A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000004vrm |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2763 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_200ca048740a19340366a95691641e90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2763 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüeLíngua de sinaisLíngua portuguesaBilinguismoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Este trabalho apresenta uma discussão teórica frente a estudos realizados sobre o tema da aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização de alunos surdos a partir de um espaço educacional bilíngüe. Nesse sentido, procurei buscar referenciais teóricos consistentes que irão ampliar conhecimentos já sabidos e conseqüentemente assimilar novos, que irão contribuir na minha prática pedagógica. Com os estudos focados nas questões sobre língua, processo de alfabetização e educação bilíngüe, o presente trabalho encontra-se inserido na Linha de Pesquisa em Educação de surdos e Estudos Culturais em Educação. O tema a respeito da educação de surdos envolve também assuntos como cultura e identidade que são fatores fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do aluno surdo. Não menos importante é o conhecimento que todas as pessoas envolvidas no cotidiano escolar desses alunos devem ter sobre as diferenças lingüísticas entre as duas línguas envolvidas no processo educacional da criança surda, que são a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoCamillo, Camila Righi MedeirosMarques, Sandra Rosa2017-04-13T13:59:51Z2017-04-13T13:59:51Z2010-10-222010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2763ark:/26339/0013000004vrmporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-07-06T22:19:30Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2763Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-07-06T22:19:30Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe |
title |
A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe |
spellingShingle |
A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe Marques, Sandra Rosa Língua de sinais Língua portuguesa Bilinguismo |
title_short |
A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe |
title_full |
A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe |
title_fullStr |
A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe |
title_full_unstemmed |
A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe |
title_sort |
A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe |
author |
Marques, Sandra Rosa |
author_facet |
Marques, Sandra Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camillo, Camila Righi Medeiros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Sandra Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua de sinais Língua portuguesa Bilinguismo |
topic |
Língua de sinais Língua portuguesa Bilinguismo |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-22 2010 2017-04-13T13:59:51Z 2017-04-13T13:59:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2763 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000004vrm |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2763 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000004vrm |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172283949383680 |