A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3601 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo discorreu sobre a contação de histórias na educação infantil enquanto ferramenta pedagógica de suma importância para o ensino e desenvolvimento de aprendizagens das crianças nessa etapa escolar. Assim, objetivando, conhecer o papel e as contribuições dessa prática para o integro desenvolvimento das crianças, realizou-se o estudo. Considerando nesse contexto, a grande relevância que tem as aprendizagens da primeira infância para a formação das crianças, no tocante a interação, socialização, oralidade, escuta atenta e capacidades leitora. Diante disso, elencou-se discussões sobre os diversos aspectos do desenvolvimento que é proporcionado a partir do ato de contar história, bem como ainda o favorecimento desse ato para a formação de leitores críticos capazes de ouvir, interpretar e debater pontos de vistas e conclusões, permitindo assim o acesso aos direitos de aprendizagem e cuidados. Nesse víeis, enfatizou-se ainda a importância dessa prática no contexto da educação infantil, visto que para garantir o êxito na educação com as crianças, torna-se indispensável promover um espaço divertido e prazeroso, em que as crianças se sintam acolhidas e desperte o desejo de participar e construir sua própria aprendizagem, sendo a contação de história uma metodologia capaz de garantir toda essas premissas. Para a realização desse artigo empregou-se a pesquisa bibliográfica de autores como FARIAS (2021), VAZ (2012), BNCC (2017), CURRICULO DE PERNAMBUCO (2018), entre outros que permitiram a partir de análises realizadas concluir que a contação de histórias favorece a aprendizagem, contribundo para a socialização, comunicação e aprendizagem das crianças. Debater sobre a importância da leitura foi de extrema importância, pois permitiu aprofundar reflexões sobre as ações que devem permear o processo de educação e cuidado nessa instituição. Palavras-Chave: Educação Infantil. Contação de História. Aprendizagem. Abstract: The present study discussed storytelling in early childhood education as an extremely important pedagogical tool for teaching and developing children's learning at this school stage. Thus, aiming to know the role and contributions of this practice for the integral development of children, the study was carried out. Considering in this context, the great relevance that early childhood learning has for the formation of children, with regard to interaction, socialization, orality, attentive listening and reading skills. In view of this, discussions were listed on the various aspects of the development that is provided from the act of storytelling, as well as the favoring of this act for the formation of critical readers capable of listening, interpreting and debating points of view and conclusions, thus allowing access to learning and care rights. In this vein, the importance of this practice in the context of early childhood education was also emphasized, since to ensure success in education with children, it is essential to promote a fun and pleasant space, in which children feel welcomed and awaken the desire to participate and build their own learning, with storytelling being a methodology capable of guaranteeing all these premises. For the accomplishment of this article, a bibliographic research was used by authors such as FARIAS (2021), VAZ (2012), BNCC (2017), CURRICULO DE PERNAMBUCO (2018), among others, which allowed from the analyzes carried out to conclude that the counting of stories favors learning, contributing to children's socialization, communication and learning. Debating the importance of reading was extremely important, as it allowed for deeper reflections on the actions that should permeate the education and care process in this institution.Keywords: Early Childhood Education. Storytelling. Learning. |
id |
IPES_132012ddf60a9aed3a9ffd7dd4dd2b44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3601 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood EducationEducação Infantil. Contação de História. AprendizagemResumo: O presente estudo discorreu sobre a contação de histórias na educação infantil enquanto ferramenta pedagógica de suma importância para o ensino e desenvolvimento de aprendizagens das crianças nessa etapa escolar. Assim, objetivando, conhecer o papel e as contribuições dessa prática para o integro desenvolvimento das crianças, realizou-se o estudo. Considerando nesse contexto, a grande relevância que tem as aprendizagens da primeira infância para a formação das crianças, no tocante a interação, socialização, oralidade, escuta atenta e capacidades leitora. Diante disso, elencou-se discussões sobre os diversos aspectos do desenvolvimento que é proporcionado a partir do ato de contar história, bem como ainda o favorecimento desse ato para a formação de leitores críticos capazes de ouvir, interpretar e debater pontos de vistas e conclusões, permitindo assim o acesso aos direitos de aprendizagem e cuidados. Nesse víeis, enfatizou-se ainda a importância dessa prática no contexto da educação infantil, visto que para garantir o êxito na educação com as crianças, torna-se indispensável promover um espaço divertido e prazeroso, em que as crianças se sintam acolhidas e desperte o desejo de participar e construir sua própria aprendizagem, sendo a contação de história uma metodologia capaz de garantir toda essas premissas. Para a realização desse artigo empregou-se a pesquisa bibliográfica de autores como FARIAS (2021), VAZ (2012), BNCC (2017), CURRICULO DE PERNAMBUCO (2018), entre outros que permitiram a partir de análises realizadas concluir que a contação de histórias favorece a aprendizagem, contribundo para a socialização, comunicação e aprendizagem das crianças. Debater sobre a importância da leitura foi de extrema importância, pois permitiu aprofundar reflexões sobre as ações que devem permear o processo de educação e cuidado nessa instituição. Palavras-Chave: Educação Infantil. Contação de História. Aprendizagem. Abstract: The present study discussed storytelling in early childhood education as an extremely important pedagogical tool for teaching and developing children's learning at this school stage. Thus, aiming to know the role and contributions of this practice for the integral development of children, the study was carried out. Considering in this context, the great relevance that early childhood learning has for the formation of children, with regard to interaction, socialization, orality, attentive listening and reading skills. In view of this, discussions were listed on the various aspects of the development that is provided from the act of storytelling, as well as the favoring of this act for the formation of critical readers capable of listening, interpreting and debating points of view and conclusions, thus allowing access to learning and care rights. In this vein, the importance of this practice in the context of early childhood education was also emphasized, since to ensure success in education with children, it is essential to promote a fun and pleasant space, in which children feel welcomed and awaken the desire to participate and build their own learning, with storytelling being a methodology capable of guaranteeing all these premises. For the accomplishment of this article, a bibliographic research was used by authors such as FARIAS (2021), VAZ (2012), BNCC (2017), CURRICULO DE PERNAMBUCO (2018), among others, which allowed from the analyzes carried out to conclude that the counting of stories favors learning, contributing to children's socialization, communication and learning. Debating the importance of reading was extremely important, as it allowed for deeper reflections on the actions that should permeate the education and care process in this institution.Keywords: Early Childhood Education. Storytelling. Learning.