Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2245 |
Resumo: | O artigo científico intitulado “Desempenho escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu”, objetiva realizar uma reflexão dos textos “Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições” apresentando pontos pertinentes de relação de influência entre herança familiar e desempenho escolar, o papel da escola enquanto reprodutora e legitimadora das desigualdades sociais, evidenciando as principais ideias do modelo econômico neoliberal e suas interferências na geração de trabalho, partindo da premissa de capital econômico social e cultural. |
id |
IPES_1677f4609829f94f2375e606e067714b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2245 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's VisionsEscola; avaliação; exclusão e famíliaO artigo científico intitulado “Desempenho escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu”, objetiva realizar uma reflexão dos textos “Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições” apresentando pontos pertinentes de relação de influência entre herança familiar e desempenho escolar, o papel da escola enquanto reprodutora e legitimadora das desigualdades sociais, evidenciando as principais ideias do modelo econômico neoliberal e suas interferências na geração de trabalho, partindo da premissa de capital econômico social e cultural. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPinheiro, Cícera Cíntia MoraisLima, Maria de Fátima Teixeira2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/224510.14295/idonline.v13i48.2245ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 133-1401981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2245/3544Direitos autorais 2021 Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Maria de Fátima Teixeira Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-26T22:13:06Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions |
title |
Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions |
spellingShingle |
Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions Pinheiro, Cícera Cíntia Morais Escola; avaliação; exclusão e família |
title_short |
Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions |
title_full |
Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions |
title_fullStr |
Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions |
title_full_unstemmed |
Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions |
title_sort |
Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions |
author |
Pinheiro, Cícera Cíntia Morais |
author_facet |
Pinheiro, Cícera Cíntia Morais Lima, Maria de Fátima Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria de Fátima Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Cícera Cíntia Morais Lima, Maria de Fátima Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola; avaliação; exclusão e família |
topic |
Escola; avaliação; exclusão e família |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo científico intitulado “Desempenho escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu”, objetiva realizar uma reflexão dos textos “Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições” apresentando pontos pertinentes de relação de influência entre herança familiar e desempenho escolar, o papel da escola enquanto reprodutora e legitimadora das desigualdades sociais, evidenciando as principais ideias do modelo econômico neoliberal e suas interferências na geração de trabalho, partindo da premissa de capital econômico social e cultural. |
description |
O artigo científico intitulado “Desempenho escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu”, objetiva realizar uma reflexão dos textos “Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições” apresentando pontos pertinentes de relação de influência entre herança familiar e desempenho escolar, o papel da escola enquanto reprodutora e legitimadora das desigualdades sociais, evidenciando as principais ideias do modelo econômico neoliberal e suas interferências na geração de trabalho, partindo da premissa de capital econômico social e cultural. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2245 10.14295/idonline.v13i48.2245 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2245 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i48.2245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2245/3544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Maria de Fátima Teixeira Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Maria de Fátima Teixeira Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 133-140 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037426443616256 |