Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Filho, Antoniel dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Lielton Maia, Duarte, Sandra Mary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/674
Resumo: A partir de uma revisão das obras: O Contrato Social (2014) e O Emílio, ou; Da Educação, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau; bem como de textos de pesquisadores comentadores do referido teórico, objetivamos nesse estudo apresentar e discutir o pensamento de Jean-Jacques Rousseau em relação a (01) Sociedade e (02) Educação, buscando compreender as continuidades e rupturas das ideias apresentadas na contemporaneidade. A obra de Rousseau no curso sócio-histórico teve, e ainda tem grande influência sobre as formas de observar e refletir a sociedade e a educação em âmbito inter-nacionais. De sua obra são suscitadas reflexões sobre a criança, o cidadão, a organização e relação social, entre outros temas que dialogam com a contemporaneidade, mesmo, sendo seus escritos datados do século XVIII. A atemporalidade das ideias de Jean-Jacques Rousseau são fundamentais para pesquisadores/as da educação e de outros campos do saber, sendo assim pertinente a discussão proposta neste estudo, proporcionando um diálogo inter e transdisciplinar sobre os temas apresentados.
id IPES_0f9f63cac29ba2002f91d69afeba6eea
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/674
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e EducaçãoJean-Jacques Rousseau; Educação; Sociedade.A partir de uma revisão das obras: O Contrato Social (2014) e O Emílio, ou; Da Educação, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau; bem como de textos de pesquisadores comentadores do referido teórico, objetivamos nesse estudo apresentar e discutir o pensamento de Jean-Jacques Rousseau em relação a (01) Sociedade e (02) Educação, buscando compreender as continuidades e rupturas das ideias apresentadas na contemporaneidade. A obra de Rousseau no curso sócio-histórico teve, e ainda tem grande influência sobre as formas de observar e refletir a sociedade e a educação em âmbito inter-nacionais. De sua obra são suscitadas reflexões sobre a criança, o cidadão, a organização e relação social, entre outros temas que dialogam com a contemporaneidade, mesmo, sendo seus escritos datados do século XVIII. A atemporalidade das ideias de Jean-Jacques Rousseau são fundamentais para pesquisadores/as da educação e de outros campos do saber, sendo assim pertinente a discussão proposta neste estudo, proporcionando um diálogo inter e transdisciplinar sobre os temas apresentados.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGomes Filho, Antoniel dos SantosSilva, Lielton MaiaDuarte, Sandra Mary2017-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/67410.14295/idonline.v11i35.674ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 35 (2017); 254-2661981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/674/1022Direitos autorais 2021 Antoniel dos Santos Gomes Filho, Lielton Maia Silva, Sandra Mary Duartehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-09T00:55:25Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação
title Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação
spellingShingle Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação
Gomes Filho, Antoniel dos Santos
Jean-Jacques Rousseau; Educação; Sociedade.
title_short Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação
title_full Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação
title_fullStr Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação
title_full_unstemmed Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação
title_sort Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação
author Gomes Filho, Antoniel dos Santos
author_facet Gomes Filho, Antoniel dos Santos
Silva, Lielton Maia
Duarte, Sandra Mary
author_role author
author2 Silva, Lielton Maia
Duarte, Sandra Mary
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Filho, Antoniel dos Santos
Silva, Lielton Maia
Duarte, Sandra Mary
dc.subject.por.fl_str_mv Jean-Jacques Rousseau; Educação; Sociedade.
topic Jean-Jacques Rousseau; Educação; Sociedade.
dc.description.none.fl_txt_mv A partir de uma revisão das obras: O Contrato Social (2014) e O Emílio, ou; Da Educação, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau; bem como de textos de pesquisadores comentadores do referido teórico, objetivamos nesse estudo apresentar e discutir o pensamento de Jean-Jacques Rousseau em relação a (01) Sociedade e (02) Educação, buscando compreender as continuidades e rupturas das ideias apresentadas na contemporaneidade. A obra de Rousseau no curso sócio-histórico teve, e ainda tem grande influência sobre as formas de observar e refletir a sociedade e a educação em âmbito inter-nacionais. De sua obra são suscitadas reflexões sobre a criança, o cidadão, a organização e relação social, entre outros temas que dialogam com a contemporaneidade, mesmo, sendo seus escritos datados do século XVIII. A atemporalidade das ideias de Jean-Jacques Rousseau são fundamentais para pesquisadores/as da educação e de outros campos do saber, sendo assim pertinente a discussão proposta neste estudo, proporcionando um diálogo inter e transdisciplinar sobre os temas apresentados.
description A partir de uma revisão das obras: O Contrato Social (2014) e O Emílio, ou; Da Educação, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau; bem como de textos de pesquisadores comentadores do referido teórico, objetivamos nesse estudo apresentar e discutir o pensamento de Jean-Jacques Rousseau em relação a (01) Sociedade e (02) Educação, buscando compreender as continuidades e rupturas das ideias apresentadas na contemporaneidade. A obra de Rousseau no curso sócio-histórico teve, e ainda tem grande influência sobre as formas de observar e refletir a sociedade e a educação em âmbito inter-nacionais. De sua obra são suscitadas reflexões sobre a criança, o cidadão, a organização e relação social, entre outros temas que dialogam com a contemporaneidade, mesmo, sendo seus escritos datados do século XVIII. A atemporalidade das ideias de Jean-Jacques Rousseau são fundamentais para pesquisadores/as da educação e de outros campos do saber, sendo assim pertinente a discussão proposta neste estudo, proporcionando um diálogo inter e transdisciplinar sobre os temas apresentados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/674
10.14295/idonline.v11i35.674
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/674
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i35.674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/674/1022
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Antoniel dos Santos Gomes Filho, Lielton Maia Silva, Sandra Mary Duarte
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Antoniel dos Santos Gomes Filho, Lielton Maia Silva, Sandra Mary Duarte
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 35 (2017); 254-266
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037429544255488