A Inclusão Escolar de alunos com Deficiência no contexto das Escolas de Tempo Integral da Rede Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Jacqueline Gomes Herculano de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leite, Edna Xenofonte, Silva, Maria Goretti Herculano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1276
Resumo: Esse estudo teve como objetivo desvelar o processo de inclusão de alunos com deficiência, no contexto das Escolas de Tempo Integral da rede pública brasileira. Essa temática tem motivado reflexões e debates relacionados às políticas públicas para a educação, bem como direcionado os olhares e discussões de alguns pesquisadores em seus trabalhos, os quais cita-se, Cavalieri (2002), Mauricio (2009), Glat, Pletsch e Fontes (2006) Mazotta (2005), Mantoan (1997) e Triñanes (2009) dentre outros, que proporcionaram considerações importantes concernentes aos temas. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, buscando averiguar relações existentes entre a inclusão escolar e o modelo de Educação em Tempo Integral. Pôde-se constatar através dos relatos de muitos estudiosos dessa área, o descompasso relativo ao que é apresentado em lei e o que efetivamente tem acontecido na realidade escolar. A partir das leituras feitas acerca dos temas, foi possível perceber que não existe uma legislação específica que enquadre o estudante com deficiência nas ETIs. Acredita-se, no entanto, que medidas podem ser tomadas para que esse aluno, que já vive limitado, não seja tratado de forma injusta diante de um sistema educacional que deveria acolhê-lo. Portanto, considera-se que os órgãos cabíveis do Governo Federal, precisam com urgência efetuar mudanças para que realmente ocorra inclusão, e não uma exclusão disfarçada.  
id IPES_21f949961999996314e8e7934dfb6493
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1276
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Inclusão Escolar de alunos com Deficiência no contexto das Escolas de Tempo Integral da Rede PúblicaEducação, Educação em Tempo Integral, Inclusão escolarEsse estudo teve como objetivo desvelar o processo de inclusão de alunos com deficiência, no contexto das Escolas de Tempo Integral da rede pública brasileira. Essa temática tem motivado reflexões e debates relacionados às políticas públicas para a educação, bem como direcionado os olhares e discussões de alguns pesquisadores em seus trabalhos, os quais cita-se, Cavalieri (2002), Mauricio (2009), Glat, Pletsch e Fontes (2006) Mazotta (2005), Mantoan (1997) e Triñanes (2009) dentre outros, que proporcionaram considerações importantes concernentes aos temas. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, buscando averiguar relações existentes entre a inclusão escolar e o modelo de Educação em Tempo Integral. Pôde-se constatar através dos relatos de muitos estudiosos dessa área, o descompasso relativo ao que é apresentado em lei e o que efetivamente tem acontecido na realidade escolar. A partir das leituras feitas acerca dos temas, foi possível perceber que não existe uma legislação específica que enquadre o estudante com deficiência nas ETIs. Acredita-se, no entanto, que medidas podem ser tomadas para que esse aluno, que já vive limitado, não seja tratado de forma injusta diante de um sistema educacional que deveria acolhê-lo. Portanto, considera-se que os órgãos cabíveis do Governo Federal, precisam com urgência efetuar mudanças para que realmente ocorra inclusão, e não uma exclusão disfarçada.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCastro, Jacqueline Gomes Herculano deLeite, Edna XenofonteSilva, Maria Goretti Herculano2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/127610.14295/idonline.v12i41.1276ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 991-10051981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1276/1866Direitos autorais 2021 Jacqueline Gomes Herculano de Castro, Edna Xenofonte Leite, Maria Goretti Herculano Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Inclusão Escolar de alunos com Deficiência no contexto das Escolas de Tempo Integral da Rede Pública
title A Inclusão Escolar de alunos com Deficiência no contexto das Escolas de Tempo Integral da Rede Pública
spellingShingle A Inclusão Escolar de alunos com Deficiência no contexto das Escolas de Tempo Integral da Rede Pública
Castro, Jacqueline Gomes Herculano de
Educação, Educação em Tempo Integral, Inclusão escolar
title_short A Inclusão Escolar de alunos com Deficiência no contexto das Escolas de Tempo Integral da Rede Pública
title_full A Inclusão Escolar de alunos com Deficiência no contexto das Escolas de Tempo Integral da Rede Pública
title_fullStr A Inclusão Escolar de alunos com Deficiência no contexto das Escolas de Tempo Integral da Rede Pública
title_full_unstemmed A Inclusão Escolar de alunos com Deficiência no contexto das Escolas de Tempo Integral da Rede Pública
title_sort A Inclusão Escolar de alunos com Deficiência no contexto das Escolas de Tempo Integral da Rede Pública
author Castro, Jacqueline Gomes Herculano de
author_facet Castro, Jacqueline Gomes Herculano de
Leite, Edna Xenofonte
Silva, Maria Goretti Herculano
author_role author
author2 Leite, Edna Xenofonte
Silva, Maria Goretti Herculano
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Jacqueline Gomes Herculano de
Leite, Edna Xenofonte
Silva, Maria Goretti Herculano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Educação em Tempo Integral, Inclusão escolar
topic Educação, Educação em Tempo Integral, Inclusão escolar
description Esse estudo teve como objetivo desvelar o processo de inclusão de alunos com deficiência, no contexto das Escolas de Tempo Integral da rede pública brasileira. Essa temática tem motivado reflexões e debates relacionados às políticas públicas para a educação, bem como direcionado os olhares e discussões de alguns pesquisadores em seus trabalhos, os quais cita-se, Cavalieri (2002), Mauricio (2009), Glat, Pletsch e Fontes (2006) Mazotta (2005), Mantoan (1997) e Triñanes (2009) dentre outros, que proporcionaram considerações importantes concernentes aos temas. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, buscando averiguar relações existentes entre a inclusão escolar e o modelo de Educação em Tempo Integral. Pôde-se constatar através dos relatos de muitos estudiosos dessa área, o descompasso relativo ao que é apresentado em lei e o que efetivamente tem acontecido na realidade escolar. A partir das leituras feitas acerca dos temas, foi possível perceber que não existe uma legislação específica que enquadre o estudante com deficiência nas ETIs. Acredita-se, no entanto, que medidas podem ser tomadas para que esse aluno, que já vive limitado, não seja tratado de forma injusta diante de um sistema educacional que deveria acolhê-lo. Portanto, considera-se que os órgãos cabíveis do Governo Federal, precisam com urgência efetuar mudanças para que realmente ocorra inclusão, e não uma exclusão disfarçada.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1276
10.14295/idonline.v12i41.1276
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1276
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i41.1276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1276/1866
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 991-1005
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053955705929728