REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v7i20.230 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230 |
Resumo: | O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital. Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentes |
id |
IPES_4a62efe4b642995d33a255a080059180 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/230 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADESAdolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying.O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital. Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentesINSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAPOIO CAPESDominski, Daniela KroneBrito, Débora Emerim NunesSantos, Idegar Nunes dosRodrigues, Juliana AlvesMoura, ElianeEsteves, Cristiane SilvaLopes, Regina Maria Fernandes2013-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/23010.14295/idonline.v7i20.230ID on line. Revista de psicologia; v. 7, n. 20 (2013); 22-321981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230/259Direitos autorais 2021 Daniela Krone Dominski, Débora Emerim Nunes Brito, Idegar Nunes dos Santos, Juliana Alves Rodrigues, Eliane Moura, Cristiane Silva Esteves, Regina Maria Fernandes Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:07:13Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES |
title |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES Dominski, Daniela Krone Adolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying. Dominski, Daniela Krone Adolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying. |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES |
author |
Dominski, Daniela Krone |
author_facet |
Dominski, Daniela Krone Dominski, Daniela Krone Brito, Débora Emerim Nunes Santos, Idegar Nunes dos Rodrigues, Juliana Alves Moura, Eliane Esteves, Cristiane Silva Lopes, Regina Maria Fernandes Brito, Débora Emerim Nunes Santos, Idegar Nunes dos Rodrigues, Juliana Alves Moura, Eliane Esteves, Cristiane Silva Lopes, Regina Maria Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Débora Emerim Nunes Santos, Idegar Nunes dos Rodrigues, Juliana Alves Moura, Eliane Esteves, Cristiane Silva Lopes, Regina Maria Fernandes |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
APOIO CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dominski, Daniela Krone Brito, Débora Emerim Nunes Santos, Idegar Nunes dos Rodrigues, Juliana Alves Moura, Eliane Esteves, Cristiane Silva Lopes, Regina Maria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying. |
topic |
Adolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying. |
description |
O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital. Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentes |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230 10.14295/idonline.v7i20.230 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v7i20.230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230/259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 7, n. 20 (2013); 22-32 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822103443379060736 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/idonline.v7i20.230 |