O Gestor Escolar e a Gestão Democrática: papéis e desafios. School Manager and Democratic Management: roles and challenges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alonso, Kátia Morosov
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Monteiro, Tereza Leones
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/395
Resumo: O estudo analisa a gestão democrática e o papel do gestor na condução dos processos democráticos na escola, ancorando-se teoricamente em revisão bibliográfica sobre esse tema. Tem-se, pela pesquisa, que para os integrantes da escola, os organismos a serem apropriados mais autonomamente, são ainda pouco significativos, já que não se reconhecem como participantes ativos no destino destas instituições. No entanto, no movimento de “idas e vindas” na consolidação da gestão democrática, surgem entendimentos que insistem na ideia de que o gestor escolar, em “luta” constante contra os “desvios” numa atuação de natureza mais democrática, busca e constrói sentidos em seu trabalho “arejando-o”. Conclui-se que o gestor escolar aspira atingir objetivos transcendentes a sua função profissional, limitando, o papel de mediador que lhe é conferido.
id UFMT-3_a9cdf17bc9b8510d88bd6c2c8adcca8d
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/395
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O Gestor Escolar e a Gestão Democrática: papéis e desafios. School Manager and Democratic Management: roles and challengesGestão Democrática. Gestor Escolar. Participação. Autonomia.Gestão democrática.O estudo analisa a gestão democrática e o papel do gestor na condução dos processos democráticos na escola, ancorando-se teoricamente em revisão bibliográfica sobre esse tema. Tem-se, pela pesquisa, que para os integrantes da escola, os organismos a serem apropriados mais autonomamente, são ainda pouco significativos, já que não se reconhecem como participantes ativos no destino destas instituições. No entanto, no movimento de “idas e vindas” na consolidação da gestão democrática, surgem entendimentos que insistem na ideia de que o gestor escolar, em “luta” constante contra os “desvios” numa atuação de natureza mais democrática, busca e constrói sentidos em seu trabalho “arejando-o”. Conclui-se que o gestor escolar aspira atingir objetivos transcendentes a sua função profissional, limitando, o papel de mediador que lhe é conferido.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/39510.29286/rep.v18i38.395Revista de Educação Pública; v. 18 n. 38 (2009): Revista de Educação Pública, set./dez. 2009; 519-5312238-20970104-596210.29286/rep.v18i38reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/395/361Alonso, Kátia MorosovMonteiro, Tereza Leonesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:28Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/395Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:28Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O Gestor Escolar e a Gestão Democrática: papéis e desafios. School Manager and Democratic Management: roles and challenges
title O Gestor Escolar e a Gestão Democrática: papéis e desafios. School Manager and Democratic Management: roles and challenges
spellingShingle O Gestor Escolar e a Gestão Democrática: papéis e desafios. School Manager and Democratic Management: roles and challenges
Alonso, Kátia Morosov
Gestão Democrática. Gestor Escolar. Participação. Autonomia.
Gestão democrática.
title_short O Gestor Escolar e a Gestão Democrática: papéis e desafios. School Manager and Democratic Management: roles and challenges
title_full O Gestor Escolar e a Gestão Democrática: papéis e desafios. School Manager and Democratic Management: roles and challenges
title_fullStr O Gestor Escolar e a Gestão Democrática: papéis e desafios. School Manager and Democratic Management: roles and challenges
title_full_unstemmed O Gestor Escolar e a Gestão Democrática: papéis e desafios. School Manager and Democratic Management: roles and challenges
title_sort O Gestor Escolar e a Gestão Democrática: papéis e desafios. School Manager and Democratic Management: roles and challenges
author Alonso, Kátia Morosov
author_facet Alonso, Kátia Morosov
Monteiro, Tereza Leones
author_role author
author2 Monteiro, Tereza Leones
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alonso, Kátia Morosov
Monteiro, Tereza Leones
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Democrática. Gestor Escolar. Participação. Autonomia.
Gestão democrática.
topic Gestão Democrática. Gestor Escolar. Participação. Autonomia.
Gestão democrática.
description O estudo analisa a gestão democrática e o papel do gestor na condução dos processos democráticos na escola, ancorando-se teoricamente em revisão bibliográfica sobre esse tema. Tem-se, pela pesquisa, que para os integrantes da escola, os organismos a serem apropriados mais autonomamente, são ainda pouco significativos, já que não se reconhecem como participantes ativos no destino destas instituições. No entanto, no movimento de “idas e vindas” na consolidação da gestão democrática, surgem entendimentos que insistem na ideia de que o gestor escolar, em “luta” constante contra os “desvios” numa atuação de natureza mais democrática, busca e constrói sentidos em seu trabalho “arejando-o”. Conclui-se que o gestor escolar aspira atingir objetivos transcendentes a sua função profissional, limitando, o papel de mediador que lhe é conferido.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/395
10.29286/rep.v18i38.395
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/395
identifier_str_mv 10.29286/rep.v18i38.395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/395/361
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 18 n. 38 (2009): Revista de Educação Pública, set./dez. 2009; 519-531
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v18i38
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711214691942400