MOTIVAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE,CARLOS EDUARDO
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SOUZA,WASHINGTON JOSÉ DE, MÓL,ANDERSON LUIZ REZENDE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712015000100124
Resumo: O presente estudo propõe um modelo estrutural para caracterizar motivos que levam indivíduos ao trabalho voluntário. O espaço empírico do estudo foi a Pastoral da Criança – organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A instituição, de base comunitária, desenvolve trabalhos baseados em valores cristões como ajuda ao próximo, fraternidade, solidariedade e partilha do saber. O referencial teórico discute elementos do trabalho voluntário a partir de autores nacionais e internacionais, como os trabalhos de Wilson (2000), Clary, Snyder e Ridge (1992), Bussell e Forbes (2002), Cnaan, Handy e Wadsworth (1996), Penner (2002), no exterior, e os de Figueiredo (2005), Souza, Lima e Marques (2008), Sampaio (2004), Souza e Carvalho (2006), Piccoli (2009) e Vervloet (2009), em contexto brasileiro. A partir de Mostyn (1983), Carvalho e Souza (2007), Souza, Medeiros e Fernandes (2006), Souza, Dias, Moura e Cunha (2009), Souza, Cunha, Nascimento e Cavalcante (2010), Cavalcante, Souza, Nascimento e Cunha (2011a, 2011b, 2011c, 2012), abordam-se conceitos de voluntariado e reflexões teóricas de motivação voluntária que conduziram à construção do modelo testado. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário fechado com 21 indicadores, em duas visitas a cidades da Diocese de Pesqueira/PE. A primeira coleta de dados ocorreu no período entre 30 de maio e 3 de junho de 2011, na cidade de Buíque/PE, e, a segunda, na cidade de Pesqueira/PE, entre 6 e 8 de julho de 2011. Aplicaram-se 720 questionários no total. A amostra foi dividida em duas partes. Com a primeira, foi feita análise fatorial exploratória e, com a segunda, análise fatorial confirmatória, por meio da modelagem das equações estruturais. O exame dos resultados alcançados pelo modelo das expectativas permite concluir pela validade e confiabilidade do instrumento. Assim, as expectativas do voluntário da Pastoral da Criança são explicadas por um conjunto de interações entre os cinco atributos testados: altruísta, afetivo, amigável, ajustado e ajuizado.
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