O Estado da Arte Sobre os Caminhos Percorridos na Formação Docente / The State of the Art on the paths taken in teacher training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Letícia Augusto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Macêdo, Maria Erilucia Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2832
Resumo: A docência é uma atividade complexa e que requer desse profissional muito além apenas da transmissão de conteúdo. Com a descentralização do ensino superior à docência se tornou um espaço de atuação cada vez mais viável. Sabe-se que nem todos os atuantes nesse campo se constituíram profissionalmente com a finalidade de lecionar, muitos são professores bacharéis que não tiveram formação pedagógica e prática (SANTOS GIASSON, 2019). No entanto, alguns aspectos têm chamado atenção, como por exemplo, como se dá o processo de formação do docente no ensino superior. Neste sentido, a pesquisa busca responder o seguinte questionamento: como se dá o processo de formação do docente no ensino superior, considerando as competências necessárias, a didática como a metodologia que possibilita o ensino e as experiências pessoais que atravessam o seu fazer profissional. O artigo foi estruturado em seções, que se apresentam de forma a garantir o entendimento do tema proposto. Para isso foi utilizado a pesquisa de estado da arte por trazer em comum o desafio de mapear e de discutir uma certa produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, tentando responder que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas (FERREIRA, 2002). Observando com isso a importância da criação de espaços de discussão das práticas docentes que produziria uma reflexão contínua da atuação e consciência sobre seus processos de formação e assim de suas concepções de docência, dialogando com seus pares e com referenciais.
id IPES_1238b873b144793881699eac62dad489
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2832
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling O Estado da Arte Sobre os Caminhos Percorridos na Formação Docente / The State of the Art on the paths taken in teacher trainingCarreira docente; Ensino superior; Formação docente.A docência é uma atividade complexa e que requer desse profissional muito além apenas da transmissão de conteúdo. Com a descentralização do ensino superior à docência se tornou um espaço de atuação cada vez mais viável. Sabe-se que nem todos os atuantes nesse campo se constituíram profissionalmente com a finalidade de lecionar, muitos são professores bacharéis que não tiveram formação pedagógica e prática (SANTOS GIASSON, 2019). No entanto, alguns aspectos têm chamado atenção, como por exemplo, como se dá o processo de formação do docente no ensino superior. Neste sentido, a pesquisa busca responder o seguinte questionamento: como se dá o processo de formação do docente no ensino superior, considerando as competências necessárias, a didática como a metodologia que possibilita o ensino e as experiências pessoais que atravessam o seu fazer profissional. O artigo foi estruturado em seções, que se apresentam de forma a garantir o entendimento do tema proposto. Para isso foi utilizado a pesquisa de estado da arte por trazer em comum o desafio de mapear e de discutir uma certa produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, tentando responder que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas (FERREIRA, 2002). Observando com isso a importância da criação de espaços de discussão das práticas docentes que produziria uma reflexão contínua da atuação e consciência sobre seus processos de formação e assim de suas concepções de docência, dialogando com seus pares e com referenciais.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOROliveira, Letícia AugustoMacêdo, Maria Erilucia Cruz2021-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/283210.14295/idonline.v15i54.2832ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 54 (2021); 19-331981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2832/4576Direitos autorais 2021 Letícia Augusto Oliveira, Maria Erilucia Cruz Macêdohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-18T13:07:42Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Estado da Arte Sobre os Caminhos Percorridos na Formação Docente / The State of the Art on the paths taken in teacher training
title O Estado da Arte Sobre os Caminhos Percorridos na Formação Docente / The State of the Art on the paths taken in teacher training
spellingShingle O Estado da Arte Sobre os Caminhos Percorridos na Formação Docente / The State of the Art on the paths taken in teacher training
Oliveira, Letícia Augusto
Carreira docente; Ensino superior; Formação docente.
