A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Ingrid Camila Figueiredo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63262
Resumo: A presente pesquisa apresenta reflexões teóricas sobre a Ludicidade e o papel da contação de histórias na educação infantil. A relevância dessa pesquisa consiste em analisar e compreender que a Educação Infantil é o início do processo educacional, servindo de base para as outras etapas de ensino sendo um dos primeiros contatos da criança com outras pessoas que estão fora da sua convivência. Sendo assim, é fundamental compreender o papel do professor dentro desse processo e também analisar a relevância da escola disponibilizar recursos para o desenvolvimento do mesmo. O objetivo geral da pesquisa é compreender e analisar as diferentes possibilidades de intervenção, que podem contribuir com o processo de desenvolvimento e ensino-aprendizagem, considerando a atuação do docente junto com os alunos matriculados na educação infantil, utilizando a contação de histórias. A metodologia da pesquisa foi a revisão literatura tendo como os principais autores utilizados, tais como : Eva Lorena Azevedo Dantas (2019) , Janaína Nogueira Maia (2012), Lev Semenovich Vygotsky (2008). Dessa forma, a pesquisa desse tema é de grande importância para a educação, visto que, a ludicidade promove grandes experiências de aprendizado ao aluno, por meio de jogos, brincadeiras, histórias, etc. Concluímos então que a pesquisa atingiu os objetivos propostos e foi de grande relevância para a formação acadêmica, pessoal e profissional. Possibilitando a aquisição de diferentes conhecimentos acerca do tema apresentado
id Krot_900edf99a009e7a475402db710fe24a9
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63262
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling PEREIRA, Ingrid Camila Figueiredo2023-09-13T14:02:22Z2023-09-13T14:02:22Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63262A presente pesquisa apresenta reflexões teóricas sobre a Ludicidade e o papel da contação de histórias na educação infantil. A relevância dessa pesquisa consiste em analisar e compreender que a Educação Infantil é o início do processo educacional, servindo de base para as outras etapas de ensino sendo um dos primeiros contatos da criança com outras pessoas que estão fora da sua convivência. Sendo assim, é fundamental compreender o papel do professor dentro desse processo e também analisar a relevância da escola disponibilizar recursos para o desenvolvimento do mesmo. O objetivo geral da pesquisa é compreender e analisar as diferentes possibilidades de intervenção, que podem contribuir com o processo de desenvolvimento e ensino-aprendizagem, considerando a atuação do docente junto com os alunos matriculados na educação infantil, utilizando a contação de histórias. A metodologia da pesquisa foi a revisão literatura tendo como os principais autores utilizados, tais como : Eva Lorena Azevedo Dantas (2019) , Janaína Nogueira Maia (2012), Lev Semenovich Vygotsky (2008). Dessa forma, a pesquisa desse tema é de grande importância para a educação, visto que, a ludicidade promove grandes experiências de aprendizado ao aluno, por meio de jogos, brincadeiras, histórias, etc. Concluímos então que a pesquisa atingiu os objetivos propostos e foi de grande relevância para a formação acadêmica, pessoal e profissional. Possibilitando a aquisição de diferentes conhecimentos acerca do tema apresentadoLudicidadeEducação InfantilContação de históriasA ludicidade e a contação de histórias na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALINGRID+CAMILA+FIGUEIREDO+PEREIRA.pdfINGRID+CAMILA+FIGUEIREDO+PEREIRA.pdfapplication/pdf237615https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63262/1/INGRID%2bCAMILA%2bFIGUEIREDO%2bPEREIRA.pdfacc2300d0cbac87b1056ca019562469aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63262/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/632622023-09-13 11:02:22.635oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63262Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-13T14:02:22falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-13T14:02:22Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil
title A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil
spellingShingle A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil
PEREIRA, Ingrid Camila Figueiredo
Ludicidade
Educação Infantil
Contação de histórias
title_short A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil
title_full A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil
title_fullStr A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil
title_full_unstemmed A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil
title_sort A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil
author PEREIRA, Ingrid Camila Figueiredo
author_facet PEREIRA, Ingrid Camila Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Ingrid Camila Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Educação Infantil
Contação de histórias
topic Ludicidade
Educação Infantil
Contação de histórias
description A presente pesquisa apresenta reflexões teóricas sobre a Ludicidade e o papel da contação de histórias na educação infantil. A relevância dessa pesquisa consiste em analisar e compreender que a Educação Infantil é o início do processo educacional, servindo de base para as outras etapas de ensino sendo um dos primeiros contatos da criança com outras pessoas que estão fora da sua convivência. Sendo assim, é fundamental compreender o papel do professor dentro desse processo e também analisar a relevância da escola disponibilizar recursos para o desenvolvimento do mesmo. O objetivo geral da pesquisa é compreender e analisar as diferentes possibilidades de intervenção, que podem contribuir com o processo de desenvolvimento e ensino-aprendizagem, considerando a atuação do docente junto com os alunos matriculados na educação infantil, utilizando a contação de histórias. A metodologia da pesquisa foi a revisão literatura tendo como os principais autores utilizados, tais como : Eva Lorena Azevedo Dantas (2019) , Janaína Nogueira Maia (2012), Lev Semenovich Vygotsky (2008). Dessa forma, a pesquisa desse tema é de grande importância para a educação, visto que, a ludicidade promove grandes experiências de aprendizado ao aluno, por meio de jogos, brincadeiras, histórias, etc. Concluímos então que a pesquisa atingiu os objetivos propostos e foi de grande relevância para a formação acadêmica, pessoal e profissional. Possibilitando a aquisição de diferentes conhecimentos acerca do tema apresentado
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-13T14:02:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-13T14:02:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63262
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63262/1/INGRID%2bCAMILA%2bFIGUEIREDO%2bPEREIRA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63262/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv acc2300d0cbac87b1056ca019562469a
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460334372585472