REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dominski, Daniela Krone
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Brito, Débora Emerim Nunes, Santos, Idegar Nunes dos, Rodrigues, Juliana Alves, Moura, Eliane, Esteves, Cristiane Silva, Lopes, Regina Maria Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v7i20.230
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230
Resumo: O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital.  Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentes
id IPES_4a62efe4b642995d33a255a080059180
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/230
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADESAdolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying.O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital.  Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentesINSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAPOIO CAPESDominski, Daniela KroneBrito, Débora Emerim NunesSantos, Idegar Nunes dosRodrigues, Juliana AlvesMoura, ElianeEsteves, Cristiane SilvaLopes, Regina Maria Fernandes2013-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/23010.14295/idonline.v7i20.230ID on line. Revista de psicologia; v. 7, n. 20 (2013); 22-321981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230/259Direitos autorais 2021 Daniela Krone Dominski, Débora Emerim Nunes Brito, Idegar Nunes dos Santos, Juliana Alves Rodrigues, Eliane Moura, Cristiane Silva Esteves, Regina Maria Fernandes Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:07:13Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
title REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
Dominski, Daniela Krone
Adolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying.
Dominski, Daniela Krone
Adolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying.
title_short REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
title_full REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
title_sort REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES
author Dominski, Daniela Krone
author_facet Dominski, Daniela Krone
Dominski, Daniela Krone
Brito, Débora Emerim Nunes
Santos, Idegar Nunes dos
Rodrigues, Juliana Alves
Moura, Eliane
Esteves, Cristiane Silva
Lopes, Regina Maria Fernandes
Brito, Débora Emerim Nunes
Santos, Idegar Nunes dos
Rodrigues, Juliana Alves
Moura, Eliane
Esteves, Cristiane Silva
Lopes, Regina Maria Fernandes
author_role author
author2 Brito, Débora Emerim Nunes
Santos, Idegar Nunes dos
Rodrigues, Juliana Alves
Moura, Eliane
Esteves, Cristiane Silva
Lopes, Regina Maria Fernandes
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv APOIO CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Dominski, Daniela Krone
Brito, Débora Emerim Nunes
Santos, Idegar Nunes dos
Rodrigues, Juliana Alves
Moura, Eliane
Esteves, Cristiane Silva
Lopes, Regina Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying.
topic Adolescência; Estudantes; Internet; dependência internet; cyberbullying.
description O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital.  Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentes
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230
10.14295/idonline.v7i20.230
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v7i20.230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230/259
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 7, n. 20 (2013); 22-32
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822103443379060736
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v7i20.230