Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para Surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Katariny Cardoso dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/915
Resumo: Este artigo apresenta dados de estudos bibliográficos relacionadas à inclusão de alunos surdos principalmente no ensino regular. Como embasamento teórico foram analisados diversos fatores referentes às políticas públicas de inclusão do deficiente físico assim como leis específicas inerentes à surdez. Desatacaram-se conquistas, assim com as dificuldades e os desafios que os profissionais da escola inclusiva precisam enfrentar para vencer. Verificou-se que a inclusão está acontecendo, não no ritmo desejado, mas acontece. Constatou-se a importância do intérprete de Libras e seu papel de fidelidade, ética e compromisso que deve ser adotado com seu aluno surdo. Foi apresentada a importância do AEE (Atendimento Educacional Especializado), de trabalhar em união com o ensino regular na educação dos surdos. Muitos teóricos contribuíram para a construção deste trabalho, entre eles destacam-se, Aranha, Góes, Brito e Quadros. As leis que priorizam o atendimento às pessoas com deficiências também mereceram o devido destaque.  
id IPES_21a946a0f0e0afa57d82a8277b6cfd58
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/915
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para SurdosSurdez, Ensino Regular, Intérprete, Atendimento Educacional EspecializadoEste artigo apresenta dados de estudos bibliográficos relacionadas à inclusão de alunos surdos principalmente no ensino regular. Como embasamento teórico foram analisados diversos fatores referentes às políticas públicas de inclusão do deficiente físico assim como leis específicas inerentes à surdez. Desatacaram-se conquistas, assim com as dificuldades e os desafios que os profissionais da escola inclusiva precisam enfrentar para vencer. Verificou-se que a inclusão está acontecendo, não no ritmo desejado, mas acontece. Constatou-se a importância do intérprete de Libras e seu papel de fidelidade, ética e compromisso que deve ser adotado com seu aluno surdo. Foi apresentada a importância do AEE (Atendimento Educacional Especializado), de trabalhar em união com o ensino regular na educação dos surdos. Muitos teóricos contribuíram para a construção deste trabalho, entre eles destacam-se, Aranha, Góes, Brito e Quadros. As leis que priorizam o atendimento às pessoas com deficiências também mereceram o devido destaque.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSantos, Maria Katariny Cardoso dosMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2017-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/91510.14295/idonline.v11i38.915ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 38 (2017); 493-5061981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/915/1292Direitos autorais 2021 Maria Katariny Cardoso dos Santos, Aurelania Maria de Carvalho Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-30T18:34:04Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para Surdos
title Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para Surdos
spellingShingle Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para Surdos
Santos, Maria Katariny Cardoso dos
Surdez, Ensino Regular, Intérprete, Atendimento Educacional Especializado
title_short Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para Surdos
title_full Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para Surdos
title_fullStr Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para Surdos
title_full_unstemmed Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para Surdos
title_sort Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para Surdos
author Santos, Maria Katariny Cardoso dos
author_facet Santos, Maria Katariny Cardoso dos
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author_role author
author2 Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Katariny Cardoso dos
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez, Ensino Regular, Intérprete, Atendimento Educacional Especializado
topic Surdez, Ensino Regular, Intérprete, Atendimento Educacional Especializado
description Este artigo apresenta dados de estudos bibliográficos relacionadas à inclusão de alunos surdos principalmente no ensino regular. Como embasamento teórico foram analisados diversos fatores referentes às políticas públicas de inclusão do deficiente físico assim como leis específicas inerentes à surdez. Desatacaram-se conquistas, assim com as dificuldades e os desafios que os profissionais da escola inclusiva precisam enfrentar para vencer. Verificou-se que a inclusão está acontecendo, não no ritmo desejado, mas acontece. Constatou-se a importância do intérprete de Libras e seu papel de fidelidade, ética e compromisso que deve ser adotado com seu aluno surdo. Foi apresentada a importância do AEE (Atendimento Educacional Especializado), de trabalhar em união com o ensino regular na educação dos surdos. Muitos teóricos contribuíram para a construção deste trabalho, entre eles destacam-se, Aranha, Góes, Brito e Quadros. As leis que priorizam o atendimento às pessoas com deficiências também mereceram o devido destaque.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/915
10.14295/idonline.v11i38.915
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/915
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i38.915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/915/1292
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Katariny Cardoso dos Santos, Aurelania Maria de Carvalho Menezes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Katariny Cardoso dos Santos, Aurelania Maria de Carvalho Menezes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 38 (2017); 493-506
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053951633260544