O caminho da liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102020-111936/ |
Resumo: | O objetivo desta tese é demonstrar a investigação sobre as concepções filosófico-educacionais do filósofo Jean-Jacques Rousseau, apresentadas no Emílio ou Da Educação, tratado filosófico e educacional escrito no século XVIII. O ponto de partida encontra-se no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755). É nesse texto que o filósofo apresenta a liberdade qualidade essencialmente humana que, em conjunto com a perfectibilidade, diferencia o homem dos outros animais e possibilita que este se torne autor e protagonista de sua vida. Busca-se, nas análises, explicitar como a educação, proposta pelo filósofo, no Emílio, tem, nesse princípio fundamental da liberdade sua justificativa e seu desenvolvimento. Em outras palavras, pretende-se o entendimento das concepções filosófico-educacionais de Rousseau, apresentadas no Emílio, tendo em mente que a liberdade é a qualidade que o filósofo elege como fio condutor para pensar o desenvolvimento humano e, portanto, elaborar sua proposta educacional. |
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O caminho da liberdade no Emílio de Jean-Jacques RousseauThe path of freedom in Jean-Jacques Rousseau\'s EmileEducaçãoEducationFilosofiaFormaçãoFormationFreedomHomemHumanJean-Jacques RousseauJean-Jacques RousseauLiberdadePhilosophyO objetivo desta tese é demonstrar a investigação sobre as concepções filosófico-educacionais do filósofo Jean-Jacques Rousseau, apresentadas no Emílio ou Da Educação, tratado filosófico e educacional escrito no século XVIII. O ponto de partida encontra-se no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755). É nesse texto que o filósofo apresenta a liberdade qualidade essencialmente humana que, em conjunto com a perfectibilidade, diferencia o homem dos outros animais e possibilita que este se torne autor e protagonista de sua vida. Busca-se, nas análises, explicitar como a educação, proposta pelo filósofo, no Emílio, tem, nesse princípio fundamental da liberdade sua justificativa e seu desenvolvimento. Em outras palavras, pretende-se o entendimento das concepções filosófico-educacionais de Rousseau, apresentadas no Emílio, tendo em mente que a liberdade é a qualidade que o filósofo elege como fio condutor para pensar o desenvolvimento humano e, portanto, elaborar sua proposta educacional.The main objective of this thesis is to present an investigation regarding the philosopher Jean- Jacques Rousseau\'s philosophical-educational concepts, contained in Emile or On Education, a philosophical and educational treatise wrote in the 18th century. The starting point is the Discourse on the Origin and Basis of Inequality Among Men (1755). It is in that text that the philosopher presents freedom, a fundamentally human capacity that, combined with perfectibility, is what sets humans apart from other animals, enabling us to become the authors and protagonists of our lives. These analysis aim to clarify how the education proposed by the philosopher, in Emile, has in that particular fundamental assumption of freedom its justification and development. In other words, our intention is to understand Rousseau\'s philosophical-educational concepts, contained in Emile, bearing in mind that freedom is the capacity that the philosopher himself chooses as the guiding principle to think about human development and, therefore, to establish his educational proposal.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFrancisco, Maria de Fatima SimoesLombardi, Marina Salles Leite2020-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102020-111936/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-05T06:22:02Zoai:teses.usp.br:tde-27102020-111936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-05T06:22:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O objetivo desta tese é demonstrar a investigação sobre as concepções filosófico-educacionais do filósofo Jean-Jacques Rousseau, apresentadas no Emílio ou Da Educação, tratado filosófico e educacional escrito no século XVIII. O ponto de partida encontra-se no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755). É nesse texto que o filósofo apresenta a liberdade qualidade essencialmente humana que, em conjunto com a perfectibilidade, diferencia o homem dos outros animais e possibilita que este se torne autor e protagonista de sua vida. Busca-se, nas análises, explicitar como a educação, proposta pelo filósofo, no Emílio, tem, nesse princípio fundamental da liberdade sua justificativa e seu desenvolvimento. Em outras palavras, pretende-se o entendimento das concepções filosófico-educacionais de Rousseau, apresentadas no Emílio, tendo em mente que a liberdade é a qualidade que o filósofo elege como fio condutor para pensar o desenvolvimento humano e, portanto, elaborar sua proposta educacional. |
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