Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA / Indigenous Game and Culture in Teaching Mathematics: An Ethnomathematic Approach in the Classroom Context In Saúde/Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eloi da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2384
Resumo:  O presente artigo é fruto de uma investigação em uma instituição escolar municipal localizada no município de Saúde, estado da Bahia, e tem como objetivo discutir o tema do ensino de matemática na valorização da cultura indígena na escola, bem como o processo de construção dos conceitos básicos de geometria plana, tendo como base as percepções dos alunos em sala de aula. Tendo como a metodologia de projetos procurou-se evidenciar a importância da ludicidade para se trabalhar de forma interdisciplinar o ensino de matemática e o cumprimento da Lei n. 11.645/2008. Foi observado que ao longo do desenvolvimento do projeto houve um aumento de interesse pela temática, o jogo melhorou a percepção dos alunos com a presença dos polígonos, seus elementos e sua aplicabilidade. Dessa maneira, o uso interdisciplinar do jogo da onça no ensino de geometria e a valorização da cultura indígena, após as análises se mostrou eficiente e motivador. 
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spelling Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA / Indigenous Game and Culture in Teaching Mathematics: An Ethnomathematic Approach in the Classroom Context In Saúde/BrazilEnsino de Geometria; Jogo da onça; Política Pública em Educação O presente artigo é fruto de uma investigação em uma instituição escolar municipal localizada no município de Saúde, estado da Bahia, e tem como objetivo discutir o tema do ensino de matemática na valorização da cultura indígena na escola, bem como o processo de construção dos conceitos básicos de geometria plana, tendo como base as percepções dos alunos em sala de aula. Tendo como a metodologia de projetos procurou-se evidenciar a importância da ludicidade para se trabalhar de forma interdisciplinar o ensino de matemática e o cumprimento da Lei n. 11.645/2008. Foi observado que ao longo do desenvolvimento do projeto houve um aumento de interesse pela temática, o jogo melhorou a percepção dos alunos com a presença dos polígonos, seus elementos e sua aplicabilidade. Dessa maneira, o uso interdisciplinar do jogo da onça no ensino de geometria e a valorização da cultura indígena, após as análises se mostrou eficiente e motivador. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPereira, Eloi da Silva2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/238410.14295/idonline.v14i49.2384ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 671-6801981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2384/3630Direitos autorais 2021 Eloi da Silva Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:35:20Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
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