PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peripolli, Odimar J.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3469
Resumo: Neste artigo proponho uma reflexão sobre nossa prática pedagogia, seu significado, caminhos, propostas; mostrar que existem “fórmulas” de se fazer educação e estas são mais simples do que imaginamos. Uma delas é começar as mudanças por nós mesmos e acreditar no depois. Mas, para que exista um depois, para que existam possibilidades de mudanças, é preciso acreditar na escola, conhecer a realidade, sair, descer até o cais e aprender com os tanoeiros e operários, pois sabemos que quanto mais nos aproximarmos da linguagem do povo, a fim de melhor compreende-la, mais seremos desafiados por ela. Se ensinar não for uma paixão para nós, se não acreditarmos na nossa profissão, como falarmos em mudanças? Enfim, é preciso conceber a educação brasileira como um esforço de clarificação da consciência crítica das massas, para que assim elas possam perceber sua realidade.
id UNEMAT-5_1214466e89cd3972b211ed0e084101cb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3469
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADESeducaçãoescolapráticas pedagógicasconhecimento do outroNeste artigo proponho uma reflexão sobre nossa prática pedagogia, seu significado, caminhos, propostas; mostrar que existem “fórmulas” de se fazer educação e estas são mais simples do que imaginamos. Uma delas é começar as mudanças por nós mesmos e acreditar no depois. Mas, para que exista um depois, para que existam possibilidades de mudanças, é preciso acreditar na escola, conhecer a realidade, sair, descer até o cais e aprender com os tanoeiros e operários, pois sabemos que quanto mais nos aproximarmos da linguagem do povo, a fim de melhor compreende-la, mais seremos desafiados por ela. Se ensinar não for uma paixão para nós, se não acreditarmos na nossa profissão, como falarmos em mudanças? Enfim, é preciso conceber a educação brasileira como um esforço de clarificação da consciência crítica das massas, para que assim elas possam perceber sua realidade.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3469Revista da Faculdade de Educação; v. 2 n. 1 (2004): (JAN/JUN); 208-2192178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3469/2761Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeripolli, Odimar J.2021-07-05T10:17:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3469Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:17:11Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES
title PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES
spellingShingle PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES
Peripolli, Odimar J.
educação
escola
práticas pedagógicas
conhecimento do outro
title_short PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES
title_full PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES
title_fullStr PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES
title_sort PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES
author Peripolli, Odimar J.
author_facet Peripolli, Odimar J.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peripolli, Odimar J.
dc.subject.por.fl_str_mv educação
escola
práticas pedagógicas
conhecimento do outro
topic educação
escola
práticas pedagógicas
conhecimento do outro
description Neste artigo proponho uma reflexão sobre nossa prática pedagogia, seu significado, caminhos, propostas; mostrar que existem “fórmulas” de se fazer educação e estas são mais simples do que imaginamos. Uma delas é começar as mudanças por nós mesmos e acreditar no depois. Mas, para que exista um depois, para que existam possibilidades de mudanças, é preciso acreditar na escola, conhecer a realidade, sair, descer até o cais e aprender com os tanoeiros e operários, pois sabemos que quanto mais nos aproximarmos da linguagem do povo, a fim de melhor compreende-la, mais seremos desafiados por ela. Se ensinar não for uma paixão para nós, se não acreditarmos na nossa profissão, como falarmos em mudanças? Enfim, é preciso conceber a educação brasileira como um esforço de clarificação da consciência crítica das massas, para que assim elas possam perceber sua realidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3469
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3469/2761
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 2 n. 1 (2004): (JAN/JUN); 208-219
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459404931072