A Criança e o Ambiente Social: Aspectos Intervenientes no Processo de Desenvolvimento na Primeira Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/530 |
Resumo: | O presente estudo abordou questões sobre o ambiente social da criança na Primeira Infância e respectivas influências para o desenvolvimento. Quando em contato com o ambiente social a criança vivencia experiências únicas e desafiadoras, que exigem resposta de interação e ajustamento ao meio, geralmente manifestada por comportamentos motivados diante de estímulos sensorialmente captados e interpretados na relação da criança no seu ambiente social. O objetivo foi explorar os aspectos sociais as quais a criança é exposta na Primeira Infância. Para tanto, importante se fez estudar as vivências, implicações, intervenientes e respectiva interação com o ambiente social no processo de desenvolvimento da criança. Para o método se utilizou a leitura seletiva e reflexiva durante todo o estudo, este do tipo exploratório, com caráter qualitativo, através de revisão de literatura, a partir do referencial de pesquisas atualizadas e desenvolvidas ao longo dos estudos sobre desenvolvimento humano infantil. As bases de dados foram advindas predominantemente de livros, revistas e periódicos, especialmente do banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia – BVSPSI, delimitando predominantemente SciELO no período circunscrito nos últimos 5 anos para artigos e dissertações, que se fazem relevantes para com a temática estudada, considerando os descritores: Desenvolvimento, Primeira Infância, ambiente social, modelo bioecológico; estes subsidiaram a compreensão sobre as características peculiares na Primeira Infância compreendida de 0 a 3 anos. Através desse estudo foi possível compreender a Primeira Infância como um período fundamental para o desenvolvimento da criança, uma vez que, essa é exposta as exigências do meio desde a relação primeira com a mãe, se estendendo para o núcleo familiar e demais parentes e amigos próximos, que podem promover ou limitar o desenvolvimento saudável da criança. Conclui-se que o ambiente social da criança a desafia, principalmente frente às relações estabelecidas e os estímulos aos quais ela é submetida na Primeira Infância, implicando na capacidade adaptativa e no desenvolvimento de habilidades necessárias para fases subsequentes do seu Ciclo vital. |
id |
IPES_11310095495a645caa9d75b4eea871a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/530 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Criança e o Ambiente Social: Aspectos Intervenientes no Processo de Desenvolvimento na Primeira InfânciaAmbiente Social. Desenvolvimento. Contexto. Primeira Infância.O presente estudo abordou questões sobre o ambiente social da criança na Primeira Infância e respectivas influências para o desenvolvimento. Quando em contato com o ambiente social a criança vivencia experiências únicas e desafiadoras, que exigem resposta de interação e ajustamento ao meio, geralmente manifestada por comportamentos motivados diante de estímulos sensorialmente captados e interpretados na relação da criança no seu ambiente social. O objetivo foi explorar os aspectos sociais as quais a criança é exposta na Primeira Infância. Para tanto, importante se fez estudar as vivências, implicações, intervenientes e respectiva interação com o ambiente social no processo de desenvolvimento da criança. Para o método se utilizou a leitura seletiva e reflexiva durante todo o estudo, este do tipo exploratório, com caráter qualitativo, através de revisão de literatura, a partir do referencial de pesquisas atualizadas e desenvolvidas ao longo dos estudos sobre desenvolvimento humano infantil. As bases de dados foram advindas predominantemente de livros, revistas e periódicos, especialmente do banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia – BVSPSI, delimitando predominantemente SciELO no período circunscrito nos últimos 5 anos para artigos e dissertações, que se fazem relevantes para com a temática estudada, considerando os descritores: Desenvolvimento, Primeira Infância, ambiente social, modelo bioecológico; estes subsidiaram a compreensão sobre as características peculiares na Primeira Infância compreendida de 0 a 3 anos. Através desse estudo foi possível compreender a Primeira Infância como um período fundamental para o desenvolvimento da criança, uma vez que, essa é exposta as exigências do meio desde a relação primeira com a mãe, se estendendo para o núcleo familiar e demais parentes e amigos próximos, que podem promover ou limitar o desenvolvimento saudável da criança. Conclui-se que o ambiente social da criança a desafia, principalmente frente às relações estabelecidas e os estímulos aos quais ela é submetida na Primeira Infância, implicando na capacidade adaptativa e no desenvolvimento de habilidades necessárias para fases subsequentes do seu Ciclo vital. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORTeixeira, Alcylanna NunesLôbo, Karla Rossana GomesDuarte, Ana Teresa Camilo2016-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/53010.14295/idonline.v10i31.530ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 2; 114-1341981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/530/702Direitos autorais 2021 Alcylanna Nunes Teixeira, Karla Rossana Gomes Lôbo, Ana Teresa Camilo Duartehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-12T22:31:38Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Criança e o Ambiente Social: Aspectos Intervenientes no Processo de Desenvolvimento na Primeira Infância |
title |
A Criança e o Ambiente Social: Aspectos Intervenientes no Processo de Desenvolvimento na Primeira Infância |
spellingShingle |
A Criança e o Ambiente Social: Aspectos Intervenientes no Processo de Desenvolvimento na Primeira Infância Teixeira, Alcylanna Nunes Ambiente Social. Desenvolvimento. Contexto. Primeira Infância. |
title_short |
A Criança e o Ambiente Social: Aspectos Intervenientes no Processo de Desenvolvimento na Primeira Infância |
title_full |
