Estresse ocupacional e síndrome de Burnout em enfermeiros docentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Wanderson dos Santos Nunes de.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13554
Resumo: Introdução: A síndrome de burnout e um transtorno adaptativo crônico que acomete trabalhadores e caracteriza-se por três expressões de sofrimento psíquico: cansaço emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Objetivo: investigar a existência do estresse ocupacional e consequentemente da síndrome de burnout entre enfermeiros docentes. Metodologia: estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido no Centro de Forma9ao de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras. A população do estudo foi formada por todos os profissionais enfermeiros lotados na Unidade Acadêmica de Ciências da Visa (UACV)/Centro de Formação de Professores (CFP) que lecionam no Curso Bacharelado em Enfermagem desta instituição, perfazendo um universo de 17 docentes.-A amostra por sua vez, foi composta por 14 profissionais escolhidos através de uma amostragem não-probabilística intencional. Os dados coletados no mês de outubro de 2011 através de um questionário estruturado composto pelos dados sócio-demográficos, econômicos e laborais, pelo Maslach Burnout Inventory (MBI) e pela Escala de Satisfa9ao e Realiza9ao (ESR) os quais foram analisados através do Statistical Package for the Social Sciences (Programa SPSS). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sob protocolo n° 0514.0.133.000-11. Resultados e Discussão: traçou-se um perfil de docentes predominantemente do sexo feminino, com idades entre a faixa etária dos 31 aos 45 anos (71%), casadas (78,6%), com filhos (42,9%) e/ou sem filhos (42,9%), renda familiar acima de cinco salários mínimos (78,6%), especialistas (50%), apenas exercem função docente (85,7%), regime de trabalho T-20 (57,1), sem acumulação de cargos (57,1%), tempo de experiência na docência entre quatro a cinco anos (42,9%) e na enfermagem acima de 11 anos (42,6%), tempo de admissão entre três a quatro anos (35,7%), dormindo de seis a oito horas diárias sem auxílio de medicamentos (78,6%>), exercendo alguma atividade física (57,1%). A maioria dos participantes (74,8%) apresentou um baixo nível de burnout, mostrando-se realizados e satisfeitos com seu trabalho/profissão e consigo mesmos. Conclusão: Fica patente a necessidade de um número maior de pesquisas sobre o estresse ocupacional nos profissionais de enfermagem que dedicam atenção a docência, pois poderão contribuir ainda mais na compreensão da dinâmica do trabalho e na elaboração de habilidades e competências que promovam a saúde destes profissionais, propondo ações que minimizem ainda mais os impactos do estresse ocupacional.
id UFCG_c010e1e13bf1eec40cddbea90bcab553
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13554
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estresse ocupacional e síndrome de Burnout em enfermeiros docentes.Occupational stress and Burnout syndrome in teaching nurses.Síndrome de BurnotEstresse OcupacionalEnfermeiros docentes - esgotamento profissionalBurnot syndromeOccupational StressTeaching nurses - professional burnoutEnfermagem.Introdução: A síndrome de burnout e um transtorno adaptativo crônico que acomete trabalhadores e caracteriza-se por três expressões de sofrimento psíquico: cansaço emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Objetivo: investigar a existência do estresse ocupacional e consequentemente da síndrome de burnout entre enfermeiros docentes. Metodologia: estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido no Centro de Forma9ao de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras. A população do estudo foi formada por todos os profissionais enfermeiros lotados na Unidade Acadêmica de Ciências da Visa (UACV)/Centro de Formação de Professores (CFP) que lecionam no Curso Bacharelado em Enfermagem desta instituição, perfazendo um universo de 17 docentes.-A amostra por sua vez, foi composta por 14 profissionais escolhidos através de uma amostragem não-probabilística intencional. Os dados coletados no mês de outubro de 2011 através de um questionário estruturado composto pelos dados sócio-demográficos, econômicos e laborais, pelo Maslach Burnout Inventory (MBI) e pela Escala de Satisfa9ao e Realiza9ao (ESR) os quais foram analisados através do Statistical Package for the Social Sciences (Programa SPSS). