O caminho da liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lombardi, Marina Salles Leite
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102020-111936/
Resumo: O objetivo desta tese é demonstrar a investigação sobre as concepções filosófico-educacionais do filósofo Jean-Jacques Rousseau, apresentadas no Emílio ou Da Educação, tratado filosófico e educacional escrito no século XVIII. O ponto de partida encontra-se no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755). É nesse texto que o filósofo apresenta a liberdade qualidade essencialmente humana que, em conjunto com a perfectibilidade, diferencia o homem dos outros animais e possibilita que este se torne autor e protagonista de sua vida. Busca-se, nas análises, explicitar como a educação, proposta pelo filósofo, no Emílio, tem, nesse princípio fundamental da liberdade sua justificativa e seu desenvolvimento. Em outras palavras, pretende-se o entendimento das concepções filosófico-educacionais de Rousseau, apresentadas no Emílio, tendo em mente que a liberdade é a qualidade que o filósofo elege como fio condutor para pensar o desenvolvimento humano e, portanto, elaborar sua proposta educacional.
id USP_08c265c3a9744046001a34d3be9978ca
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27102020-111936
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O caminho da liberdade no Emílio de Jean-Jacques RousseauThe path of freedom in Jean-Jacques Rousseau\'s EmileEducaçãoEducationFilosofiaFormaçãoFormationFreedomHomemHumanJean-Jacques RousseauJean-Jacques RousseauLiberdadePhilosophyO objetivo desta tese é demonstrar a investigação sobre as concepções filosófico-educacionais do filósofo Jean-Jacques Rousseau, apresentadas no Emílio ou Da Educação, tratado filosófico e educacional escrito no século XVIII. O ponto de partida encontra-se no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755). É nesse texto que o filósofo apresenta a liberdade qualidade essencialmente humana que, em conjunto com a perfectibilidade, diferencia o homem dos outros animais e possibilita que este se torne autor e protagonista de sua vida. Busca-se, nas análises, explicitar como a educação, proposta pelo filósofo, no Emílio, tem, nesse princípio fundamental da liberdade sua justificativa e seu desenvolvimento. Em outras palavras, pretende-se o entendimento das concepções filosófico-educacionais de Rousseau, apresentadas no Emílio, tendo em mente que a liberdade é a qualidade que o filósofo elege como fio condutor para pensar o desenvolvimento humano e, portanto, elaborar sua proposta educacional.The main objective of this thesis is to present an investigation regarding the philosopher Jean- Jacques Rousseau\'s philosophical-educational concepts, contained in Emile or On Education, a philosophical and educational treatise wrote in the 18th century. The starting point is the Discourse on the Origin and Basis of Inequality Among Men (1755). It is in that text that the philosopher presents freedom, a fundamentally human capacity that, combined with perfectibility, is what sets humans apart from other animals, enabling us to become the authors and protagonists of our lives. These analysis aim to clarify how the education proposed by the philosopher, in Emile, has in that particular fundamental assumption of freedom its justification and development. In other words, our intention is to understand Rousseau\'s philosophical-educational concepts, contained in Emile, bearing in mind that freedom is the capacity that the philosopher himself chooses as the guiding principle to think about human development and, therefore, to establish his educational proposal.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFrancisco, Maria de Fatima SimoesLombardi, Marina Salles Leite2020-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102020-111936/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-05T06:22:02Zoai:teses.usp.br:tde-27102020-111936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-05T06:22:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O caminho da liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau
The path of freedom in Jean-Jacques Rousseau\'s Emile
title O caminho da liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau
spellingShingle O caminho da liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau
Lombardi, Marina Salles Leite
Educação
Education
Filosofia
Formação
Formation
Freedom
Homem
Human
Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau
Liberdade
Philosophy
title_short O caminho da liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau
title_full O caminho da liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau
title_fullStr O caminho da liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau
title_full_unstemmed O caminho da liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau
title_sort O caminho da liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau
author Lombardi, Marina Salles Leite
author_facet Lombardi, Marina Salles Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francisco, Maria de Fatima Simoes
dc.contributor.author.fl_str_mv Lombardi, Marina Salles Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Filosofia
Formação
Formation
Freedom
Homem
Human
Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau
Liberdade
Philosophy
topic Educação
Education
Filosofia
Formação
Formation
Freedom
Homem
Human
Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau
Liberdade
Philosophy
description O objetivo desta tese é demonstrar a investigação sobre as concepções filosófico-educacionais do filósofo Jean-Jacques Rousseau, apresentadas no Emílio ou Da Educação, tratado filosófico e educacional escrito no século XVIII. O ponto de partida encontra-se no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755). É nesse texto que o filósofo apresenta a liberdade qualidade essencialmente humana que, em conjunto com a perfectibilidade, diferencia o homem dos outros animais e possibilita que este se torne autor e protagonista de sua vida. Busca-se, nas análises, explicitar como a educação, proposta pelo filósofo, no Emílio, tem, nesse princípio fundamental da liberdade sua justificativa e seu desenvolvimento. Em outras palavras, pretende-se o entendimento das concepções filosófico-educacionais de Rousseau, apresentadas no Emílio, tendo em mente que a liberdade é a qualidade que o filósofo elege como fio condutor para pensar o desenvolvimento humano e, portanto, elaborar sua proposta educacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102020-111936/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102020-111936/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091135229919232