Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/674 |
Resumo: | A partir de uma revisão das obras: O Contrato Social (2014) e O Emílio, ou; Da Educação, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau; bem como de textos de pesquisadores comentadores do referido teórico, objetivamos nesse estudo apresentar e discutir o pensamento de Jean-Jacques Rousseau em relação a (01) Sociedade e (02) Educação, buscando compreender as continuidades e rupturas das ideias apresentadas na contemporaneidade. A obra de Rousseau no curso sócio-histórico teve, e ainda tem grande influência sobre as formas de observar e refletir a sociedade e a educação em âmbito inter-nacionais. De sua obra são suscitadas reflexões sobre a criança, o cidadão, a organização e relação social, entre outros temas que dialogam com a contemporaneidade, mesmo, sendo seus escritos datados do século XVIII. A atemporalidade das ideias de Jean-Jacques Rousseau são fundamentais para pesquisadores/as da educação e de outros campos do saber, sendo assim pertinente a discussão proposta neste estudo, proporcionando um diálogo inter e transdisciplinar sobre os temas apresentados. |
id |
IPES_0f9f63cac29ba2002f91d69afeba6eea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/674 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e EducaçãoJean-Jacques Rousseau; Educação; Sociedade.A partir de uma revisão das obras: O Contrato Social (2014) e O Emílio, ou; Da Educação, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau; bem como de textos de pesquisadores comentadores do referido teórico, objetivamos nesse estudo apresentar e discutir o pensamento de Jean-Jacques Rousseau em relação a (01) Sociedade e (02) Educação, buscando compreender as continuidades e rupturas das ideias apresentadas na contemporaneidade. A obra de Rousseau no curso sócio-histórico teve, e ainda tem grande influência sobre as formas de observar e refletir a sociedade e a educação em âmbito inter-nacionais. De sua obra são suscitadas reflexões sobre a criança, o cidadão, a organização e relação social, entre outros temas que dialogam com a contemporaneidade, mesmo, sendo seus escritos datados do século XVIII. A atemporalidade das ideias de Jean-Jacques Rousseau são fundamentais para pesquisadores/as da educação e de outros campos do saber, sendo assim pertinente a discussão proposta neste estudo, proporcionando um diálogo inter e transdisciplinar sobre os temas apresentados.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGomes Filho, Antoniel dos SantosSilva, Lielton MaiaDuarte, Sandra Mary2017-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/67410.14295/idonline.v11i35.674ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 35 (2017); 254-2661981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/674/1022Direitos autorais 2021 Antoniel dos Santos Gomes Filho, Lielton Maia Silva, Sandra Mary Duartehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-09T00:55:25Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação |
title |
Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação |
spellingShingle |
Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação Gomes Filho, Antoniel dos Santos Jean-Jacques Rousseau; Educação; Sociedade. |
title_short |
Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação |
title_full |
Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação |
title_fullStr |
Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação |
title_full_unstemmed |
Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação |
title_sort |
Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação |
author |
Gomes Filho, Antoniel dos Santos |
author_facet |
Gomes Filho, Antoniel dos Santos Silva, Lielton Maia Duarte, Sandra Mary |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lielton Maia Duarte, Sandra Mary |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Filho, Antoniel dos Santos Silva, Lielton Maia Duarte, Sandra Mary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jean-Jacques Rousseau; Educação; Sociedade. |
topic |
Jean-Jacques Rousseau; Educação; Sociedade. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A partir de uma revisão das obras: O Contrato Social (2014) e O Emílio, ou; Da Educação, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau; bem como de textos de pesquisadores comentadores do referido teórico, objetivamos nesse estudo apresentar e discutir o pensamento de Jean-Jacques Rousseau em relação a (01) Sociedade e (02) Educação, buscando compreender as continuidades e rupturas das ideias apresentadas na contemporaneidade. A obra de Rousseau no curso sócio-histórico teve, e ainda tem grande influência sobre as formas de observar e refletir a sociedade e a educação em âmbito inter-nacionais. De sua obra são suscitadas reflexões sobre a criança, o cidadão, a organização e relação social, entre outros temas que dialogam com a contemporaneidade, mesmo, sendo seus escritos datados do século XVIII. A atemporalidade das ideias de Jean-Jacques Rousseau são fundamentais para pesquisadores/as da educação e de outros campos do saber, sendo assim pertinente a discussão proposta neste estudo, proporcionando um diálogo inter e transdisciplinar sobre os temas apresentados. |
description |
A partir de uma revisão das obras: O Contrato Social (2014) e O Emílio, ou; Da Educação, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau; bem como de textos de pesquisadores comentadores do referido teórico, objetivamos nesse estudo apresentar e discutir o pensamento de Jean-Jacques Rousseau em relação a (01) Sociedade e (02) Educação, buscando compreender as continuidades e rupturas das ideias apresentadas na contemporaneidade. A obra de Rousseau no curso sócio-histórico teve, e ainda tem grande influência sobre as formas de observar e refletir a sociedade e a educação em âmbito inter-nacionais. De sua obra são suscitadas reflexões sobre a criança, o cidadão, a organização e relação social, entre outros temas que dialogam com a contemporaneidade, mesmo, sendo seus escritos datados do século XVIII. A atemporalidade das ideias de Jean-Jacques Rousseau são fundamentais para pesquisadores/as da educação e de outros campos do saber, sendo assim pertinente a discussão proposta neste estudo, proporcionando um diálogo inter e transdisciplinar sobre os temas apresentados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/674 10.14295/idonline.v11i35.674 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/674 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v11i35.674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/674/1022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Antoniel dos Santos Gomes Filho, Lielton Maia Silva, Sandra Mary Duarte https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Antoniel dos Santos Gomes Filho, Lielton Maia Silva, Sandra Mary Duarte https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 35 (2017); 254-266 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037429544255488 |