Teoria Sociointeracionista e a Aquisição da Linguagem: Contribuições para o Desenvolvimento Humano / Socio-Interactional Theory and Language Acquisition: Contributions to Human Development
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2587 |
Resumo: | Dentre as milhares de espécies de seres vivos existentes em nosso planeta Terra a humana é, sem dúvidas, considerada cientificamente e cognitivamente como a mais desenvolvida. Embora não tenhamos sido os primeiros a habitar o planeta, fomos, devido às modificações genéticas, ambientais e culturais, os que mais se adaptaram aos diferentes contextos ao longo da história do planeta. Ao partirmos dessa assertiva, o presente artigo propõe-se a discutir sobre as principais contribuições das teorias sociointeracionistas para o processo de aquisição da linguagem em uma perspectiva sociocultural. Acredita-se que o desenvolvimento humano se dá justamente por meio dessa capacidade de representação simbólica da linguagem para as interações cotidianas. Nosso enfoque foi de base sociointeracionista e elencou o processo de desenvolvimento humano com base na história da evolução de nossas capacidades interacionais, considerando a interface entre aspectos biológicos e sociointeracionais fundamentados em (de) Tomasello (1999, 2000, 2003, 2004), Kendon (1985, 2000) Vygotsky (1978) e Cavalcante (1994, 1999, 2011). |
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Teoria Sociointeracionista e a Aquisição da Linguagem: Contribuições para o Desenvolvimento Humano / Socio-Interactional Theory and Language Acquisition: Contributions to Human DevelopmentInteração, interacionismo, desenvolvimento, linguagemDentre as milhares de espécies de seres vivos existentes em nosso planeta Terra a humana é, sem dúvidas, considerada cientificamente e cognitivamente como a mais desenvolvida. Embora não tenhamos sido os primeiros a habitar o planeta, fomos, devido às modificações genéticas, ambientais e culturais, os que mais se adaptaram aos diferentes contextos ao longo da história do planeta. Ao partirmos dessa assertiva, o presente artigo propõe-se a discutir sobre as principais contribuições das teorias sociointeracionistas para o processo de aquisição da linguagem em uma perspectiva sociocultural. Acredita-se que o desenvolvimento humano se dá justamente por meio dessa capacidade de representação simbólica da linguagem para as interações cotidianas. Nosso enfoque foi de base sociointeracionista e elencou o processo de desenvolvimento humano com base na história da evolução de nossas capacidades interacionais, considerando a interface entre aspectos biológicos e sociointeracionais fundamentados em (de) Tomasello (1999, 2000, 2003, 2004), Kendon (1985, 2000) Vygotsky (1978) e Cavalcante (1994, 1999, 2011). INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Henrique Miguel de LimaSilva, Danielli Cristina de LimaAlmeida, Eliana Pires deUchôa, Sayonara Abrantes de OliveiraCabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/258710.14295/idonline.v14i51.2587ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 327-3421981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2587/4067Direitos autorais 2021 Henrique Miguel de Lima Silva, Danielli Cristina de Lima Silva, Eliana Pires de Almeida, Sayonara Abrantes de Oliveira Uchôa, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-10T22:13:49Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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