Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquetto, Matheus Frohlich
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bulé, Anieli Ebling, Santos, Letícia Gomes dos, Battistella, Luciana Flores, Löbler, Mauri Leodir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2318
Resumo: O consumidor exercita a frugalidade na medida que é cuidadoso com o seu dinheiro. Compreender o perfil destes consumidores é de suma importância para os varejistas, pois o comportamento daquele que compra de maneira frugal pode ser influenciado também por motivações externas, ou seja, pode oscilar de acordo com a economia, por exemplo, e pode se manifestar como parte relevante do público alvo do varejo. O Modelo Conceitual utilizado neste estudo busca explicar o comportamento frugal de compra por meio de um conjunto de características do consumidor. Este artigo buscou acrescentar ao esforço de melhor compreender o consumidor quanto às características que podem incentivar a pratica da frugalidade no consumo. O estudo realizado, então, pôde demonstrar diferenças entre consumidores por meio de características nem sempre abordadas ou tratadas em estudos do comportamento de consumo. A relevância dessas características e os grupos que as possuem evidencia diferenças no comportamento frugal.
id IPES_8cdbbdcac5cf50e5999df398da4b2fa9
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2318
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical AnalyzesComportamento do consumidor; marketing; frugalidade.O consumidor exercita a frugalidade na medida que é cuidadoso com o seu dinheiro. Compreender o perfil destes consumidores é de suma importância para os varejistas, pois o comportamento daquele que compra de maneira frugal pode ser influenciado também por motivações externas, ou seja, pode oscilar de acordo com a economia, por exemplo, e pode se manifestar como parte relevante do público alvo do varejo. O Modelo Conceitual utilizado neste estudo busca explicar o comportamento frugal de compra por meio de um conjunto de características do consumidor. Este artigo buscou acrescentar ao esforço de melhor compreender o consumidor quanto às características que podem incentivar a pratica da frugalidade no consumo. O estudo realizado, então, pôde demonstrar diferenças entre consumidores por meio de características nem sempre abordadas ou tratadas em estudos do comportamento de consumo. A relevância dessas características e os grupos que as possuem evidencia diferenças no comportamento frugal.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMarquetto, Matheus FrohlichBulé, Anieli EblingSantos, Letícia Gomes dosBattistella, Luciana FloresLöbler, Mauri Leodir2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/231810.14295/idonline.v14i49.2318ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 195-2111981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2318/3610Direitos autorais 2021 Matheus Frohlich Marquetto, Anieli Ebling Bulé, Letícia Gomes dos Santos, Luciana Flores Battistella, Mauri Leodir Löblerhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:35:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes
title Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes
spellingShingle Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes
Marquetto, Matheus Frohlich
Comportamento do consumidor; marketing; frugalidade.
title_short Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes
title_full Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes
title_fullStr Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes
title_full_unstemmed Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes
title_sort Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes
author Marquetto, Matheus Frohlich
author_facet Marquetto, Matheus Frohlich
Bulé, Anieli Ebling
Santos, Letícia Gomes dos
Battistella, Luciana Flores
Löbler, Mauri Leodir
author_role author
author2 Bulé, Anieli Ebling
Santos, Letícia Gomes dos
Battistella, Luciana Flores
Löbler, Mauri Leodir
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquetto, Matheus Frohlich
Bulé, Anieli Ebling
Santos, Letícia Gomes dos
Battistella, Luciana Flores
Löbler, Mauri Leodir
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor; marketing; frugalidade.
topic Comportamento do consumidor; marketing; frugalidade.
description O consumidor exercita a frugalidade na medida que é cuidadoso com o seu dinheiro. Compreender o perfil destes consumidores é de suma importância para os varejistas, pois o comportamento daquele que compra de maneira frugal pode ser influenciado também por motivações externas, ou seja, pode oscilar de acordo com a economia, por exemplo, e pode se manifestar como parte relevante do público alvo do varejo. O Modelo Conceitual utilizado neste estudo busca explicar o comportamento frugal de compra por meio de um conjunto de características do consumidor. Este artigo buscou acrescentar ao esforço de melhor compreender o consumidor quanto às características que podem incentivar a pratica da frugalidade no consumo. O estudo realizado, então, pôde demonstrar diferenças entre consumidores por meio de características nem sempre abordadas ou tratadas em estudos do comportamento de consumo. A relevância dessas características e os grupos que as possuem evidencia diferenças no comportamento frugal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2318
10.14295/idonline.v14i49.2318
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2318
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i49.2318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2318/3610
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 195-211
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053953544814592