As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Rafael Araújo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/204
Resumo: O presente trabalho trás na sua essência, uma abordagem sobre as principais práticas pedagógicas que são desenvolvidas nas escolas brasileiras, e das possibilidades advindas das suas utilizações, traduzidas no trabalho dos docentes que atuam no interior das salas de aula. Uma viagem teórica através do tempo e das idéias que permearam e que permeiam a ação do fazer pedagógico, como meio da obtenção do conhecimento, este por sua vez proporcionado pela educação institucional, a escola. Um mergulho que busca emergir para novos olhares e interpretações a cerca do fazer docente, não mais pautados em abordagens simples e sem fundamentos, que deixam a margem uma parcela significativa da população. E sim, possibilitar práticas condizentes com a realidade na qual se encontra o educando. Buscando assim, suporte teórico metodológico a luz das concepções, das tendências e correntes pedagógicas, tentando extrair das mesmas, aquilo que elas têm de melhor, vendo dessa forma, que todas têm a sua parcela de contribuição e importância à educação, posto que, ambas permanecem vivas e ativas na prática dos professores e consequentemente, nas escolas, dando e compondo a base de sustentação para a obtenção do conhecimento, este função primeira da escola.
id IPES_187457fa631704c8cf44a2cbbda78670
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/204
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definiçõespráticas pedagógicas; escola; conhecimento.O presente trabalho trás na sua essência, uma abordagem sobre as principais práticas pedagógicas que são desenvolvidas nas escolas brasileiras, e das possibilidades advindas das suas utilizações, traduzidas no trabalho dos docentes que atuam no interior das salas de aula. Uma viagem teórica através do tempo e das idéias que permearam e que permeiam a ação do fazer pedagógico, como meio da obtenção do conhecimento, este por sua vez proporcionado pela educação institucional, a escola. Um mergulho que busca emergir para novos olhares e interpretações a cerca do fazer docente, não mais pautados em abordagens simples e sem fundamentos, que deixam a margem uma parcela significativa da população. E sim, possibilitar práticas condizentes com a realidade na qual se encontra o educando. Buscando assim, suporte teórico metodológico a luz das concepções, das tendências e correntes pedagógicas, tentando extrair das mesmas, aquilo que elas têm de melhor, vendo dessa forma, que todas têm a sua parcela de contribuição e importância à educação, posto que, ambas permanecem vivas e ativas na prática dos professores e consequentemente, nas escolas, dando e compondo a base de sustentação para a obtenção do conhecimento, este função primeira da escola.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLeal, Rafael Araújo2012-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/20410.14295/idonline.v6i18.204ID on line. Revista de psicologia; v. 6, n. 18 (2012); 46-561981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/204/283Direitos autorais 2021 Rafael Araújo Lealhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:57Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições
title As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições
spellingShingle As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições
Leal, Rafael Araújo
práticas pedagógicas; escola; conhecimento.
title_short As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições
title_full As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições
title_fullStr As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições
title_full_unstemmed As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições
title_sort As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições
author Leal, Rafael Araújo
author_facet Leal, Rafael Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Rafael Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv práticas pedagógicas; escola; conhecimento.
topic práticas pedagógicas; escola; conhecimento.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho trás na sua essência, uma abordagem sobre as principais práticas pedagógicas que são desenvolvidas nas escolas brasileiras, e das possibilidades advindas das suas utilizações, traduzidas no trabalho dos docentes que atuam no interior das salas de aula. Uma viagem teórica através do tempo e das idéias que permearam e que permeiam a ação do fazer pedagógico, como meio da obtenção do conhecimento, este por sua vez proporcionado pela educação institucional, a escola. Um mergulho que busca emergir para novos olhares e interpretações a cerca do fazer docente, não mais pautados em abordagens simples e sem fundamentos, que deixam a margem uma parcela significativa da população. E sim, possibilitar práticas condizentes com a realidade na qual se encontra o educando. Buscando assim, suporte teórico metodológico a luz das concepções, das tendências e correntes pedagógicas, tentando extrair das mesmas, aquilo que elas têm de melhor, vendo dessa forma, que todas têm a sua parcela de contribuição e importância à educação, posto que, ambas permanecem vivas e ativas na prática dos professores e consequentemente, nas escolas, dando e compondo a base de sustentação para a obtenção do conhecimento, este função primeira da escola.
description O presente trabalho trás na sua essência, uma abordagem sobre as principais práticas pedagógicas que são desenvolvidas nas escolas brasileiras, e das possibilidades advindas das suas utilizações, traduzidas no trabalho dos docentes que atuam no interior das salas de aula. Uma viagem teórica através do tempo e das idéias que permearam e que permeiam a ação do fazer pedagógico, como meio da obtenção do conhecimento, este por sua vez proporcionado pela educação institucional, a escola. Um mergulho que busca emergir para novos olhares e interpretações a cerca do fazer docente, não mais pautados em abordagens simples e sem fundamentos, que deixam a margem uma parcela significativa da população. E sim, possibilitar práticas condizentes com a realidade na qual se encontra o educando. Buscando assim, suporte teórico metodológico a luz das concepções, das tendências e correntes pedagógicas, tentando extrair das mesmas, aquilo que elas têm de melhor, vendo dessa forma, que todas têm a sua parcela de contribuição e importância à educação, posto que, ambas permanecem vivas e ativas na prática dos professores e consequentemente, nas escolas, dando e compondo a base de sustentação para a obtenção do conhecimento, este função primeira da escola.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/204
10.14295/idonline.v6i18.204
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/204
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v6i18.204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/204/283
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Rafael Araújo Leal
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Rafael Araújo Leal
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 6, n. 18 (2012); 46-56
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037435303034880