Educação Intercultural e Integração Social: Uma Proposta Pedagógica para a Docência no Sistema de Ensino da Cidade de Parnamirim/PE
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1530 |
Resumo: | O presente trabalho visa aprofundar as hodiernas discussões no ensino em torno dos currículos e práticas pedagógicas interculturais como mecanismo de inclusão de parcelas significativas de sujeitos em processos de ensino/ aprendizagem. Assim, observa-se que é demasiadamente importante debater a perspectiva de uma educação que vislumbre o Outro como ponto de partida, de encontro e de solidificação de suas habilidades e competências. O estudo teve como objetivo central analisar as posturas e os entendimentos dos professores que são parte do Sistema de Ensino Público da cidade de Parnamirim/PE. O referencial teórico, parte dos trabalhos oriundos de Luíza Alonso (2002), Ricardo Vieira (1996) e Tereza Sales (1994), respectivamente. A metodologia utilizada na pesquisa apresenta o caráter qualitativo de cunho bibliográfico, com observação participante e entrevistas estruturadas que foram aplicadas na Escola Municipal Centro Educacional Parnamirim Centenário, que atende crianças no ciclo de alfabetização, entre 6 e 8 anos de idade. O método de procedimento e coleta de dados se deu por meio de reuniões presenciais e aplicação de questionário no mês de setembro de 2018. Os achados nos permitiram perceber que a educação intercultural é muito mais do que um simples conceito; ela é um instrumento complementar e funcional para o sistema educacional, uma vez que permite ao educador encontrar e promover as habilidades e competências de seu corpo discente. Finalmente, conclui-se que é emergente a necessidade de adaptação curricular para o atendimento a Lei 11.645/2008, a qual apresenta-se como um possível mecanismo de combate ao preconceito e à discriminação de caráter étnico e racial a partir da escola. |
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Educação Intercultural e Integração Social: Uma Proposta Pedagógica para a Docência no Sistema de Ensino da Cidade de Parnamirim/PEAprimoramento curricular. Educação para a Diversidade. Educação para Libertação. Inclusão social. Entendimento das interculturalidades na escola.O presente trabalho visa aprofundar as hodiernas discussões no ensino em torno dos currículos e práticas pedagógicas interculturais como mecanismo de inclusão de parcelas significativas de sujeitos em processos de ensino/ aprendizagem. Assim, observa-se que é demasiadamente importante debater a perspectiva de uma educação que vislumbre o Outro como ponto de partida, de encontro e de solidificação de suas habilidades e competências. O estudo teve como objetivo central analisar as posturas e os entendimentos dos professores que são parte do Sistema de Ensino Público da cidade de Parnamirim/PE. O referencial teórico, parte dos trabalhos oriundos de Luíza Alonso (2002), Ricardo Vieira (1996) e Tereza Sales (1994), respectivamente. A metodologia utilizada na pesquisa apresenta o caráter qualitativo de cunho bibliográfico, com observação participante e entrevistas estruturadas que foram aplicadas na Escola Municipal Centro Educacional Parnamirim Centenário, que atende crianças no ciclo de alfabetização, entre 6 e 8 anos de idade. O método de procedimento e coleta de dados se deu por meio de reuniões presenciais e aplicação de questionário no mês de setembro de 2018. Os achados nos permitiram perceber que a educação intercultural é muito mais do que um simples conceito; ela é um instrumento complementar e funcional para o sistema educacional, uma vez que permite ao educador encontrar e promover as habilidades e competências de seu corpo discente. Finalmente, conclui-se que é emergente a necessidade de adaptação curricular para o atendimento a Lei 11.645/2008, a qual apresenta-se como um possível mecanismo de combate ao preconceito e à discriminação de caráter étnico e racial a partir da escola. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2018-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/153010.14295/idonline.v12i42.1530ID on line. Revista de psicologia; v. 12 n. 42 (2018): Suplemento 1; 759-7761981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1530/5860Copyright (c) 2021 Emanoel Jackson Lisboa, Miguel Melo Ifadireó, José Antônio de Albuquerque Filho, Maria do Socorro Cordeiro de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLisboa, Emanoel JacksonIfadireó, Miguel MeloAlbuquerque Filho, José Antônio deSousa, Maria do Socorro Cordeiro de2023-10-20T20:19:35Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/1530Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-10-20T20:19:35ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
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