As faces da melancolia: pulsão de morte, supereu e ato em Florbela Espanca.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Débora dos Santos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa, Raul Max Lucas da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/190
Resumo: O artigo pretende analisar os mecanismos envolvidos no processo melancólico de Florbela Espanca, poetisa portuguesa do início do século XX, tentando responder se a escrita literária e confessional conseguiu conter, à maneira de sublimação, uma dor profunda de viver que caracterizava a tristeza manifesta em sua vida. Para esta finalidade utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica sobre a melancolia, a partir da perspectiva freudiana que trabalha com as categorias: pulsão de morte, conflitos entre Eu e Supereu e culpa; e, lacaniana, que enfatiza ideias sobre gozo, identificação com o objeto a enquanto dejeto, e ato suicida como tentativa de fazer barra aos imperativos do Supereu. Examinou-se também teóricos da literatura acerca da obra da poetisa, além de seus relatos íntimos contidos em sua correspondência, e alguns de seus poemas. Estes retratavam o quanto sua escrita era cheia da melancólica sensação de angústia, de tristeza e de morte. Nesse sentido, faz-se uma interseção entre psicanálise e literatura buscando ampliar os debates sobre a patológica melancolia e uma de suas consequências: o suicídio.
id IPES_0addd01404a312ccbb45363c8af96f2c
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/190
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling As faces da melancolia: pulsão de morte, supereu e ato em Florbela Espanca.Pulsão de morte; Supereu; Gozo; Florbela; Ato suicida.O artigo pretende analisar os mecanismos envolvidos no processo melancólico de Florbela Espanca, poetisa portuguesa do início do século XX, tentando responder se a escrita literária e confessional conseguiu conter, à maneira de sublimação, uma dor profunda de viver que caracterizava a tristeza manifesta em sua vida. Para esta finalidade utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica sobre a melancolia, a partir da perspectiva freudiana que trabalha com as categorias: pulsão de morte, conflitos entre Eu e Supereu e culpa; e, lacaniana, que enfatiza ideias sobre gozo, identificação com o objeto a enquanto dejeto, e ato suicida como tentativa de fazer barra aos imperativos do Supereu. Examinou-se também teóricos da literatura acerca da obra da poetisa, além de seus relatos íntimos contidos em sua correspondência, e alguns de seus poemas. Estes retratavam o quanto sua escrita era cheia da melancólica sensação de angústia, de tristeza e de morte. Nesse sentido, faz-se uma interseção entre psicanálise e literatura buscando ampliar os debates sobre a patológica melancolia e uma de suas consequências: o suicídio.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Débora dos SantosCosta, Raul Max Lucas da2012-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/19010.14295/idonline.v6i17.190ID on line. Revista de psicologia; v. 6, n. 17 (2012); 5-241981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/190/190Direitos autorais 2021 Débora dos Santos Silva, Raul Max Lucas da Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:49Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv As faces da melancolia: pulsão de morte, supereu e ato em Florbela Espanca.
title As faces da melancolia: pulsão de morte, supereu e ato em Florbela Espanca.
spellingShingle As faces da melancolia: pulsão de morte, supereu e ato em Florbela Espanca.
Silva, Débora dos Santos
Pulsão de morte; Supereu; Gozo; Florbela; Ato suicida.
title_short As faces da melancolia: pulsão de morte, supereu e ato em Florbela Espanca.
title_full As faces da melancolia: pulsão de morte, supereu e ato em Florbela Espanca.
title_fullStr As faces da melancolia: pulsão de morte, supereu e ato em Florbela Espanca.
title_full_unstemmed As faces da melancolia: pulsão de morte, supereu e ato em Florbela Espanca.
title_sort As faces da melancolia: pulsão de morte, supereu e ato em Florbela Espanca.
author Silva, Débora dos Santos
author_facet Silva, Débora dos Santos
Costa, Raul Max Lucas da
author_role author
author2 Costa, Raul Max Lucas da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Débora dos Santos
Costa, Raul Max Lucas da
dc.subject.por.fl_str_mv Pulsão de morte; Supereu; Gozo; Florbela; Ato suicida.
topic Pulsão de morte; Supereu; Gozo; Florbela; Ato suicida.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo pretende analisar os mecanismos envolvidos no processo melancólico de Florbela Espanca, poetisa portuguesa do início do século XX, tentando responder se a escrita literária e confessional conseguiu conter, à maneira de sublimação, uma dor profunda de viver que caracterizava a tristeza manifesta em sua vida. Para esta finalidade utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica sobre a melancolia, a partir da perspectiva freudiana que trabalha com as categorias: pulsão de morte, conflitos entre Eu e Supereu e culpa; e, lacaniana, que enfatiza ideias sobre gozo, identificação com o objeto a enquanto dejeto, e ato suicida como tentativa de fazer barra aos imperativos do Supereu. Examinou-se também teóricos da literatura acerca da obra da poetisa, além de seus relatos íntimos contidos em sua correspondência, e alguns de seus poemas. Estes retratavam o quanto sua escrita era cheia da melancólica sensação de angústia, de tristeza e de morte. Nesse sentido, faz-se uma interseção entre psicanálise e literatura buscando ampliar os debates sobre a patológica melancolia e uma de suas consequências: o suicídio.
description O artigo pretende analisar os mecanismos envolvidos no processo melancólico de Florbela Espanca, poetisa portuguesa do início do século XX, tentando responder se a escrita literária e confessional conseguiu conter, à maneira de sublimação, uma dor profunda de viver que caracterizava a tristeza manifesta em sua vida. Para esta finalidade utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica sobre a melancolia, a partir da perspectiva freudiana que trabalha com as categorias: pulsão de morte, conflitos entre Eu e Supereu e culpa; e, lacaniana, que enfatiza ideias sobre gozo, identificação com o objeto a enquanto dejeto, e ato suicida como tentativa de fazer barra aos imperativos do Supereu. Examinou-se também teóricos da literatura acerca da obra da poetisa, além de seus relatos íntimos contidos em sua correspondência, e alguns de seus poemas. Estes retratavam o quanto sua escrita era cheia da melancólica sensação de angústia, de tristeza e de morte. Nesse sentido, faz-se uma interseção entre psicanálise e literatura buscando ampliar os debates sobre a patológica melancolia e uma de suas consequências: o suicídio.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/190
10.14295/idonline.v6i17.190
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/190
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v6i17.190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/190/190
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Débora dos Santos Silva, Raul Max Lucas da Costa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Débora dos Santos Silva, Raul Max Lucas da Costa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 6, n. 17 (2012); 5-24
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037429549498368