O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1349 |
Resumo: | O voluntariado, apesar de não ser um fenômeno recente, passou a ter maior visibilidade e a fazer parte das políticas governamentais de vários países após o ano de 2001 ter sido eleito o Ano Internacional do Voluntariado. No Brasil, o governo federal reconhecendo a importância do voluntariado para a coesão e o desenvolvimento da sociedade, expediu o Decreto nº 9.149/2017, instituindo o Programa Nacional de Voluntariado (PNV) e enfatizando a necessidade de parceria entre Estado, sociedade e o setor privado para fomentar o trabalho voluntário. Entre outros objetivos do PNV, foi estabelecido que caberá aos órgãos da Administração Pública Federal estimular o voluntariado e incentivar os servidores a praticarem esse tipo de atividade. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar a percepção do voluntariado a partir da perspectiva dos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para tanto, a metodologia adotada foi de abordagem quantitativa, utilizando um questionário e os instrumentos: Inventário de Funções do Voluntariado (IFV) e também a Bateria de Personalidade Pró-social (BPP), que são validados a nível nacional, contemplando uma amostra de 161 TAEs. Obteve-se com o resultado dados significativos para auxiliar a Univasf, e, possivelmente, outras universidades públicas, a formular políticas e ações de estímulo e incentivo a atividades voluntárias entre seus servidores públicos, atentando-se para as particularidades do público-alvo, desde a sua percepção até a motivação. |
id |
IPES_1f2985fb6bb73e66b9e8d18677d5ada3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1349 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)Voluntariado. Percepção. Motivação. Serviço Público Federal. Técnico-administrativo em educação. Universidade.O voluntariado, apesar de não ser um fenômeno recente, passou a ter maior visibilidade e a fazer parte das políticas governamentais de vários países após o ano de 2001 ter sido eleito o Ano Internacional do Voluntariado. No Brasil, o governo federal reconhecendo a importância do voluntariado para a coesão e o desenvolvimento da sociedade, expediu o Decreto nº 9.149/2017, instituindo o Programa Nacional de Voluntariado (PNV) e enfatizando a necessidade de parceria entre Estado, sociedade e o setor privado para fomentar o trabalho voluntário. Entre outros objetivos do PNV, foi estabelecido que caberá aos órgãos da Administração Pública Federal estimular o voluntariado e incentivar os servidores a praticarem esse tipo de atividade. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar a percepção do voluntariado a partir da perspectiva dos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para tanto, a metodologia adotada foi de abordagem quantitativa, utilizando um questionário e os instrumentos: Inventário de Funções do Voluntariado (IFV) e também a Bateria de Personalidade Pró-social (BPP), que são validados a nível nacional, contemplando uma amostra de 161 TAEs. Obteve-se com o resultado dados significativos para auxiliar a Univasf, e, possivelmente, outras universidades públicas, a formular políticas e ações de estímulo e incentivo a atividades voluntárias entre seus servidores públicos, atentando-se para as particularidades do público-alvo, desde a sua percepção até a motivação.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRibeiro, Dâmaris YanaPinheiro, Francisco AlvesRodrigues Sampaio, Leonardo2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/134910.14295/idonline.v12i42.1349ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018); 659-6801981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1349/1946Direitos autorais 2021 Dâmaris Yana Ribeiro, Francisco Alves Pinheiro, Leonardo Rodrigues Sampaiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-09T13:24:06Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) |
title |
O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) |
spellingShingle |
O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) Ribeiro, Dâmaris Yana Voluntariado. Percepção. Motivação. Serviço Público Federal. Técnico-administrativo em educação. Universidade. |
title_short |
O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) |
title_full |
O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) |
title_fullStr |
O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) |
title_full_unstemmed |
O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) |
title_sort |
O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) |
author |
Ribeiro, Dâmaris Yana |
author_facet |
Ribeiro, Dâmaris Yana Pinheiro, Francisco Alves Rodrigues Sampaio, Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Francisco Alves Rodrigues Sampaio, Leonardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Dâmaris Yana Pinheiro, Francisco Alves Rodrigues Sampaio, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voluntariado. Percepção. Motivação. Serviço Público Federal. Técnico-administrativo em educação. Universidade. |
topic |
Voluntariado. Percepção. Motivação. Serviço Público Federal. Técnico-administrativo em educação. Universidade. |
description |
O voluntariado, apesar de não ser um fenômeno recente, passou a ter maior visibilidade e a fazer parte das políticas governamentais de vários países após o ano de 2001 ter sido eleito o Ano Internacional do Voluntariado. No Brasil, o governo federal reconhecendo a importância do voluntariado para a coesão e o desenvolvimento da sociedade, expediu o Decreto nº 9.149/2017, instituindo o Programa Nacional de Voluntariado (PNV) e enfatizando a necessidade de parceria entre Estado, sociedade e o setor privado para fomentar o trabalho voluntário. Entre outros objetivos do PNV, foi estabelecido que caberá aos órgãos da Administração Pública Federal estimular o voluntariado e incentivar os servidores a praticarem esse tipo de atividade. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar a percepção do voluntariado a partir da perspectiva dos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para tanto, a metodologia adotada foi de abordagem quantitativa, utilizando um questionário e os instrumentos: Inventário de Funções do Voluntariado (IFV) e também a Bateria de Personalidade Pró-social (BPP), que são validados a nível nacional, contemplando uma amostra de 161 TAEs. Obteve-se com o resultado dados significativos para auxiliar a Univasf, e, possivelmente, outras universidades públicas, a formular políticas e ações de estímulo e incentivo a atividades voluntárias entre seus servidores públicos, atentando-se para as particularidades do público-alvo, desde a sua percepção até a motivação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1349 10.14295/idonline.v12i42.1349 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1349 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i42.1349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1349/1946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Dâmaris Yana Ribeiro, Francisco Alves Pinheiro, Leonardo Rodrigues Sampaio https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Dâmaris Yana Ribeiro, Francisco Alves Pinheiro, Leonardo Rodrigues Sampaio https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018); 659-680 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053950258577408 |