title_short O Estado da Arte Sobre os Caminhos Percorridos na Formação Docente / The State of the Art on the paths taken in teacher training
title_full O Estado da Arte Sobre os Caminhos Percorridos na Formação Docente / The State of the Art on the paths taken in teacher training
title_fullStr O Estado da Arte Sobre os Caminhos Percorridos na Formação Docente / The State of the Art on the paths taken in teacher training
title_full_unstemmed O Estado da Arte Sobre os Caminhos Percorridos na Formação Docente / The State of the Art on the paths taken in teacher training
title_sort O Estado da Arte Sobre os Caminhos Percorridos na Formação Docente / The State of the Art on the paths taken in teacher training
author Oliveira, Letícia Augusto
author_facet Oliveira, Letícia Augusto
Macêdo, Maria Erilucia Cruz
author_role author
author2 Macêdo, Maria Erilucia Cruz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Letícia Augusto
Macêdo, Maria Erilucia Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Carreira docente; Ensino superior; Formação docente.
topic Carreira docente; Ensino superior; Formação docente.
dc.description.none.fl_txt_mv A docência é uma atividade complexa e que requer desse profissional muito além apenas da transmissão de conteúdo. Com a descentralização do ensino superior à docência se tornou um espaço de atuação cada vez mais viável. Sabe-se que nem todos os atuantes nesse campo se constituíram profissionalmente com a finalidade de lecionar, muitos são professores bacharéis que não tiveram formação pedagógica e prática (SANTOS GIASSON, 2019). No entanto, alguns aspectos têm chamado atenção, como por exemplo, como se dá o processo de formação do docente no ensino superior. Neste sentido, a pesquisa busca responder o seguinte questionamento: como se dá o processo de formação do docente no ensino superior, considerando as competências necessárias, a didática como a metodologia que possibilita o ensino e as experiências pessoais que atravessam o seu fazer profissional. O artigo foi estruturado em seções, que se apresentam de forma a garantir o entendimento do tema proposto. Para isso foi utilizado a pesquisa de estado da arte por trazer em comum o desafio de mapear e de discutir uma certa produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, tentando responder que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas (FERREIRA, 2002). Observando com isso a importância da criação de espaços de discussão das práticas docentes que produziria uma reflexão contínua da atuação e consciência sobre seus processos de formação e assim de suas concepções de docência, dialogando com seus pares e com referenciais.
description A docência é uma atividade complexa e que requer desse profissional muito além apenas da transmissão de conteúdo. Com a descentralização do ensino superior à docência se tornou um espaço de atuação cada vez mais viável. Sabe-se que nem todos os atuantes nesse campo se constituíram profissionalmente com a finalidade de lecionar, muitos são professores bacharéis que não tiveram formação pedagógica e prática (SANTOS GIASSON, 2019). No entanto, alguns aspectos têm chamado atenção, como por exemplo, como se dá o processo de formação do docente no ensino superior. Neste sentido, a pesquisa busca responder o seguinte questionamento: como se dá o processo de formação do docente no ensino superior, considerando as competências necessárias, a didática como a metodologia que possibilita o ensino e as experiências pessoais que atravessam o seu fazer profissional. O artigo foi estruturado em seções, que se apresentam de forma a garantir o entendimento do tema proposto. Para isso foi utilizado a pesquisa de estado da arte por trazer em comum o desafio de mapear e de discutir uma certa produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, tentando responder que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas (FERREIRA, 2002). Observando com isso a importância da criação de espaços de discussão das práticas docentes que produziria uma reflexão contínua da atuação e consciência sobre seus processos de formação e assim de suas concepções de docência, dialogando com seus pares e com referenciais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2832
10.14295/idonline.v15i54.2832
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2832
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i54.2832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2832/4576
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Letícia Augusto Oliveira, Maria Erilucia Cruz Macêdo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Letícia Augusto Oliveira, Maria Erilucia Cruz Macêdo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 54 (2021); 19-33
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037434832224256