A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cícera Rayane dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Rosimere
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3601
Resumo: Resumo: O presente estudo discorreu sobre a contação de histórias na educação infantil enquanto ferramenta pedagógica de suma importância para o ensino e desenvolvimento de aprendizagens das crianças nessa etapa escolar.  Assim, objetivando, conhecer o papel e as contribuições dessa prática para o integro desenvolvimento das crianças, realizou-se o estudo. Considerando nesse contexto, a grande relevância que tem as aprendizagens da primeira infância para a formação das crianças, no tocante a interação, socialização, oralidade, escuta atenta e capacidades leitora. Diante disso, elencou-se discussões sobre os diversos aspectos do desenvolvimento que é proporcionado a partir do ato de contar história, bem como ainda o favorecimento desse ato para a formação de leitores críticos capazes de ouvir, interpretar e debater pontos de vistas e conclusões, permitindo assim o acesso aos direitos de aprendizagem e cuidados. Nesse víeis, enfatizou-se ainda a importância dessa prática no contexto da educação infantil, visto que para garantir o êxito na educação com as crianças, torna-se indispensável promover um espaço divertido e prazeroso, em que as crianças se sintam acolhidas e desperte o desejo de participar e construir sua própria aprendizagem, sendo a contação de história uma metodologia capaz de garantir toda essas premissas. Para a realização desse artigo empregou-se a pesquisa bibliográfica de autores como FARIAS (2021), VAZ (2012), BNCC (2017), CURRICULO DE PERNAMBUCO (2018), entre outros que permitiram a partir de análises realizadas concluir que a contação de histórias favorece a aprendizagem, contribundo para  a socialização, comunicação e aprendizagem das crianças. Debater sobre a importância da leitura  foi de extrema  importância, pois permitiu  aprofundar reflexões sobre as ações que devem permear o processo de educação e cuidado nessa instituição. Palavras-Chave: Educação Infantil. Contação de História. Aprendizagem. Abstract: The present study discussed storytelling in early childhood education as an extremely important pedagogical tool for teaching and developing children's learning at this school stage. Thus, aiming to know the role and contributions of this practice for the integral development of children, the study was carried out. Considering in this context, the great relevance that early childhood learning has for the formation of children, with regard to interaction, socialization, orality, attentive listening and reading skills. In view of this, discussions were listed on the various aspects of the development that is provided from the act of storytelling, as well as the favoring of this act for the formation of critical readers capable of listening, interpreting and debating points of view and conclusions, thus allowing access to learning and care rights. In this vein, the importance of this practice in the context of early childhood education was also emphasized, since to ensure success in education with children, it is essential to promote a fun and pleasant space, in which children feel welcomed and awaken the desire to participate and build their own learning, with storytelling being a methodology capable of guaranteeing all these premises. For the accomplishment of this article, a bibliographic research was used by authors such as FARIAS (2021), VAZ (2012), BNCC (2017), CURRICULO DE PERNAMBUCO (2018), among others, which allowed from the analyzes carried out to conclude that the counting of stories favors learning, contributing to children's socialization, communication and learning. Debating the importance of reading was extremely important, as it allowed for deeper reflections on the actions that should permeate the education and care process in this institution.Keywords: Early Childhood Education. Storytelling. Learning.
id IPES_132012ddf60a9aed3a9ffd7dd4dd2b44
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3601
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood EducationEducação Infantil. Contação de História. AprendizagemResumo: O presente estudo discorreu sobre a contação de histórias na educação infantil enquanto ferramenta pedagógica de suma importância para o ensino e desenvolvimento de aprendizagens das crianças nessa etapa escolar.  Assim, objetivando, conhecer o papel e as contribuições dessa prática para o integro desenvolvimento das crianças, realizou-se o estudo. Considerando nesse contexto, a grande relevância que tem as aprendizagens da primeira infância para a formação das crianças, no tocante a interação, socialização, oralidade, escuta atenta e capacidades leitora. Diante disso, elencou-se discussões sobre os diversos aspectos do desenvolvimento que é proporcionado a partir do ato de contar história, bem como ainda o favorecimento desse ato para a formação de leitores críticos capazes de ouvir, interpretar e debater pontos de vistas e conclusões, permitindo assim o acesso aos direitos de aprendizagem e cuidados. Nesse víeis, enfatizou-se ainda a importância dessa prática no contexto da educação infantil, visto que para garantir o êxito na educação com as crianças, torna-se indispensável promover um espaço divertido e prazeroso, em que as crianças se sintam acolhidas e desperte o desejo de participar e construir sua própria aprendizagem, sendo a contação de história uma metodologia capaz de garantir toda essas premissas. Para a realização desse artigo empregou-se a pesquisa bibliográfica de autores como FARIAS (2021), VAZ (2012), BNCC (2017), CURRICULO DE PERNAMBUCO (2018), entre outros que permitiram a partir de análises realizadas concluir que a contação de histórias favorece a aprendizagem, contribundo para  a socialização, comunicação e aprendizagem das crianças. Debater sobre a importância da leitura  foi de extrema  importância, pois permitiu  aprofundar reflexões sobre as ações que devem permear o processo de educação e cuidado nessa instituição. Palavras-Chave: Educação Infantil. Contação de História. Aprendizagem. Abstract: The present study discussed storytelling in early childhood education as an extremely important pedagogical tool for teaching and developing children's learning at this school stage. Thus, aiming to know the role and contributions of this practice for the integral development of children, the study was carried out. Considering in this context, the great relevance that early childhood learning has for the formation of children, with regard to interaction, socialization, orality, attentive listening and reading skills. In view of this, discussions were listed on the various aspects of the development that is provided from the act of storytelling, as well as the favoring of this act for the formation of critical readers capable of listening, interpreting and debating points of view and conclusions, thus allowing access to learning and care rights. In this vein, the importance of this practice in the context of early childhood education was also emphasized, since to ensure success in education with children, it is essential to promote a fun and pleasant space, in which children feel welcomed and awaken the desire to participate and build their own learning, with storytelling being a methodology capable of guaranteeing all these premises. For the accomplishment of this article, a bibliographic research was used by authors such as FARIAS (2021), VAZ (2012), BNCC (2017), CURRICULO DE PERNAMBUCO (2018), among others, which allowed from the analyzes carried out to conclude that the counting of stories favors learning, contributing to children's socialization, communication and learning. Debating the importance of reading was extremely important, as it allowed for deeper reflections on the actions that should permeate the education and care process in this institution.Keywords: Early Childhood Education. Storytelling. Learning.