Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gazzola, Sara Barbosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Woida, Luana Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2419
Resumo: A mediação da informação envolve o receptor, uma situação/contexto e um mediador. Nesse sentido, o profissional da informação como agente mediador atua por meio da socialização e do compartilhamento de informações de forma que o receptor se aproprie da informação, processo no qual de posse da informação significativa é capaz de subsidiar a tomada de decisão. Para tanto, atribui-se que o êxito da mediação é resultado da cultura informacional. Como objetivo geral, pretende-se refletir a cultura informacional como alicerce para a mediação da informação e também sobre o papel do profissional contábil como agente mediador. Para isso, estabeleceu-se como procedimento metodológico a execução de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa do tipo descritiva e exploratória, tendo como método o estudo de caso múltiplo. Como resultado, foi possível identificar na cultura informacional o alicerce que viabiliza a mediação da informação nas práticas do profissional contábil em relação às necessidades informacionais dos stakeholders. Com isso, considera-se a cultura informacional como alicerce da mediação da informação, pois estimula o comportamento informacional dos stakeholders na valorização, compartilhamento, acesso e apropriação da informação contábil de forma que subsidie a tomada de decisão.
id IPES_17bd0cd5d75dcfd6ad898b71a894bc64
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2419
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting InformationMediação da Informação, Informação Contábil, Cultura informacional.A mediação da informação envolve o receptor, uma situação/contexto e um mediador. Nesse sentido, o profissional da informação como agente mediador atua por meio da socialização e do compartilhamento de informações de forma que o receptor se aproprie da informação, processo no qual de posse da informação significativa é capaz de subsidiar a tomada de decisão. Para tanto, atribui-se que o êxito da mediação é resultado da cultura informacional. Como objetivo geral, pretende-se refletir a cultura informacional como alicerce para a mediação da informação e também sobre o papel do profissional contábil como agente mediador. Para isso, estabeleceu-se como procedimento metodológico a execução de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa do tipo descritiva e exploratória, tendo como método o estudo de caso múltiplo. Como resultado, foi possível identificar na cultura informacional o alicerce que viabiliza a mediação da informação nas práticas do profissional contábil em relação às necessidades informacionais dos stakeholders. Com isso, considera-se a cultura informacional como alicerce da mediação da informação, pois estimula o comportamento informacional dos stakeholders na valorização, compartilhamento, acesso e apropriação da informação contábil de forma que subsidie a tomada de decisão.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGazzola, Sara BarbosaWoida, Luana Maia2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/241910.14295/idonline.v14i50.2419ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 804-8221981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2419/3848Direitos autorais 2021 Sara Barbosa Gazzola, Luana Maia Woidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information
title Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information
spellingShingle Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information
Gazzola, Sara Barbosa
Mediação da Informação, Informação Contábil, Cultura informacional.
title_short Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information
title_full Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information
title_fullStr Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information
title_full_unstemmed Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information
title_sort Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information
author Gazzola, Sara Barbosa
author_facet Gazzola, Sara Barbosa
Woida, Luana Maia
author_role author
author2 Woida, Luana Maia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gazzola, Sara Barbosa
Woida, Luana Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação da Informação, Informação Contábil, Cultura informacional.
topic Mediação da Informação, Informação Contábil, Cultura informacional.
dc.description.none.fl_txt_mv A mediação da informação envolve o receptor, uma situação/contexto e um mediador. Nesse sentido, o profissional da informação como agente mediador atua por meio da socialização e do compartilhamento de informações de forma que o receptor se aproprie da informação, processo no qual de posse da informação significativa é capaz de subsidiar a tomada de decisão. Para tanto, atribui-se que o êxito da mediação é resultado da cultura informacional. Como objetivo geral, pretende-se refletir a cultura informacional como alicerce para a mediação da informação e também sobre o papel do profissional contábil como agente mediador. Para isso, estabeleceu-se como procedimento metodológico a execução de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa do tipo descritiva e exploratória, tendo como método o estudo de caso múltiplo. Como resultado, foi possível identificar na cultura informacional o alicerce que viabiliza a mediação da informação nas práticas do profissional contábil em relação às necessidades informacionais dos stakeholders. Com isso, considera-se a cultura informacional como alicerce da mediação da informação, pois estimula o comportamento informacional dos stakeholders na valorização, compartilhamento, acesso e apropriação da informação contábil de forma que subsidie a tomada de decisão.
description A mediação da informação envolve o receptor, uma situação/contexto e um mediador. Nesse sentido, o profissional da informação como agente mediador atua por meio da socialização e do compartilhamento de informações de forma que o receptor se aproprie da informação, processo no qual de posse da informação significativa é capaz de subsidiar a tomada de decisão. Para tanto, atribui-se que o êxito da mediação é resultado da cultura informacional. Como objetivo geral, pretende-se refletir a cultura informacional como alicerce para a mediação da informação e também sobre o papel do profissional contábil como agente mediador. Para isso, estabeleceu-se como procedimento metodológico a execução de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa do tipo descritiva e exploratória, tendo como método o estudo de caso múltiplo. Como resultado, foi possível identificar na cultura informacional o alicerce que viabiliza a mediação da informação nas práticas do profissional contábil em relação às necessidades informacionais dos stakeholders. Com isso, considera-se a cultura informacional como alicerce da mediação da informação, pois estimula o comportamento informacional dos stakeholders na valorização, compartilhamento, acesso e apropriação da informação contábil de forma que subsidie a tomada de decisão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2419
10.14295/idonline.v14i50.2419
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2419
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2419/3848
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Sara Barbosa Gazzola, Luana Maia Woida
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Sara Barbosa Gazzola, Luana Maia Woida
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 804-822
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037422716977152