Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2318 |
Resumo: | O consumidor exercita a frugalidade na medida que é cuidadoso com o seu dinheiro. Compreender o perfil destes consumidores é de suma importância para os varejistas, pois o comportamento daquele que compra de maneira frugal pode ser influenciado também por motivações externas, ou seja, pode oscilar de acordo com a economia, por exemplo, e pode se manifestar como parte relevante do público alvo do varejo. O Modelo Conceitual utilizado neste estudo busca explicar o comportamento frugal de compra por meio de um conjunto de características do consumidor. Este artigo buscou acrescentar ao esforço de melhor compreender o consumidor quanto às características que podem incentivar a pratica da frugalidade no consumo. O estudo realizado, então, pôde demonstrar diferenças entre consumidores por meio de características nem sempre abordadas ou tratadas em estudos do comportamento de consumo. A relevância dessas características e os grupos que as possuem evidencia diferenças no comportamento frugal. |
id |
IPES_0ff9c8fedb49db7302df78a93d857b51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2318 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical AnalyzesComportamento do consumidor; marketing; frugalidade.O consumidor exercita a frugalidade na medida que é cuidadoso com o seu dinheiro. Compreender o perfil destes consumidores é de suma importância para os varejistas, pois o comportamento daquele que compra de maneira frugal pode ser influenciado também por motivações externas, ou seja, pode oscilar de acordo com a economia, por exemplo, e pode se manifestar como parte relevante do público alvo do varejo. O Modelo Conceitual utilizado neste estudo busca explicar o comportamento frugal de compra por meio de um conjunto de características do consumidor. Este artigo buscou acrescentar ao esforço de melhor compreender o consumidor quanto às características que podem incentivar a pratica da frugalidade no consumo. O estudo realizado, então, pôde demonstrar diferenças entre consumidores por meio de características nem sempre abordadas ou tratadas em estudos do comportamento de consumo. A relevância dessas características e os grupos que as possuem evidencia diferenças no comportamento frugal.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMarquetto, Matheus FrohlichBulé, Anieli EblingSantos, Letícia Gomes dosBattistella, Luciana FloresLöbler, Mauri Leodir2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/231810.14295/idonline.v14i49.2318ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 195-2111981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2318/3610Direitos autorais 2021 Matheus Frohlich Marquetto, Anieli Ebling Bulé, Letícia Gomes dos Santos, Luciana Flores Battistella, Mauri Leodir Löblerhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:35:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes |
title |
Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes |
spellingShingle |
Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes Marquetto, Matheus Frohlich Comportamento do consumidor; marketing; frugalidade. |
title_short |
Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes |
title_full |
Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes |
title_fullStr |
Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes |
title_full_unstemmed |
Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes |
title_sort |
Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes |
author |
Marquetto, Matheus Frohlich |
author_facet |
Marquetto, Matheus Frohlich Bulé, Anieli Ebling Santos, Letícia Gomes dos Battistella, Luciana Flores Löbler, Mauri Leodir |
author_role |
author |
author2 |
Bulé, Anieli Ebling Santos, Letícia Gomes dos Battistella, Luciana Flores Löbler, Mauri Leodir |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marquetto, Matheus Frohlich Bulé, Anieli Ebling Santos, Letícia Gomes dos Battistella, Luciana Flores Löbler, Mauri Leodir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor; marketing; frugalidade. |
topic |
Comportamento do consumidor; marketing; frugalidade. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O consumidor exercita a frugalidade na medida que é cuidadoso com o seu dinheiro. Compreender o perfil destes consumidores é de suma importância para os varejistas, pois o comportamento daquele que compra de maneira frugal pode ser influenciado também por motivações externas, ou seja, pode oscilar de acordo com a economia, por exemplo, e pode se manifestar como parte relevante do público alvo do varejo. O Modelo Conceitual utilizado neste estudo busca explicar o comportamento frugal de compra por meio de um conjunto de características do consumidor. Este artigo buscou acrescentar ao esforço de melhor compreender o consumidor quanto às características que podem incentivar a pratica da frugalidade no consumo. O estudo realizado, então, pôde demonstrar diferenças entre consumidores por meio de características nem sempre abordadas ou tratadas em estudos do comportamento de consumo. A relevância dessas características e os grupos que as possuem evidencia diferenças no comportamento frugal. |
description |
O consumidor exercita a frugalidade na medida que é cuidadoso com o seu dinheiro. Compreender o perfil destes consumidores é de suma importância para os varejistas, pois o comportamento daquele que compra de maneira frugal pode ser influenciado também por motivações externas, ou seja, pode oscilar de acordo com a economia, por exemplo, e pode se manifestar como parte relevante do público alvo do varejo. O Modelo Conceitual utilizado neste estudo busca explicar o comportamento frugal de compra por meio de um conjunto de características do consumidor. Este artigo buscou acrescentar ao esforço de melhor compreender o consumidor quanto às características que podem incentivar a pratica da frugalidade no consumo. O estudo realizado, então, pôde demonstrar diferenças entre consumidores por meio de características nem sempre abordadas ou tratadas em estudos do comportamento de consumo. A relevância dessas características e os grupos que as possuem evidencia diferenças no comportamento frugal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2318 10.14295/idonline.v14i49.2318 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2318 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i49.2318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2318/3610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Matheus Frohlich Marquetto, Anieli Ebling Bulé, Letícia Gomes dos Santos, Luciana Flores Battistella, Mauri Leodir Löbler https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Matheus Frohlich Marquetto, Anieli Ebling Bulé, Letícia Gomes dos Santos, Luciana Flores Battistella, Mauri Leodir Löbler https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 195-211 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037427987120128 |