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sob protocolo n° 0514.0.133.000-11. Resultados e Discussão: traçou-se um perfil de docentes predominantemente do sexo feminino, com idades entre a faixa etária dos 31 aos 45 anos (71%), casadas (78,6%), com filhos (42,9%) e/ou sem filhos (42,9%), renda familiar acima de cinco salários mínimos (78,6%), especialistas (50%), apenas exercem função docente (85,7%), regime de trabalho T-20 (57,1), sem acumulação de cargos (57,1%), tempo de experiência na docência entre quatro a cinco anos (42,9%) e na enfermagem acima de 11 anos (42,6%), tempo de admissão entre três a quatro anos (35,7%), dormindo de seis a oito horas diárias sem auxílio de medicamentos (78,6%>), exercendo alguma atividade física (57,1%). A maioria dos participantes (74,8%) apresentou um baixo nível de burnout, mostrando-se realizados e satisfeitos com seu trabalho/profissão e consigo mesmos. Conclusão: Fica patente a necessidade de um número maior de pesquisas sobre o estresse ocupacional nos profissionais de enfermagem que dedicam atenção a docência, pois poderão contribuir ainda mais na compreensão da dinâmica do trabalho e na elaboração de habilidades e competências que promovam a saúde destes profissionais, propondo ações que minimizem ainda mais os impactos do estresse ocupacional.Introduction: The burnout syndrome and a chronic adaptive disorder that affects workers and is characterized by three expressions of psychological distress: emotional tiredness, depersonalization and low personal fulfillment. Objective: to investigate the existence of occupational stress and consequently the burnout syndrome among nurse professors. Methodology: exploratory-descriptive study, with a quantitative approach, developed at the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande (UFCG), Cajazeiras campus. The study population was formed by all nurse professionals assigned to the Academic Science Unit of Visa (UACV) / Teacher Training Center (CFP) who teach in the Bachelor of Nursing Course at this institution, making up a universe of 17 teachers.-A The sample, in turn, was composed of 14 professionals chosen through an intentional non-probabilistic sampling. The data collected in October 2011 through a structured questionnaire composed of socio-demographic, economic and labor data, the Maslach Burnout Inventory (MBI) and the Satisfaction and Achievement Scale (ESR) which were analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS Program). The study was approved by the Research Ethics Committee of the State University of Paraíba (UEPB) under protocol No. 0514.0.133.000-11. Results and Discussion: a profile of predominantly female teachers was drawn, aged between 31 and 45 years old (71%), married (78.6%), with children (42.9%) and / or without children (42.9%), family income above five minimum wages (78.6%), specialists (50%), only exercise teaching function (85.7%), work regime T-20 (57, 1), without accumulation of positions (57.1%), time of experience in teaching between four to five years (42.9%) and in nursing over 11 years (42.6%), time of admission between three to four years (35.7%), sleeping six to eight hours a day without medication (78.6%>), exercising some physical activity (57.1%). Most of the participants (74.8%) had a low level of burnout, showing that they were fulfilled and satisfied with their work / profession and with themselves. Conclusion: There is a clear need for more research on occupational stress in nursing professionals who dedicate attention to teaching, as they may contribute even more to the understanding of the dynamics of work and the development of skills and competencies that promote the health of these professionals , proposing actions that further minimize the impacts of occupational stress.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGVIDERES, Arieli Rodrigues Nóbrega.VIDERES, Arieli Rodrigues Nóbrega.http://lattes.cnpq.br/0871415096151749ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.PINHEIRO, Maria Berenice Gomes Nascimento.MELO, Wanderson dos Santos Nunes de.20112020-07-27T16:03:12Z2020-07-272020-07-27T16:03:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13554MELO, Wanderson dos Santos Nunes de. Estresse ocupacional e síndrome de Burnout. 2011. 80f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-28T12:03:44Zoai:localhost:riufcg/13554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-28T12:03:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse ocupacional e síndrome de Burnout em enfermeiros docentes.
Occupational stress and Burnout syndrome in teaching nurses.
title Estresse ocupacional e síndrome de Burnout em enfermeiros docentes.
spellingShingle Estresse ocupacional e síndrome de Burnout em enfermeiros docentes.
MELO, Wanderson dos Santos Nunes de.
