A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v12i42.1346 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1346 |
Resumo: | O presente trabalho constitui-se em um recorte de pesquisa bibliográfica mais ampla que objetivou analisar a sobre a temática da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como Proposta Educacional no Ensino Bilíngue para alunos com surdez no município de Belém. Dessa forma, o trabalho discute como está sendo atribuídas as práticas educativas. Nesse sentido, levantou-se o seguinte questionamento acerca de que propostas educativas estão sendo utilizadas para os alunos com surdez nas series iniciais, no que diz respeito à literatura pesquisada com conhecimentos de alguns estudiosos da área, entre eles: Ferreira (2006) Lacerda(2000) Skilar(1999) Sanches(1993). Assim, buscou-se pensar numa inclusão para todos, onde surdos e ouvintes possam e devam aprender juntos caracterizando, dessa forma, um movimento eficaz dentro da educação inclusiva. |
id |
IPES_1e31422058a0df0fa77970c1d60f8b0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1346 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de BelémFormação Docente, Bilinguismo, Língua de SinaisO presente trabalho constitui-se em um recorte de pesquisa bibliográfica mais ampla que objetivou analisar a sobre a temática da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como Proposta Educacional no Ensino Bilíngue para alunos com surdez no município de Belém. Dessa forma, o trabalho discute como está sendo atribuídas as práticas educativas. Nesse sentido, levantou-se o seguinte questionamento acerca de que propostas educativas estão sendo utilizadas para os alunos com surdez nas series iniciais, no que diz respeito à literatura pesquisada com conhecimentos de alguns estudiosos da área, entre eles: Ferreira (2006) Lacerda(2000) Skilar(1999) Sanches(1993). Assim, buscou-se pensar numa inclusão para todos, onde surdos e ouvintes possam e devam aprender juntos caracterizando, dessa forma, um movimento eficaz dentro da educação inclusiva.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSousa, Cydriane Cristina Araújo deSena, Bethânia AlvesMarques, Marilene dos Santos2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/134610.14295/idonline.v12i42.1346ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 503-5101981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1346/2123https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1346/128Direitos autorais 2021 Cydriane Cristina Araújo de Sousa, Bethânia Alves Sena, Marilene dos Santos Marqueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém |
title |
A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém |
spellingShingle |
A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém Sousa, Cydriane Cristina Araújo de Formação Docente, Bilinguismo, Língua de Sinais Sousa, Cydriane Cristina Araújo de Formação Docente, Bilinguismo, Língua de Sinais |
title_short |
A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém |
title_full |
A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém |
title_fullStr |
A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém |
title_full_unstemmed |
A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém |
title_sort |
A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém |
author |
Sousa, Cydriane Cristina Araújo de |
author_facet |
Sousa, Cydriane Cristina Araújo de Sousa, Cydriane Cristina Araújo de Sena, Bethânia Alves Marques, Marilene dos Santos Sena, Bethânia Alves Marques, Marilene dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Sena, Bethânia Alves Marques, Marilene dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Cydriane Cristina Araújo de Sena, Bethânia Alves Marques, Marilene dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente, Bilinguismo, Língua de Sinais |
topic |
Formação Docente, Bilinguismo, Língua de Sinais |
description |
O presente trabalho constitui-se em um recorte de pesquisa bibliográfica mais ampla que objetivou analisar a sobre a temática da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como Proposta Educacional no Ensino Bilíngue para alunos com surdez no município de Belém. Dessa forma, o trabalho discute como está sendo atribuídas as práticas educativas. Nesse sentido, levantou-se o seguinte questionamento acerca de que propostas educativas estão sendo utilizadas para os alunos com surdez nas series iniciais, no que diz respeito à literatura pesquisada com conhecimentos de alguns estudiosos da área, entre eles: Ferreira (2006) Lacerda(2000) Skilar(1999) Sanches(1993). Assim, buscou-se pensar numa inclusão para todos, onde surdos e ouvintes possam e devam aprender juntos caracterizando, dessa forma, um movimento eficaz dentro da educação inclusiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1346 10.14295/idonline.v12i42.1346 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1346 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i42.1346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1346/2123 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1346/128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 503-510 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822108122096861184 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/idonline.v12i42.1346 |