A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2745 |
Resumo: | Resumo: O trabalho apresentado é resultado de um estudo e pesquisa sobre a participação da família no processo de aprendizagem de alunos da Educação Infantil, com o objetivo de auxiliar a escola a dar os passos necessários ao cumprimento do dever social de ter uma relação de qualidade com as famílias. Para a realização deste trabalho, foram desenvolvidos métodos inovadores: pesquisas bibliográficas em materiais disponibilizados na internet, considerando os autores Bock 2000, Freire 2004, Freitas 2006, Lacan 1980, Libâneo 2010, Paro 2010, Prado, 2013, Seagoe 2011, Szymanski 2015 e Zago 2012 que versam sobre o tema e fundamentam esse artigo, entrevistas e conversas com pais de alunos, membros do conselho escolar e professores, via WhatsApp Facebook e telefone em virtude da pandemia que estamos enfrentando a nível mundial com o COVID-19 e das escolas fechadas, em busca de conhecer os mecanismos para a família acompanhar a vida escolar de seus filhos, de forma eficaz e com maior responsabilidade. Percebeu-se que quando a família é envolvida no processo pedagógico, ela se sente mais envolvida e disposta a colaborar e a escola precisa proporcionar às crianças a vivência da criatividade, do lúdico, da cooperação, da participação e do exercício da cidadania. Conclui-se que a educação infantil desenvolvida com essa visão promoverá uma educação de qualidade e principalmente se escola e família caminharem juntas, com o mesmo propósito, garantindo educação e cidadania às crianças que buscam escolas públicas. Constatou-se que os pais investigados consideram importante sua participação no processo escolar dos filhos, embora essa participação ainda deixe a desejar tanto por parte dos pais quanto da escola, pela forma como a veem. |
id |
IPES_1db64439dbb3922fb1e732bbbfb0b868 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2745 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood EducationFamília. Escola. AprendizagemResumo: O trabalho apresentado é resultado de um estudo e pesquisa sobre a participação da família no processo de aprendizagem de alunos da Educação Infantil, com o objetivo de auxiliar a escola a dar os passos necessários ao cumprimento do dever social de ter uma relação de qualidade com as famílias. Para a realização deste trabalho, foram desenvolvidos métodos inovadores: pesquisas bibliográficas em materiais disponibilizados na internet, considerando os autores Bock 2000, Freire 2004, Freitas 2006, Lacan 1980, Libâneo 2010, Paro 2010, Prado, 2013, Seagoe 2011, Szymanski 2015 e Zago 2012 que versam sobre o tema e fundamentam esse artigo, entrevistas e conversas com pais de alunos, membros do conselho escolar e professores, via WhatsApp Facebook e telefone em virtude da pandemia que estamos enfrentando a nível mundial com o COVID-19 e das escolas fechadas, em busca de conhecer os mecanismos para a família acompanhar a vida escolar de seus filhos, de forma eficaz e com maior responsabilidade. Percebeu-se que quando a família é envolvida no processo pedagógico, ela se sente mais envolvida e disposta a colaborar e a escola precisa proporcionar às crianças a vivência da criatividade, do lúdico, da cooperação, da participação e do exercício da cidadania. Conclui-se que a educação infantil desenvolvida com essa visão promoverá uma educação de qualidade e principalmente se escola e família caminharem juntas, com o mesmo propósito, garantindo educação e cidadania às crianças que buscam escolas públicas. Constatou-se que os pais investigados consideram importante sua participação no processo escolar dos filhos, embora essa participação ainda deixe a desejar tanto por parte dos pais quanto da escola, pela forma como a veem. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAraújo, Juliana Leite deFrança, Aurênia Pereira de2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/274510.14295/idonline.v14i52.2745ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 633-6441981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2745/4338Direitos autorais 2021 Juliana Leite de Araújo, Aurênia Pereira de Françahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education |
title |
A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education |
spellingShingle |
A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education Araújo, Juliana Leite de Família. Escola. Aprendizagem |
title_short |
A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education |
title_full |
A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education |
title_fullStr |
A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education |
title_full_unstemmed |
A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education |
title_sort |
A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education |
author |
Araújo, Juliana Leite de |
author_facet |
Araújo, Juliana Leite de França, Aurênia Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
França, Aurênia Pereira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Juliana Leite de França, Aurênia Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família. Escola. Aprendizagem |
topic |
Família. Escola. Aprendizagem |
description |
Resumo: O trabalho apresentado é resultado de um estudo e pesquisa sobre a participação da família no processo de aprendizagem de alunos da Educação Infantil, com o objetivo de auxiliar a escola a dar os passos necessários ao cumprimento do dever social de ter uma relação de qualidade com as famílias. Para a realização deste trabalho, foram desenvolvidos métodos inovadores: pesquisas bibliográficas em materiais disponibilizados na internet, considerando os autores Bock 2000, Freire 2004, Freitas 2006, Lacan 1980, Libâneo 2010, Paro 2010, Prado, 2013, Seagoe 2011, Szymanski 2015 e Zago 2012 que versam sobre o tema e fundamentam esse artigo, entrevistas e conversas com pais de alunos, membros do conselho escolar e professores, via WhatsApp Facebook e telefone em virtude da pandemia que estamos enfrentando a nível mundial com o COVID-19 e das escolas fechadas, em busca de conhecer os mecanismos para a família acompanhar a vida escolar de seus filhos, de forma eficaz e com maior responsabilidade. Percebeu-se que quando a família é envolvida no processo pedagógico, ela se sente mais envolvida e disposta a colaborar e a escola precisa proporcionar às crianças a vivência da criatividade, do lúdico, da cooperação, da participação e do exercício da cidadania. Conclui-se que a educação infantil desenvolvida com essa visão promoverá uma educação de qualidade e principalmente se escola e família caminharem juntas, com o mesmo propósito, garantindo educação e cidadania às crianças que buscam escolas públicas. Constatou-se que os pais investigados consideram importante sua participação no processo escolar dos filhos, embora essa participação ainda deixe a desejar tanto por parte dos pais quanto da escola, pela forma como a veem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2745 10.14295/idonline.v14i52.2745 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2745 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i52.2745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2745/4338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Juliana Leite de Araújo, Aurênia Pereira de França https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Juliana Leite de Araújo, Aurênia Pereira de França https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 633-644 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053951162449920 |