A SOCIOLOGIA DA ECONOMIA DE PIERRE BOURDIEU
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociologia & Antropologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752013000500091 |
Resumo: | Resumo O artigo pretende recuperar a sociologia da economia presente na obra de Pierre Bourdieu, que consiste em uma crítica à teoria neoclássica fundamentada em ricos materiais empíricos. Nos seus trabalhos sobre a economia cabila é possível encontrar a gênese dos conceitos de habitus e capital simbólico e verificar sua pertinência para pensar a economia capitalista. Neles afirma-se um pensamento relacional e o conceito de campo, onde se confrontam agentes que, longe de serem intercambiáveis, movem-se em um espaço socialmente construído e são dotados de diferentes recursos, interagindo para aceder à mudança e conservar ou transformar a relação de força em vigor. Opondo-se a uma racionalidade econômica universal que se inscreve na natureza humana, a historicidade da economia é posta em primeiro plano e a história do processo de diferenciação e autonomização alcança a constituição de um jogo específico: o campo econômico obedece às suas próprias leis. |
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A SOCIOLOGIA DA ECONOMIA DE PIERRE BOURDIEUSociologia da economiaBourdieuCapital simbólico, social e econômicoHabitusCampoResumo O artigo pretende recuperar a sociologia da economia presente na obra de Pierre Bourdieu, que consiste em uma crítica à teoria neoclássica fundamentada em ricos materiais empíricos. Nos seus trabalhos sobre a economia cabila é possível encontrar a gênese dos conceitos de habitus e capital simbólico e verificar sua pertinência para pensar a economia capitalista. Neles afirma-se um pensamento relacional e o conceito de campo, onde se confrontam agentes que, longe de serem intercambiáveis, movem-se em um espaço socialmente construído e são dotados de diferentes recursos, interagindo para aceder à mudança e conservar ou transformar a relação de força em vigor. Opondo-se a uma racionalidade econômica universal que se inscreve na natureza humana, a historicidade da economia é posta em primeiro plano e a história do processo de diferenciação e autonomização alcança a constituição de um jogo específico: o campo econômico obedece às suas próprias leis.Universidade Federal do Rio de Janeiro2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752013000500091Sociologia & Antropologia v.3 n.5 2013reponame:Sociologia & Antropologiainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2238-38752013v364info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia-Parpet,Marie-Francepor2017-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S2238-38752013000500091Revistahttp://www.revistappgsa.ifcs.ufrj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistappgsa@gmail.com2238-38752236-7527opendoar:2017-03-23T00:00Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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