REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dominski, Daniela Krone
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Brito, Débora Emerim Nunes, Santos, Idegar Nunes dos, Rodrigues, Juliana Alves, Moura, Eliane, Esteves, Cristiane Silva, Lopes, Regina Maria Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230
Resumo: O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital.  Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentes
id IPES_2013da00b91ba6d9f3b38fa3ae4131f7
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/230
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADESAdolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying.O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital.  Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentesINSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAPOIO CAPESDominski, Daniela KroneBrito, Débora Emerim NunesSantos, Idegar Nunes dosRodrigues, Juliana AlvesMoura, ElianeEsteves, Cristiane SilvaLopes, Regina Maria Fernandes2013-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/23010.14295/idonline.v7i20.230ID on line. Revista de psicologia; v. 7, n. 20 (2013); 22-321981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230/259Direitos autorais 2021 Daniela Krone Dominski, Débora Emerim Nunes Brito, Idegar Nunes dos Santos, Juliana Alves Rodrigues, Eliane Moura, Cristiane Silva Esteves, Regina Maria Fernandes Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:07:13Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
title REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
Dominski, Daniela Krone
Adolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying.
title_short REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
title_full REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
title_sort REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
author Dominski, Daniela Krone
author_facet Dominski, Daniela Krone
Brito, Débora Emerim Nunes
Santos, Idegar Nunes dos
Rodrigues, Juliana Alves
Moura, Eliane
Esteves, Cristiane Silva
Lopes, Regina Maria Fernandes
author_role author
author2 Brito, Débora Emerim Nunes
Santos, Idegar Nunes dos
Rodrigues, Juliana Alves
Moura, Eliane
Esteves, Cristiane Silva
Lopes, Regina Maria Fernandes
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv APOIO CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Dominski, Daniela Krone
Brito, Débora Emerim Nunes
Santos, Idegar Nunes dos
Rodrigues, Juliana Alves
Moura, Eliane
Esteves, Cristiane Silva
Lopes, Regina Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying.
topic Adolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying.
dc.description.none.fl_txt_mv O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital.  Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentes
description O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital.  Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentes
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230
10.14295/idonline.v7i20.230
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v7i20.230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230/259
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Daniela Krone Dominski, Débora Emerim Nunes Brito, Idegar Nunes dos Santos, Juliana Alves Rodrigues, Eliane Moura, Cristiane Silva Esteves, Regina Maria Fernandes Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Daniela Krone Dominski, Débora Emerim Nunes Brito, Idegar Nunes dos Santos, Juliana Alves Rodrigues, Eliane Moura, Cristiane Silva Esteves, Regina Maria Fernandes Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 7, n. 20 (2013); 22-32
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037419504140288