As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/204 |
Resumo: | O presente trabalho trás na sua essência, uma abordagem sobre as principais práticas pedagógicas que são desenvolvidas nas escolas brasileiras, e das possibilidades advindas das suas utilizações, traduzidas no trabalho dos docentes que atuam no interior das salas de aula. Uma viagem teórica através do tempo e das idéias que permearam e que permeiam a ação do fazer pedagógico, como meio da obtenção do conhecimento, este por sua vez proporcionado pela educação institucional, a escola. Um mergulho que busca emergir para novos olhares e interpretações a cerca do fazer docente, não mais pautados em abordagens simples e sem fundamentos, que deixam a margem uma parcela significativa da população. E sim, possibilitar práticas condizentes com a realidade na qual se encontra o educando. Buscando assim, suporte teórico metodológico a luz das concepções, das tendências e correntes pedagógicas, tentando extrair das mesmas, aquilo que elas têm de melhor, vendo dessa forma, que todas têm a sua parcela de contribuição e importância à educação, posto que, ambas permanecem vivas e ativas na prática dos professores e consequentemente, nas escolas, dando e compondo a base de sustentação para a obtenção do conhecimento, este função primeira da escola. |
id |
IPES_187457fa631704c8cf44a2cbbda78670 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/204 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definiçõespráticas pedagógicas; escola; conhecimento.O presente trabalho trás na sua essência, uma abordagem sobre as principais práticas pedagógicas que são desenvolvidas nas escolas brasileiras, e das possibilidades advindas das suas utilizações, traduzidas no trabalho dos docentes que atuam no interior das salas de aula. Uma viagem teórica através do tempo e das idéias que permearam e que permeiam a ação do fazer pedagógico, como meio da obtenção do conhecimento, este por sua vez proporcionado pela educação institucional, a escola. Um mergulho que busca emergir para novos olhares e interpretações a cerca do fazer docente, não mais pautados em abordagens simples e sem fundamentos, que deixam a margem uma parcela significativa da população. E sim, possibilitar práticas condizentes com a realidade na qual se encontra o educando. Buscando assim, suporte teórico metodológico a luz das concepções, das tendências e correntes pedagógicas, tentando extrair das mesmas, aquilo que elas têm de melhor, vendo dessa forma, que todas têm a sua parcela de contribuição e importância à educação, posto que, ambas permanecem vivas e ativas na prática dos professores e consequentemente, nas escolas, dando e compondo a base de sustentação para a obtenção do conhecimento, este função primeira da escola.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLeal, Rafael Araújo2012-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/20410.14295/idonline.v6i18.204ID on line. Revista de psicologia; v. 6, n. 18 (2012); 46-561981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/204/283Direitos autorais 2021 Rafael Araújo Lealhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:57Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições |
title |
As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições |
spellingShingle |
As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições Leal, Rafael Araújo práticas pedagógicas; escola; conhecimento. |
title_short |
As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições |
title_full |
As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições |
title_fullStr |
As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições |
title_full_unstemmed |
As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições |
title_sort |
As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições |
author |
Leal, Rafael Araújo |
author_facet |
Leal, Rafael Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Rafael Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
práticas pedagógicas; escola; conhecimento. |
topic |
práticas pedagógicas; escola; conhecimento. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho trás na sua essência, uma abordagem sobre as principais práticas pedagógicas que são desenvolvidas nas escolas brasileiras, e das possibilidades advindas das suas utilizações, traduzidas no trabalho dos docentes que atuam no interior das salas de aula. Uma viagem teórica através do tempo e das idéias que permearam e que permeiam a ação do fazer pedagógico, como meio da obtenção do conhecimento, este por sua vez proporcionado pela educação institucional, a escola. Um mergulho que busca emergir para novos olhares e interpretações a cerca do fazer docente, não mais pautados em abordagens simples e sem fundamentos, que deixam a margem uma parcela significativa da população. E sim, possibilitar práticas condizentes com a realidade na qual se encontra o educando. Buscando assim, suporte teórico metodológico a luz das concepções, das tendências e correntes pedagógicas, tentando extrair das mesmas, aquilo que elas têm de melhor, vendo dessa forma, que todas têm a sua parcela de contribuição e importância à educação, posto que, ambas permanecem vivas e ativas na prática dos professores e consequentemente, nas escolas, dando e compondo a base de sustentação para a obtenção do conhecimento, este função primeira da escola. |
description |
O presente trabalho trás na sua essência, uma abordagem sobre as principais práticas pedagógicas que são desenvolvidas nas escolas brasileiras, e das possibilidades advindas das suas utilizações, traduzidas no trabalho dos docentes que atuam no interior das salas de aula. Uma viagem teórica através do tempo e das idéias que permearam e que permeiam a ação do fazer pedagógico, como meio da obtenção do conhecimento, este por sua vez proporcionado pela educação institucional, a escola. Um mergulho que busca emergir para novos olhares e interpretações a cerca do fazer docente, não mais pautados em abordagens simples e sem fundamentos, que deixam a margem uma parcela significativa da população. E sim, possibilitar práticas condizentes com a realidade na qual se encontra o educando. Buscando assim, suporte teórico metodológico a luz das concepções, das tendências e correntes pedagógicas, tentando extrair das mesmas, aquilo que elas têm de melhor, vendo dessa forma, que todas têm a sua parcela de contribuição e importância à educação, posto que, ambas permanecem vivas e ativas na prática dos professores e consequentemente, nas escolas, dando e compondo a base de sustentação para a obtenção do conhecimento, este função primeira da escola. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/204 10.14295/idonline.v6i18.204 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/204 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v6i18.204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/204/283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Rafael Araújo Leal https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Rafael Araújo Leal https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 6, n. 18 (2012); 46-56 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037435303034880 |