Desafios Pedagógicos e Emocionais do Professor Frente à Pandemia da Covid-19 / Pedagogical and Emotional Challenges for theTeacher Facing the Covid-19 Pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Maria Elisete Ribeiro Pinto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3151
Resumo: Resumo: Em face à pandemia da Covid-19, a educação precisou reestruturar suas ações pedagógicas para continuar sua missão social, agora sobre o contexto de mediação online. Na linha de frente dessa reorganização está o professor, que abruptamente precisou se reinventar didaticamente e metodologicamente através da utilização de novas tecnologias como ferramenta de aporte. Esse novo formato educacional tem ocasionado ao professor diversos desafios. Dentre eles: desenvolver versatilidade tecnológica, transição entre o físico e o online; a variabilidade de condições de acesso à internet por parte dos alunos; apoio das famílias para manter a rotina pedagógica do educando, dentre outros. Esses desafios tem levado muitos professores à situação de tecnoestresse, ansiedade, depressão e outros fatores de desregulação emocional. Assim, esse artigo trata sobre os desafios mais recorrentes que o educador enfrenta mediante o período de pandemia e elucida a importância por parte dos profissionais da educação sobre o autoconhecimento e autocuidado para o pleno gerenciamento das suas competências socioemocionais.  
id IPES_126b5e2d49fcbd34f4d89e72842a1216
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3151
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Desafios Pedagógicos e Emocionais do Professor Frente à Pandemia da Covid-19 / Pedagogical and Emotional Challenges for theTeacher Facing the Covid-19 PandemicDesafios pedagógicos; Pandemia Covid-19; Rotina pedagógicaResumo: Em face à pandemia da Covid-19, a educação precisou reestruturar suas ações pedagógicas para continuar sua missão social, agora sobre o contexto de mediação online. Na linha de frente dessa reorganização está o professor, que abruptamente precisou se reinventar didaticamente e metodologicamente através da utilização de novas tecnologias como ferramenta de aporte. Esse novo formato educacional tem ocasionado ao professor diversos desafios. Dentre eles: desenvolver versatilidade tecnológica, transição entre o físico e o online; a variabilidade de condições de acesso à internet por parte dos alunos; apoio das famílias para manter a rotina pedagógica do educando, dentre outros. Esses desafios tem levado muitos professores à situação de tecnoestresse, ansiedade, depressão e outros fatores de desregulação emocional. Assim, esse artigo trata sobre os desafios mais recorrentes que o educador enfrenta mediante o período de pandemia e elucida a importância por parte dos profissionais da educação sobre o autoconhecimento e autocuidado para o pleno gerenciamento das suas competências socioemocionais.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORViana, Maria Elisete Ribeiro PintoMiguel, Joelson Rodrigues2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/315110.14295/idonline.v15i56.3151ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 404-4151981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3151/4995Direitos autorais 2021 Maria Elisete Ribeiro Pinto Viana, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-20T13:55:42Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Desafios Pedagógicos e Emocionais do Professor Frente à Pandemia da Covid-19 / Pedagogical and Emotional Challenges for theTeacher Facing the Covid-19 Pandemic
title Desafios Pedagógicos e Emocionais do Professor Frente à Pandemia da Covid-19 / Pedagogical and Emotional Challenges for theTeacher Facing the Covid-19 Pandemic
spellingShingle Desafios Pedagógicos e Emocionais do Professor Frente à Pandemia da Covid-19 / Pedagogical and Emotional Challenges for theTeacher Facing the Covid-19 Pandemic
Viana, Maria Elisete Ribeiro Pinto
Desafios pedagógicos; Pandemia Covid-19; Rotina pedagógica
title_short Desafios Pedagógicos e Emocionais do Professor Frente à Pandemia da Covid-19 / Pedagogical and Emotional Challenges for theTeacher Facing the Covid-19 Pandemic
title_full Desafios Pedagógicos e Emocionais do Professor Frente à Pandemia da Covid-19 / Pedagogical and Emotional Challenges for theTeacher Facing the Covid-19 Pandemic
title_fullStr Desafios Pedagógicos e Emocionais do Professor Frente à Pandemia da Covid-19 / Pedagogical and Emotional Challenges for theTeacher Facing the Covid-19 Pandemic
title_full_unstemmed Desafios Pedagógicos e Emocionais do Professor Frente à Pandemia da Covid-19 / Pedagogical and Emotional Challenges for theTeacher Facing the Covid-19 Pandemic
title_sort Desafios Pedagógicos e Emocionais do Professor Frente à Pandemia da Covid-19 / Pedagogical and Emotional Challenges for theTeacher Facing the Covid-19 Pandemic
author Viana, Maria Elisete Ribeiro Pinto
author_facet Viana, Maria Elisete Ribeiro Pinto
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Maria Elisete Ribeiro Pinto
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Desafios pedagógicos; Pandemia Covid-19; Rotina pedagógica
topic Desafios pedagógicos; Pandemia Covid-19; Rotina pedagógica
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Em face à pandemia da Covid-19, a educação precisou reestruturar suas ações pedagógicas para continuar sua missão social, agora sobre o contexto de mediação online. Na linha de frente dessa reorganização está o professor, que abruptamente precisou se reinventar didaticamente e metodologicamente através da utilização de novas tecnologias como ferramenta de aporte. Esse novo formato educacional tem ocasionado ao professor diversos desafios. Dentre eles: desenvolver versatilidade tecnológica, transição entre o físico e o online; a variabilidade de condições de acesso à internet por parte dos alunos; apoio das famílias para manter a rotina pedagógica do educando, dentre outros. Esses desafios tem levado muitos professores à situação de tecnoestresse, ansiedade, depressão e outros fatores de desregulação emocional. Assim, esse artigo trata sobre os desafios mais recorrentes que o educador enfrenta mediante o período de pandemia e elucida a importância por parte dos profissionais da educação sobre o autoconhecimento e autocuidado para o pleno gerenciamento das suas competências socioemocionais.  
description Resumo: Em face à pandemia da Covid-19, a educação precisou reestruturar suas ações pedagógicas para continuar sua missão social, agora sobre o contexto de mediação online. Na linha de frente dessa reorganização está o professor, que abruptamente precisou se reinventar didaticamente e metodologicamente através da utilização de novas tecnologias como ferramenta de aporte. Esse novo formato educacional tem ocasionado ao professor diversos desafios. Dentre eles: desenvolver versatilidade tecnológica, transição entre o físico e o online; a variabilidade de condições de acesso à internet por parte dos alunos; apoio das famílias para manter a rotina pedagógica do educando, dentre outros. Esses desafios tem levado muitos professores à situação de tecnoestresse, ansiedade, depressão e outros fatores de desregulação emocional. Assim, esse artigo trata sobre os desafios mais recorrentes que o educador enfrenta mediante o período de pandemia e elucida a importância por parte dos profissionais da educação sobre o autoconhecimento e autocuidado para o pleno gerenciamento das suas competências socioemocionais.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3151
10.14295/idonline.v15i56.3151
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3151
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i56.3151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3151/4995
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Elisete Ribeiro Pinto Viana, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Elisete Ribeiro Pinto Viana, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 404-415
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037434753581056