Educação Intercultural e Integração Social: Uma Proposta Pedagógica para a Docência no Sistema de Ensino da Cidade de Parnamirim/PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Emanoel Jackson
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ifadireó, Miguel Melo, Albuquerque Filho, José Antônio de, Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1530
Resumo: O presente trabalho visa aprofundar as hodiernas discussões no ensino em torno dos currículos e práticas pedagógicas interculturais como mecanismo de inclusão de parcelas significativas de sujeitos em processos de ensino/ aprendizagem. Assim, observa-se que é demasiadamente importante debater a perspectiva de uma educação que vislumbre o Outro como ponto de partida, de encontro e de solidificação de suas habilidades e competências. O estudo teve como objetivo central analisar as posturas e os entendimentos dos professores que são parte do Sistema de Ensino Público da cidade de Parnamirim/PE. O referencial teórico, parte dos trabalhos oriundos de Luíza Alonso (2002), Ricardo Vieira (1996) e Tereza Sales (1994), respectivamente. A metodologia utilizada na pesquisa apresenta o caráter qualitativo de cunho bibliográfico, com observação participante e entrevistas estruturadas que foram aplicadas na Escola Municipal Centro Educacional Parnamirim Centenário, que atende crianças no ciclo de alfabetização, entre 6 e 8 anos de idade. O método de procedimento e coleta de dados se deu por meio de reuniões presenciais e aplicação de questionário no mês de setembro de 2018. Os achados nos permitiram perceber que a educação intercultural é muito mais do que um simples conceito; ela é um instrumento complementar e funcional para o sistema educacional, uma vez que permite ao educador encontrar e promover as habilidades e competências de seu corpo discente. Finalmente, conclui-se que é emergente a necessidade de adaptação curricular para o atendimento a Lei 11.645/2008, a qual apresenta-se como um possível mecanismo de combate ao preconceito e à discriminação de caráter étnico e racial a partir da escola. 
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