As faces da melancolia: pulsão de morte, supereu e ato em Florbela Espanca.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/190 |
Resumo: | O artigo pretende analisar os mecanismos envolvidos no processo melancólico de Florbela Espanca, poetisa portuguesa do início do século XX, tentando responder se a escrita literária e confessional conseguiu conter, à maneira de sublimação, uma dor profunda de viver que caracterizava a tristeza manifesta em sua vida. Para esta finalidade utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica sobre a melancolia, a partir da perspectiva freudiana que trabalha com as categorias: pulsão de morte, conflitos entre Eu e Supereu e culpa; e, lacaniana, que enfatiza ideias sobre gozo, identificação com o objeto a enquanto dejeto, e ato suicida como tentativa de fazer barra aos imperativos do Supereu. Examinou-se também teóricos da literatura acerca da obra da poetisa, além de seus relatos íntimos contidos em sua correspondência, e alguns de seus poemas. Estes retratavam o quanto sua escrita era cheia da melancólica sensação de angústia, de tristeza e de morte. Nesse sentido, faz-se uma interseção entre psicanálise e literatura buscando ampliar os debates sobre a patológica melancolia e uma de suas consequências: o suicídio. |
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As faces da melancolia: pulsão de morte, supereu e ato em Florbela Espanca.Pulsão de morte; Supereu; Gozo; Florbela; Ato suicida.O artigo pretende analisar os mecanismos envolvidos no processo melancólico de Florbela Espanca, poetisa portuguesa do início do século XX, tentando responder se a escrita literária e confessional conseguiu conter, à maneira de sublimação, uma dor profunda de viver que caracterizava a tristeza manifesta em sua vida. Para esta finalidade utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica sobre a melancolia, a partir da perspectiva freudiana que trabalha com as categorias: pulsão de morte, conflitos entre Eu e Supereu e culpa; e, lacaniana, que enfatiza ideias sobre gozo, identificação com o objeto a enquanto dejeto, e ato suicida como tentativa de fazer barra aos imperativos do Supereu. Examinou-se também teóricos da literatura acerca da obra da poetisa, além de seus relatos íntimos contidos em sua correspondência, e alguns de seus poemas. Estes retratavam o quanto sua escrita era cheia da melancólica sensação de angústia, de tristeza e de morte. Nesse sentido, faz-se uma interseção entre psicanálise e literatura buscando ampliar os debates sobre a patológica melancolia e uma de suas consequências: o suicídio.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Débora dos SantosCosta, Raul Max Lucas da2012-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/19010.14295/idonline.v6i17.190ID on line. Revista de psicologia; v. 6, n. 17 (2012); 5-241981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/190/190Direitos autorais 2021 Débora dos Santos Silva, Raul Max Lucas da Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:49Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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