Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Cícera Cíntia Morais
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Maria de Fátima Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2245
Resumo: O artigo científico intitulado “Desempenho escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu”, objetiva realizar uma reflexão dos textos “Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições” apresentando pontos pertinentes de relação de influência entre herança familiar e desempenho escolar, o papel da escola enquanto reprodutora e legitimadora das desigualdades sociais, evidenciando as principais ideias do modelo econômico neoliberal e suas interferências na geração de trabalho, partindo da premissa de capital econômico social e cultural. 
id IPES_1677f4609829f94f2375e606e067714b
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2245
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's VisionsEscola; avaliação; exclusão e famíliaO artigo científico intitulado “Desempenho escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu”, objetiva realizar uma reflexão dos textos “Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições” apresentando pontos pertinentes de relação de influência entre herança familiar e desempenho escolar, o papel da escola enquanto reprodutora e legitimadora das desigualdades sociais, evidenciando as principais ideias do modelo econômico neoliberal e suas interferências na geração de trabalho, partindo da premissa de capital econômico social e cultural. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPinheiro, Cícera Cíntia MoraisLima, Maria de Fátima Teixeira2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/224510.14295/idonline.v13i48.2245ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 133-1401981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2245/3544Direitos autorais 2021 Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Maria de Fátima Teixeira Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-26T22:13:06Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions
title Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions
spellingShingle Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions
Pinheiro, Cícera Cíntia Morais
Escola; avaliação; exclusão e família
title_short Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions
title_full Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions
title_fullStr Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions
title_full_unstemmed Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions
title_sort Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions
author Pinheiro, Cícera Cíntia Morais
author_facet Pinheiro, Cícera Cíntia Morais
Lima, Maria de Fátima Teixeira
author_role author
author2 Lima, Maria de Fátima Teixeira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Cícera Cíntia Morais
Lima, Maria de Fátima Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola; avaliação; exclusão e família
topic Escola; avaliação; exclusão e família
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo científico intitulado “Desempenho escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu”, objetiva realizar uma reflexão dos textos “Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições” apresentando pontos pertinentes de relação de influência entre herança familiar e desempenho escolar, o papel da escola enquanto reprodutora e legitimadora das desigualdades sociais, evidenciando as principais ideias do modelo econômico neoliberal e suas interferências na geração de trabalho, partindo da premissa de capital econômico social e cultural. 
description O artigo científico intitulado “Desempenho escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu”, objetiva realizar uma reflexão dos textos “Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições” apresentando pontos pertinentes de relação de influência entre herança familiar e desempenho escolar, o papel da escola enquanto reprodutora e legitimadora das desigualdades sociais, evidenciando as principais ideias do modelo econômico neoliberal e suas interferências na geração de trabalho, partindo da premissa de capital econômico social e cultural. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2245
10.14295/idonline.v13i48.2245
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2245
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i48.2245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2245/3544
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Maria de Fátima Teixeira Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Maria de Fátima Teixeira Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 133-140
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037426443616256