REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230 |
Resumo: | O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital. Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentes |
id |
IPES_2013da00b91ba6d9f3b38fa3ae4131f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/230 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADESAdolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying.O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital. Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentesINSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAPOIO CAPESDominski, Daniela KroneBrito, Débora Emerim NunesSantos, Idegar Nunes dosRodrigues, Juliana AlvesMoura, ElianeEsteves, Cristiane SilvaLopes, Regina Maria Fernandes2013-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/23010.14295/idonline.v7i20.230ID on line. Revista de psicologia; v. 7, n. 20 (2013); 22-321981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230/259Direitos autorais 2021 Daniela Krone Dominski, Débora Emerim Nunes Brito, Idegar Nunes dos Santos, Juliana Alves Rodrigues, Eliane Moura, Cristiane Silva Esteves, Regina Maria Fernandes Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:07:13Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES |
title |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES Dominski, Daniela Krone Adolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying. |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES |
author |
Dominski, Daniela Krone |
author_facet |
Dominski, Daniela Krone Brito, Débora Emerim Nunes Santos, Idegar Nunes dos Rodrigues, Juliana Alves Moura, Eliane Esteves, Cristiane Silva Lopes, Regina Maria Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Débora Emerim Nunes Santos, Idegar Nunes dos Rodrigues, Juliana Alves Moura, Eliane Esteves, Cristiane Silva Lopes, Regina Maria Fernandes |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
APOIO CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dominski, Daniela Krone Brito, Débora Emerim Nunes Santos, Idegar Nunes dos Rodrigues, Juliana Alves Moura, Eliane Esteves, Cristiane Silva Lopes, Regina Maria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying. |
topic |
Adolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital. Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentes |
description |
O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital. Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentes |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230 10.14295/idonline.v7i20.230 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v7i20.230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230/259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Daniela Krone Dominski, Débora Emerim Nunes Brito, Idegar Nunes dos Santos, Juliana Alves Rodrigues, Eliane Moura, Cristiane Silva Esteves, Regina Maria Fernandes Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Daniela Krone Dominski, Débora Emerim Nunes Brito, Idegar Nunes dos Santos, Juliana Alves Rodrigues, Eliane Moura, Cristiane Silva Esteves, Regina Maria Fernandes Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 7, n. 20 (2013); 22-32 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037419504140288 |