Síndrome de Burnot
Estresse Ocupacional
Enfermeiros docentes - esgotamento profissional
Burnot syndrome
Occupational Stress
Teaching nurses - professional burnout
Enfermagem.
title_short Estresse ocupacional e síndrome de Burnout em enfermeiros docentes.
title_full Estresse ocupacional e síndrome de Burnout em enfermeiros docentes.
title_fullStr Estresse ocupacional e síndrome de Burnout em enfermeiros docentes.
title_full_unstemmed Estresse ocupacional e síndrome de Burnout em enfermeiros docentes.
title_sort Estresse ocupacional e síndrome de Burnout em enfermeiros docentes.
author MELO, Wanderson dos Santos Nunes de.
author_facet MELO, Wanderson dos Santos Nunes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VIDERES, Arieli Rodrigues Nóbrega.
VIDERES, Arieli Rodrigues Nóbrega.
http://lattes.cnpq.br/0871415096151749
ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.
PINHEIRO, Maria Berenice Gomes Nascimento.
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Wanderson dos Santos Nunes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Burnot
Estresse Ocupacional
Enfermeiros docentes - esgotamento profissional
Burnot syndrome
Occupational Stress
Teaching nurses - professional burnout
Enfermagem.
topic Síndrome de Burnot
Estresse Ocupacional
Enfermeiros docentes - esgotamento profissional
Burnot syndrome
Occupational Stress
Teaching nurses - professional burnout
Enfermagem.
description Introdução: A síndrome de burnout e um transtorno adaptativo crônico que acomete trabalhadores e caracteriza-se por três expressões de sofrimento psíquico: cansaço emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Objetivo: investigar a existência do estresse ocupacional e consequentemente da síndrome de burnout entre enfermeiros docentes. Metodologia: estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido no Centro de Forma9ao de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras. A população do estudo foi formada por todos os profissionais enfermeiros lotados na Unidade Acadêmica de Ciências da Visa (UACV)/Centro de Formação de Professores (CFP) que lecionam no Curso Bacharelado em Enfermagem desta instituição, perfazendo um universo de 17 docentes.-A amostra por sua vez, foi composta por 14 profissionais escolhidos através de uma amostragem não-probabilística intencional. Os dados coletados no mês de outubro de 2011 através de um questionário estruturado composto pelos dados sócio-demográficos, econômicos e laborais, pelo Maslach Burnout Inventory (MBI) e pela Escala de Satisfa9ao e Realiza9ao (ESR) os quais foram analisados através do Statistical Package for the Social Sciences (Programa SPSS). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sob protocolo n° 0514.0.133.000-11. Resultados e Discussão: traçou-se um perfil de docentes predominantemente do sexo feminino, com idades entre a faixa etária dos 31 aos 45 anos (71%), casadas (78,6%), com filhos (42,9%) e/ou sem filhos (42,9%), renda familiar acima de cinco salários mínimos (78,6%), especialistas (50%), apenas exercem função docente (85,7%), regime de trabalho T-20 (57,1), sem acumulação de cargos (57,1%), tempo de experiência na docência entre quatro a cinco anos (42,9%) e na enfermagem acima de 11 anos (42,6%), tempo de admissão entre três a quatro anos (35,7%), dormindo de seis a oito horas diárias sem auxílio de medicamentos (78,6%>), exercendo alguma atividade física (57,1%). A maioria dos participantes (74,8%) apresentou um baixo nível de burnout, mostrando-se realizados e satisfeitos com seu trabalho/profissão e consigo mesmos. Conclusão: Fica patente a necessidade de um número maior de pesquisas sobre o estresse ocupacional nos profissionais de enfermagem que dedicam atenção a docência, pois poderão contribuir ainda mais na compreensão da dinâmica do trabalho e na elaboração de habilidades e competências que promovam a saúde destes profissionais, propondo ações que minimizem ainda mais os impactos do estresse ocupacional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2020-07-27T16:03:12Z
2020-07-27
2020-07-27T16:03:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13554
MELO, Wanderson dos Santos Nunes de. Estresse ocupacional e síndrome de Burnout. 2011. 80f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13554
identifier_str_mv MELO, Wanderson dos Santos Nunes de. Estresse ocupacional e síndrome de Burnout. 2011. 80f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892215036903424