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/360110.14295/idonline.v16i63.3601ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 537-5491981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3601/5653Copyright (c) 2022 Cícera Rayane dos Santos, Rosimere Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cícera Rayane dosFerreira, Rosimere2023-01-04T12:46:34Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3601Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:34ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education
title A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education
spellingShingle A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education
Santos, Cícera Rayane dos
Educação Infantil. Contação de História. Aprendizagem
title_short A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education
title_full A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education
title_fullStr A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education
title_full_unstemmed A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education
title_sort A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education
author Santos, Cícera Rayane dos
author_facet Santos, Cícera Rayane dos
Ferreira, Rosimere
author_role author
author2 Ferreira, Rosimere
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cícera Rayane dos
Ferreira, Rosimere
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Contação de História. Aprendizagem
topic Educação Infantil. Contação de História. Aprendizagem
description Resumo: O presente estudo discorreu sobre a contação de histórias na educação infantil enquanto ferramenta pedagógica de suma importância para o ensino e desenvolvimento de aprendizagens das crianças nessa etapa escolar.  Assim, objetivando, conhecer o papel e as contribuições dessa prática para o integro desenvolvimento das crianças, realizou-se o estudo. Considerando nesse contexto, a grande relevância que tem as aprendizagens da primeira infância para a formação das crianças, no tocante a interação, socialização, oralidade, escuta atenta e capacidades leitora. Diante disso, elencou-se discussões sobre os diversos aspectos do desenvolvimento que é proporcionado a partir do ato de contar história, bem como ainda o favorecimento desse ato para a formação de leitores críticos capazes de ouvir, interpretar e debater pontos de vistas e conclusões, permitindo assim o acesso aos direitos de aprendizagem e cuidados. Nesse víeis, enfatizou-se ainda a importância dessa prática no contexto da educação infantil, visto que para garantir o êxito na educação com as crianças, torna-se indispensável promover um espaço divertido e prazeroso, em que as crianças se sintam acolhidas e desperte o desejo de participar e construir sua própria aprendizagem, sendo a contação de história uma metodologia capaz de garantir toda essas premissas. Para a realização desse artigo empregou-se a pesquisa bibliográfica de autores como FARIAS (2021), VAZ (2012), BNCC (2017), CURRICULO DE PERNAMBUCO (2018), entre outros que permitiram a partir de análises realizadas concluir que a contação de histórias favorece a aprendizagem, contribundo para  a socialização, comunicação e aprendizagem das crianças. Debater sobre a importância da leitura  foi de extrema  importância, pois permitiu  aprofundar reflexões sobre as ações que devem permear o processo de educação e cuidado nessa instituição. Palavras-Chave: Educação Infantil. Contação de História. Aprendizagem. Abstract: The present study discussed storytelling in early childhood education as an extremely important pedagogical tool for teaching and developing children's learning at this school stage. Thus, aiming to know the role and contributions of this practice for the integral development of children, the study was carried out. Considering in this context, the great relevance that early childhood learning has for the formation of children, with regard to interaction, socialization, orality, attentive listening and reading skills. In view of this, discussions were listed on the various aspects of the development that is provided from the act of storytelling, as well as the favoring of this act for the formation of critical readers capable of listening, interpreting and debating points of view and conclusions, thus allowing access to learning and care rights. In this vein, the importance of this practice in the context of early childhood education was also emphasized, since to ensure success in education with children, it is essential to promote a fun and pleasant space, in which children feel welcomed and awaken the desire to participate and build their own learning, with storytelling being a methodology capable of guaranteeing all these premises. For the accomplishment of this article, a bibliographic research was used by authors such as FARIAS (2021), VAZ (2012), BNCC (2017), CURRICULO DE PERNAMBUCO (2018), among others, which allowed from the analyzes carried out to conclude that the counting of stories favors learning, contributing to children's socialization, communication and learning. Debating the importance of reading was extremely important, as it allowed for deeper reflections on the actions that should permeate the education and care process in this institution.Keywords: Early Childhood Education. Storytelling. Learning.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3601
10.14295/idonline.v16i63.3601
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3601
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i63.3601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3601/5653
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cícera Rayane dos Santos, Rosimere Ferreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cícera Rayane dos Santos, Rosimere Ferreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 537-549
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945957318656