A Criança e o Ambiente Social: Aspectos Intervenientes no Processo de Desenvolvimento na Primeira Infância |
title_fullStr |
A Criança e o Ambiente Social: Aspectos Intervenientes no Processo de Desenvolvimento na Primeira Infância |
title_full_unstemmed |
A Criança e o Ambiente Social: Aspectos Intervenientes no Processo de Desenvolvimento na Primeira Infância |
title_sort |
A Criança e o Ambiente Social: Aspectos Intervenientes no Processo de Desenvolvimento na Primeira Infância |
author |
Teixeira, Alcylanna Nunes |
author_facet |
Teixeira, Alcylanna Nunes Lôbo, Karla Rossana Gomes Duarte, Ana Teresa Camilo |
author_role |
author |
author2 |
Lôbo, Karla Rossana Gomes Duarte, Ana Teresa Camilo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Alcylanna Nunes Lôbo, Karla Rossana Gomes Duarte, Ana Teresa Camilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente Social. Desenvolvimento. Contexto. Primeira Infância. |
topic |
Ambiente Social. Desenvolvimento. Contexto. Primeira Infância. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo abordou questões sobre o ambiente social da criança na Primeira Infância e respectivas influências para o desenvolvimento. Quando em contato com o ambiente social a criança vivencia experiências únicas e desafiadoras, que exigem resposta de interação e ajustamento ao meio, geralmente manifestada por comportamentos motivados diante de estímulos sensorialmente captados e interpretados na relação da criança no seu ambiente social. O objetivo foi explorar os aspectos sociais as quais a criança é exposta na Primeira Infância. Para tanto, importante se fez estudar as vivências, implicações, intervenientes e respectiva interação com o ambiente social no processo de desenvolvimento da criança. Para o método se utilizou a leitura seletiva e reflexiva durante todo o estudo, este do tipo exploratório, com caráter qualitativo, através de revisão de literatura, a partir do referencial de pesquisas atualizadas e desenvolvidas ao longo dos estudos sobre desenvolvimento humano infantil. As bases de dados foram advindas predominantemente de livros, revistas e periódicos, especialmente do banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia – BVSPSI, delimitando predominantemente SciELO no período circunscrito nos últimos 5 anos para artigos e dissertações, que se fazem relevantes para com a temática estudada, considerando os descritores: Desenvolvimento, Primeira Infância, ambiente social, modelo bioecológico; estes subsidiaram a compreensão sobre as características peculiares na Primeira Infância compreendida de 0 a 3 anos. Através desse estudo foi possível compreender a Primeira Infância como um período fundamental para o desenvolvimento da criança, uma vez que, essa é exposta as exigências do meio desde a relação primeira com a mãe, se estendendo para o núcleo familiar e demais parentes e amigos próximos, que podem promover ou limitar o desenvolvimento saudável da criança. Conclui-se que o ambiente social da criança a desafia, principalmente frente às relações estabelecidas e os estímulos aos quais ela é submetida na Primeira Infância, implicando na capacidade adaptativa e no desenvolvimento de habilidades necessárias para fases subsequentes do seu Ciclo vital. |
description |
O presente estudo abordou questões sobre o ambiente social da criança na Primeira Infância e respectivas influências para o desenvolvimento. Quando em contato com o ambiente social a criança vivencia experiências únicas e desafiadoras, que exigem resposta de interação e ajustamento ao meio, geralmente manifestada por comportamentos motivados diante de estímulos sensorialmente captados e interpretados na relação da criança no seu ambiente social. O objetivo foi explorar os aspectos sociais as quais a criança é exposta na Primeira Infância. Para tanto, importante se fez estudar as vivências, implicações, intervenientes e respectiva interação com o ambiente social no processo de desenvolvimento da criança. Para o método se utilizou a leitura seletiva e reflexiva durante todo o estudo, este do tipo exploratório, com caráter qualitativo, através de revisão de literatura, a partir do referencial de pesquisas atualizadas e desenvolvidas ao longo dos estudos sobre desenvolvimento humano infantil. As bases de dados foram advindas predominantemente de livros, revistas e periódicos, especialmente do banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia – BVSPSI, delimitando predominantemente SciELO no período circunscrito nos últimos 5 anos para artigos e dissertações, que se fazem relevantes para com a temática estudada, considerando os descritores: Desenvolvimento, Primeira Infância, ambiente social, modelo bioecológico; estes subsidiaram a compreensão sobre as características peculiares na Primeira Infância compreendida de 0 a 3 anos. Através desse estudo foi possível compreender a Primeira Infância como um período fundamental para o desenvolvimento da criança, uma vez que, essa é exposta as exigências do meio desde a relação primeira com a mãe, se estendendo para o núcleo familiar e demais parentes e amigos próximos, que podem promover ou limitar o desenvolvimento saudável da criança. Conclui-se que o ambiente social da criança a desafia, principalmente frente às relações estabelecidas e os estímulos aos quais ela é submetida na Primeira Infância, implicando na capacidade adaptativa e no desenvolvimento de habilidades necessárias para fases subsequentes do seu Ciclo vital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/530 10.14295/idonline.v10i31.530 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/530 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i31.530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/530/702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Alcylanna Nunes Teixeira, Karla Rossana Gomes Lôbo, Ana Teresa Camilo Duarte https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Alcylanna Nunes Teixeira, Karla Rossana Gomes Lôbo, Ana Teresa Camilo Duarte https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 2; 114-134 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037419475828736 |