Gestão Democrática Escolar: Conquistas e Desafios em uma Escola Pública de Pernambuco / Democratic School Management: Achievements and Challenges in a Public School in Pernambuco
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2893 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral investigar a presença da gestão democrática na escola de Referência em Ensino Médio Don Vieira, Nazaré da Mata (PE), analisando as conquistas e desafios. A metodologia quanto à abordagem foi qualitativa, pois possibilitou abranger com amplitude as discussões relacionadas ao tema de estudo. Além do que, trata-se de uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, documental e de campo. Utilizou-se como aporte teórico DALBEN (2004), GADOTTI e ROMÃO (2013), LIBÂNIO (2013), LUCK (2012) e PARO (2003). As ações, discursões e busca por fundamentação teórica direcionou a mergulhar na gestão escolar e democracia, enfatizando os avanços ocorridos até alcançarmos a gestão democrática. Enfatizou-se também a busca pela autonomia na gestão democrática, como também a democratização e descentralização da gestão escolar através do conselho escolar, conselho de classe, associação de pais, grêmio estudantil, dentre outros. As discussões realizadas por meio da análise da entrevista evidenciaram que a escola lócus desta pesquisa possui uma gestão democrática, sendo inegável a importância da participação da comunidade nas conquistas e desafios a fim de garantir a democratização da gestão escolar. |
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Gestão Democrática Escolar: Conquistas e Desafios em uma Escola Pública de Pernambuco / Democratic School Management: Achievements and Challenges in a Public School in PernambucoEducação. Políticas públicas. TransparênciaResumo: O presente artigo tem como objetivo geral investigar a presença da gestão democrática na escola de Referência em Ensino Médio Don Vieira, Nazaré da Mata (PE), analisando as conquistas e desafios. A metodologia quanto à abordagem foi qualitativa, pois possibilitou abranger com amplitude as discussões relacionadas ao tema de estudo. Além do que, trata-se de uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, documental e de campo. Utilizou-se como aporte teórico DALBEN (2004), GADOTTI e ROMÃO (2013), LIBÂNIO (2013), LUCK (2012) e PARO (2003). As ações, discursões e busca por fundamentação teórica direcionou a mergulhar na gestão escolar e democracia, enfatizando os avanços ocorridos até alcançarmos a gestão democrática. Enfatizou-se também a busca pela autonomia na gestão democrática, como também a democratização e descentralização da gestão escolar através do conselho escolar, conselho de classe, associação de pais, grêmio estudantil, dentre outros. As discussões realizadas por meio da análise da entrevista evidenciaram que a escola lócus desta pesquisa possui uma gestão democrática, sendo inegável a importância da participação da comunidade nas conquistas e desafios a fim de garantir a democratização da gestão escolar. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Natália Maria daAlbuquerque, José de LimaMoraes Filho, Rodolfo Araújo deSousa, João Morais deMarinho, Giovanni Giuseppe da Nobrega2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/289310.14295/idonline.v14i53.2893ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 661-6771981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2893/4532Direitos autorais 2021 Natália Maria da Silva, José de Lima Albuquerque, Rodolfo Araújo de Moraes Filho, João Morais de Sousa, Giovanni Giuseppe da Nobrega Marinhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:19Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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