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/360110.14295/idonline.v16i63.3601ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 537-5491981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3601/5653Copyright (c) 2022 Cícera Rayane dos Santos, Rosimere Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cícera Rayane dosFerreira, Rosimere2023-01-04T12:46:34Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3601Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:34ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education |
title |
A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education |
spellingShingle |
A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education Santos, Cícera Rayane dos Educação Infantil. Contação de História. Aprendizagem |
title_short |
A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education |
title_full |
A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education |
title_fullStr |
A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education |
title_full_unstemmed |
A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education |
title_sort |
A Contação de História como mediadora no processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil / Storytelling as a mediator in the process of Teaching and Learning in Early Childhood Education |
author |
Santos, Cícera Rayane dos |
author_facet |
Santos, Cícera Rayane dos Ferreira, Rosimere |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Rosimere |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cícera Rayane dos Ferreira, Rosimere |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Contação de História. Aprendizagem |
topic |
Educação Infantil. Contação de História. Aprendizagem |
description |
Resumo: O presente estudo discorreu sobre a contação de histórias na educação infantil enquanto ferramenta pedagógica de suma importância para o ensino e desenvolvimento de aprendizagens das crianças nessa etapa escolar. Assim, objetivando, conhecer o papel e as contribuições dessa prática para o integro desenvolvimento das crianças, realizou-se o estudo. Considerando nesse contexto, a grande relevância que tem as aprendizagens da primeira infância para a formação das crianças, no tocante a interação, socialização, oralidade, escuta atenta e capacidades leitora. Diante disso, elencou-se discussões sobre os diversos aspectos do desenvolvimento que é proporcionado a partir do ato de contar história, bem como ainda o favorecimento desse ato para a formação de leitores críticos capazes de ouvir, interpretar e debater pontos de vistas e conclusões, permitindo assim o acesso aos direitos de aprendizagem e cuidados. Nesse víeis, enfatizou-se ainda a importância dessa prática no contexto da educação infantil, visto que para garantir o êxito na educação com as crianças, torna-se indispensável promover um espaço divertido e prazeroso, em que as crianças se sintam acolhidas e desperte o desejo de participar e construir sua própria aprendizagem, sendo a contação de história uma metodologia capaz de garantir toda essas premissas. Para a realização desse artigo empregou-se a pesquisa bibliográfica de autores como FARIAS (2021), VAZ (2012), BNCC (2017), CURRICULO DE PERNAMBUCO (2018), entre outros que permitiram a partir de análises realizadas concluir que a contação de histórias favorece a aprendizagem, contribundo para a socialização, comunicação e aprendizagem das crianças. Debater sobre a importância da leitura foi de extrema importância, pois permitiu aprofundar reflexões sobre as ações que devem permear o processo de educação e cuidado nessa instituição. Palavras-Chave: Educação Infantil. Contação de História. Aprendizagem. Abstract: The present study discussed storytelling in early childhood education as an extremely important pedagogical tool for teaching and developing children's learning at this school stage. Thus, aiming to know the role and contributions of this practice for the integral development of children, the study was carried out. Considering in this context, the great relevance that early childhood learning has for the formation of children, with regard to interaction, socialization, orality, attentive listening and reading skills. In view of this, discussions were listed on the various aspects of the development that is provided from the act of storytelling, as well as the favoring of this act for the formation of critical readers capable of listening, interpreting and debating points of view and conclusions, thus allowing access to learning and care rights. In this vein, the importance of this practice in the context of early childhood education was also emphasized, since to ensure success in education with children, it is essential to promote a fun and pleasant space, in which children feel welcomed and awaken the desire to participate and build their own learning, with storytelling being a methodology capable of guaranteeing all these premises. For the accomplishment of this article, a bibliographic research was used by authors such as FARIAS (2021), VAZ (2012), BNCC (2017), CURRICULO DE PERNAMBUCO (2018), among others, which allowed from the analyzes carried out to conclude that the counting of stories favors learning, contributing to children's socialization, communication and learning. Debating the importance of reading was extremely important, as it allowed for deeper reflections on the actions that should permeate the education and care process in this institution.Keywords: Early Childhood Education. Storytelling. Learning. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3601 10.14295/idonline.v16i63.3601 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3601 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i63.3601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3601/5653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cícera Rayane dos Santos, Rosimere Ferreira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cícera Rayane dos Santos, Rosimere Ferreira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 537-549 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945957318656 |