A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Juliana Leite de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: França, Aurênia Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2745
Resumo: Resumo: O trabalho apresentado é resultado de um estudo e pesquisa sobre a participação da família no processo de aprendizagem de alunos da Educação Infantil, com o objetivo de auxiliar a escola a dar os passos necessários ao cumprimento do dever social de ter uma relação de qualidade com as famílias. Para a realização deste trabalho, foram desenvolvidos métodos inovadores: pesquisas bibliográficas em materiais disponibilizados na internet, considerando os autores Bock 2000, Freire 2004, Freitas 2006, Lacan 1980, Libâneo 2010, Paro 2010, Prado, 2013, Seagoe 2011, Szymanski 2015 e Zago 2012 que versam sobre o tema e fundamentam esse artigo, entrevistas e conversas com pais de alunos, membros do conselho escolar e professores, via WhatsApp Facebook e telefone em virtude da pandemia que estamos enfrentando a nível mundial com o COVID-19 e das escolas fechadas, em busca de conhecer os mecanismos para a família acompanhar a vida escolar de seus filhos, de forma eficaz e com maior responsabilidade. Percebeu-se que quando a família é envolvida no processo pedagógico, ela se sente mais envolvida e disposta a colaborar e a escola precisa proporcionar às crianças a vivência da criatividade, do lúdico, da cooperação, da participação e do exercício da cidadania. Conclui-se que a educação infantil desenvolvida com essa visão promoverá uma educação de qualidade e principalmente se escola e família caminharem juntas, com o mesmo propósito, garantindo educação e cidadania às crianças que buscam escolas públicas. Constatou-se que os pais investigados consideram importante sua participação no processo escolar dos filhos, embora essa participação ainda deixe a desejar tanto por parte dos pais quanto da escola, pela forma como a veem. 
id IPES_1db64439dbb3922fb1e732bbbfb0b868
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2745
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood EducationFamília. Escola. AprendizagemResumo: O trabalho apresentado é resultado de um estudo e pesquisa sobre a participação da família no processo de aprendizagem de alunos da Educação Infantil, com o objetivo de auxiliar a escola a dar os passos necessários ao cumprimento do dever social de ter uma relação de qualidade com as famílias. Para a realização deste trabalho, foram desenvolvidos métodos inovadores: pesquisas bibliográficas em materiais disponibilizados na internet, considerando os autores Bock 2000, Freire 2004, Freitas 2006, Lacan 1980, Libâneo 2010, Paro 2010, Prado, 2013, Seagoe 2011, Szymanski 2015 e Zago 2012 que versam sobre o tema e fundamentam esse artigo, entrevistas e conversas com pais de alunos, membros do conselho escolar e professores, via WhatsApp Facebook e telefone em virtude da pandemia que estamos enfrentando a nível mundial com o COVID-19 e das escolas fechadas, em busca de conhecer os mecanismos para a família acompanhar a vida escolar de seus filhos, de forma eficaz e com maior responsabilidade. Percebeu-se que quando a família é envolvida no processo pedagógico, ela se sente mais envolvida e disposta a colaborar e a escola precisa proporcionar às crianças a vivência da criatividade, do lúdico, da cooperação, da participação e do exercício da cidadania. Conclui-se que a educação infantil desenvolvida com essa visão promoverá uma educação de qualidade e principalmente se escola e família caminharem juntas, com o mesmo propósito, garantindo educação e cidadania às crianças que buscam escolas públicas. Constatou-se que os pais investigados consideram importante sua participação no processo escolar dos filhos, embora essa participação ainda deixe a desejar tanto por parte dos pais quanto da escola, pela forma como a veem. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAraújo, Juliana Leite deFrança, Aurênia Pereira de2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/274510.14295/idonline.v14i52.2745ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 633-6441981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2745/4338Direitos autorais 2021 Juliana Leite de Araújo, Aurênia Pereira de Françahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education
title A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education
spellingShingle A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education
Araújo, Juliana Leite de
Família. Escola. Aprendizagem
title_short A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education
title_full A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education
title_fullStr A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education
title_full_unstemmed A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education
title_sort A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education
author Araújo, Juliana Leite de
author_facet Araújo, Juliana Leite de
França, Aurênia Pereira de
author_role author
author2 França, Aurênia Pereira de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Juliana Leite de
França, Aurênia Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Família. Escola. Aprendizagem
topic Família. Escola. Aprendizagem
description Resumo: O trabalho apresentado é resultado de um estudo e pesquisa sobre a participação da família no processo de aprendizagem de alunos da Educação Infantil, com o objetivo de auxiliar a escola a dar os passos necessários ao cumprimento do dever social de ter uma relação de qualidade com as famílias. Para a realização deste trabalho, foram desenvolvidos métodos inovadores: pesquisas bibliográficas em materiais disponibilizados na internet, considerando os autores Bock 2000, Freire 2004, Freitas 2006, Lacan 1980, Libâneo 2010, Paro 2010, Prado, 2013, Seagoe 2011, Szymanski 2015 e Zago 2012 que versam sobre o tema e fundamentam esse artigo, entrevistas e conversas com pais de alunos, membros do conselho escolar e professores, via WhatsApp Facebook e telefone em virtude da pandemia que estamos enfrentando a nível mundial com o COVID-19 e das escolas fechadas, em busca de conhecer os mecanismos para a família acompanhar a vida escolar de seus filhos, de forma eficaz e com maior responsabilidade. Percebeu-se que quando a família é envolvida no processo pedagógico, ela se sente mais envolvida e disposta a colaborar e a escola precisa proporcionar às crianças a vivência da criatividade, do lúdico, da cooperação, da participação e do exercício da cidadania. Conclui-se que a educação infantil desenvolvida com essa visão promoverá uma educação de qualidade e principalmente se escola e família caminharem juntas, com o mesmo propósito, garantindo educação e cidadania às crianças que buscam escolas públicas. Constatou-se que os pais investigados consideram importante sua participação no processo escolar dos filhos, embora essa participação ainda deixe a desejar tanto por parte dos pais quanto da escola, pela forma como a veem. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2745
10.14295/idonline.v14i52.2745
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2745
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i52.2745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2745/4338
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Juliana Leite de Araújo, Aurênia Pereira de França
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Juliana Leite de Araújo, Aurênia Pereira de França
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 633-644
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053951162449920