A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Sandra Rosa
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000004vrm
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2763
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_200ca048740a19340366a95691641e90
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2763
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüeLíngua de sinaisLíngua portuguesaBilinguismoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Este trabalho apresenta uma discussão teórica frente a estudos realizados sobre o tema da aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização de alunos surdos a partir de um espaço educacional bilíngüe. Nesse sentido, procurei buscar referenciais teóricos consistentes que irão ampliar conhecimentos já sabidos e conseqüentemente assimilar novos, que irão contribuir na minha prática pedagógica. Com os estudos focados nas questões sobre língua, processo de alfabetização e educação bilíngüe, o presente trabalho encontra-se inserido na Linha de Pesquisa em Educação de surdos e Estudos Culturais em Educação. O tema a respeito da educação de surdos envolve também assuntos como cultura e identidade que são fatores fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do aluno surdo. Não menos importante é o conhecimento que todas as pessoas envolvidas no cotidiano escolar desses alunos devem ter sobre as diferenças lingüísticas entre as duas línguas envolvidas no processo educacional da criança surda, que são a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoCamillo, Camila Righi MedeirosMarques, Sandra Rosa2017-04-13T13:59:51Z2017-04-13T13:59:51Z2010-10-222010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2763ark:/26339/0013000004vrmporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-07-06T22:19:30Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2763Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-07-06T22:19:30Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe
title A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe
spellingShingle A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe
Marques, Sandra Rosa
Língua de sinais
Língua portuguesa
Bilinguismo
title_short A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe
title_full A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe
title_fullStr A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe
title_full_unstemmed A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe
title_sort A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe
author Marques, Sandra Rosa
author_facet Marques, Sandra Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camillo, Camila Righi Medeiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Sandra Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Língua de sinais
Língua portuguesa
Bilinguismo
topic Língua de sinais
Língua portuguesa
Bilinguismo
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-22
2010
2017-04-13T13:59:51Z
2017-04-13T13:59:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2763
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000004vrm
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2763
identifier_str_mv ark:/26339/0013000004vrm
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172283949383680