |
author_facet |
Gonzaga, Mário Jorge de Araújo Sarmento, Wanderneide Ribeiro França, Andressa Nunes Pereira de Costa Neto, Luis Soares da Timóteo, Emídia Inácio Lopes, Raimundo Edilberto Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Wanderneide Ribeiro França, Andressa Nunes Pereira de Costa Neto, Luis Soares da Timóteo, Emídia Inácio Lopes, Raimundo Edilberto Moreira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzaga, Mário Jorge de Araújo Sarmento, Wanderneide Ribeiro França, Andressa Nunes Pereira de Costa Neto, Luis Soares da Timóteo, Emídia Inácio Lopes, Raimundo Edilberto Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rendimento escolar Didática Aprendizagem |
topic |
Rendimento escolar Didática Aprendizagem |
description |
Resumo: O baixo rendimento escolar é uma preocupação constante dos educadores e gestores escolares, e da sociedade de uma maneira geral, pois é uma das manifestações mais evidentes das dificuldades de aprendizagem. Este estudo tentou traçar um paralelo entre a didática do professor e o rendimento escolar do aluno, observando até que ponto o primeiro tem influência no segundo, de maneira que possamos melhorar, cada vez mais, o desafiante quadro educacional atual. Os resultados nos levaram a crer que há dois contextos a serem encarados com firmeza. Há que se enfrentar a situação com políticas públicas mais adequadas a educação (com jornadas, salários e capacitação didática constante) e, favorecer também os contextos individualizados das escolas, tirando-se proveito da estrutura existente, aproximando a família e criando melhores condições de atendimento às necessidades individuais dos próprios alunos. Portanto, as escolas paraibanas, de uma maneira geral, devem considerar um investimento forte no cante ao desenvolvimento de metodologias, material didático e formação dos professores, de forma a dedicar aos seus alunos um atendimento mais adequado aos seus interesses.Palavras-chave: Rendimento escolar, Didática, Aprendizagem. Abstract: Low school performance is a constant concern of educators and school managers, and of society in general, as it is one of the most evident manifestations of learning difficulties. This study tried to draw a parallel between the teacher's didactics and the student's academic performance, observing to what extent the first influences the second, so that we can improve, more and more, the current challenging educational framework. The results led us to believe that there are two contexts to be faced firmly. It is necessary to face the situation with public policies that are more adequate to education (with working hours, salaries, and constant didactic training) and to favor the individualized contexts of schools, taking advantage of the existing structure, bringing the family closer and creating better conditions of service. to the individual needs of the students themselves. Therefore, schools in Paraíba, in general, should consider a strong investment in singing the development of methodologies, didactic material and teacher training, to dedicate to their students a service more suited to their interests.Keywords: School Performance, Teaching, Learning. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3378 10.14295/idonline.v16i59.3378 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3378 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i59.3378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3378/5316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 59 (2022); 107-132 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945224364032 |