A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cydriane Cristina Araújo de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sena, Bethânia Alves, Marques, Marilene dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v12i42.1346
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1346
Resumo: O presente trabalho constitui-se em um recorte de pesquisa bibliográfica mais ampla que objetivou analisar a sobre a temática da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como Proposta Educacional no Ensino Bilíngue para alunos com surdez no município de Belém. Dessa forma, o trabalho discute como está sendo atribuídas as práticas educativas. Nesse sentido, levantou-se o seguinte questionamento acerca de que propostas educativas estão sendo utilizadas para os alunos com surdez nas series iniciais, no que diz respeito à literatura pesquisada com conhecimentos de alguns estudiosos da área, entre eles: Ferreira (2006) Lacerda(2000) Skilar(1999) Sanches(1993). Assim, buscou-se pensar numa inclusão para todos, onde surdos e ouvintes possam e devam aprender juntos caracterizando, dessa forma, um movimento eficaz dentro da educação inclusiva.
id IPES_1e31422058a0df0fa77970c1d60f8b0e
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1346
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de BelémFormação Docente, Bilinguismo, Língua de SinaisO presente trabalho constitui-se em um recorte de pesquisa bibliográfica mais ampla que objetivou analisar a sobre a temática da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como Proposta Educacional no Ensino Bilíngue para alunos com surdez no município de Belém. Dessa forma, o trabalho discute como está sendo atribuídas as práticas educativas. Nesse sentido, levantou-se o seguinte questionamento acerca de que propostas educativas estão sendo utilizadas para os alunos com surdez nas series iniciais, no que diz respeito à literatura pesquisada com conhecimentos de alguns estudiosos da área, entre eles: Ferreira (2006) Lacerda(2000) Skilar(1999) Sanches(1993). Assim, buscou-se pensar numa inclusão para todos, onde surdos e ouvintes possam e devam aprender juntos caracterizando, dessa forma, um movimento eficaz dentro da educação inclusiva.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSousa, Cydriane Cristina Araújo deSena, Bethânia AlvesMarques, Marilene dos Santos2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/134610.14295/idonline.v12i42.1346ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 503-5101981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1346/2123https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1346/128Direitos autorais 2021 Cydriane Cristina Araújo de Sousa, Bethânia Alves Sena, Marilene dos Santos Marqueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém
title A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém
spellingShingle A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém
A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém
Sousa, Cydriane Cristina Araújo de
Formação Docente, Bilinguismo, Língua de Sinais
Sousa, Cydriane Cristina Araújo de
Formação Docente, Bilinguismo, Língua de Sinais
title_short A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém
title_full A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém
title_fullStr A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém
A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém
title_full_unstemmed A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém
A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém
title_sort A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém
author Sousa, Cydriane Cristina Araújo de
author_facet Sousa, Cydriane Cristina Araújo de
Sousa, Cydriane Cristina Araújo de
Sena, Bethânia Alves
Marques, Marilene dos Santos
Sena, Bethânia Alves
Marques, Marilene dos Santos
author_role author
author2 Sena, Bethânia Alves
Marques, Marilene dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Cydriane Cristina Araújo de
Sena, Bethânia Alves
Marques, Marilene dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente, Bilinguismo, Língua de Sinais
topic Formação Docente, Bilinguismo, Língua de Sinais
description O presente trabalho constitui-se em um recorte de pesquisa bibliográfica mais ampla que objetivou analisar a sobre a temática da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como Proposta Educacional no Ensino Bilíngue para alunos com surdez no município de Belém. Dessa forma, o trabalho discute como está sendo atribuídas as práticas educativas. Nesse sentido, levantou-se o seguinte questionamento acerca de que propostas educativas estão sendo utilizadas para os alunos com surdez nas series iniciais, no que diz respeito à literatura pesquisada com conhecimentos de alguns estudiosos da área, entre eles: Ferreira (2006) Lacerda(2000) Skilar(1999) Sanches(1993). Assim, buscou-se pensar numa inclusão para todos, onde surdos e ouvintes possam e devam aprender juntos caracterizando, dessa forma, um movimento eficaz dentro da educação inclusiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1346
10.14295/idonline.v12i42.1346
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1346
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i42.1346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1346/2123
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1346/128
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 503-510
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822108122096861184
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v12i42.1346