Escola em tempo integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPHS |
Resumo: | O presente trabalho surgiu de uma reflexão feita na Escola Estadual Dr. Humberto Sanches sobre o projeto do governo de Minas Gerais PROETI de Escola em tempo integral, onde crianças do ensino fundamental vespertino frequentam durante o período matutino a escola. Ele analisa as vantagens que o aluno e comunidade têm com esse projeto, que vai desde o aumento no rendimento escolar até a melhoria da qualidade de vida para a família. Este trabalho também ratifica a necessidade de o professor articular novas habilidades, no sentido de ensinar, em especial, no âmbito da educação integral e a importância de se pensar em um currículo diferenciado que garanta que o aluno seja favorecido com novas oportunidades que vão além das carteiras do curso regular. Portanto, o intuito da pesquisa é verificar os resultados que o PROETI oportuniza aos seus alunos como práticas pedagógicas diferenciadas em sala de aula. |
id |
UFMG_c5c18caff9a4a9b9c992505a2c40a0b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKPHS |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Lisa Paula Andrade Vilela de OliveiraRenata Maria Pinto Nazaré Arruda2019-08-09T11:58:33Z2019-08-09T11:58:33Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPHSO presente trabalho surgiu de uma reflexão feita na Escola Estadual Dr. Humberto Sanches sobre o projeto do governo de Minas Gerais PROETI de Escola em tempo integral, onde crianças do ensino fundamental vespertino frequentam durante o período matutino a escola. Ele analisa as vantagens que o aluno e comunidade têm com esse projeto, que vai desde o aumento no rendimento escolar até a melhoria da qualidade de vida para a família. Este trabalho também ratifica a necessidade de o professor articular novas habilidades, no sentido de ensinar, em especial, no âmbito da educação integral e a importância de se pensar em um currículo diferenciado que garanta que o aluno seja favorecido com novas oportunidades que vão além das carteiras do curso regular. Portanto, o intuito da pesquisa é verificar os resultados que o PROETI oportuniza aos seus alunos como práticas pedagógicas diferenciadas em sala de aula.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolas Organizacao e administracaoEducacao integralTempo integralAlunoEscolaEscola em tempo integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_renata_maria_pinto_nazare_arruda.pdfapplication/pdf559040https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPHS/1/tcc_renata_maria_pinto_nazare_arruda.pdfa2becdf90bfb308aad358f3c0e7fc6daMD51TEXTtcc_renata_maria_pinto_nazare_arruda.pdf.txttcc_renata_maria_pinto_nazare_arruda.pdf.txtExtracted texttext/plain85707https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPHS/2/tcc_renata_maria_pinto_nazare_arruda.pdf.txtb1c02f0506174bb8993016ef407dc96aMD521843/BUOS-9LKPHS2019-11-14 04:39:32.537oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKPHSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:39:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escola em tempo integral |
title |
Escola em tempo integral |
spellingShingle |
Escola em tempo integral Renata Maria Pinto Nazaré Arruda Tempo integral Aluno Escola Educação Escolas Organizacao e administracao Educacao integral |
title_short |
Escola em tempo integral |
title_full |
Escola em tempo integral |
title_fullStr |
Escola em tempo integral |
title_full_unstemmed |
Escola em tempo integral |
title_sort |
Escola em tempo integral |
author |
Renata Maria Pinto Nazaré Arruda |
author_facet |
Renata Maria Pinto Nazaré Arruda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renata Maria Pinto Nazaré Arruda |
contributor_str_mv |
Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tempo integral Aluno Escola |
topic |
Tempo integral Aluno Escola Educação Escolas Organizacao e administracao Educacao integral |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Escolas Organizacao e administracao Educacao integral |
description |
O presente trabalho surgiu de uma reflexão feita na Escola Estadual Dr. Humberto Sanches sobre o projeto do governo de Minas Gerais PROETI de Escola em tempo integral, onde crianças do ensino fundamental vespertino frequentam durante o período matutino a escola. Ele analisa as vantagens que o aluno e comunidade têm com esse projeto, que vai desde o aumento no rendimento escolar até a melhoria da qualidade de vida para a família. Este trabalho também ratifica a necessidade de o professor articular novas habilidades, no sentido de ensinar, em especial, no âmbito da educação integral e a importância de se pensar em um currículo diferenciado que garanta que o aluno seja favorecido com novas oportunidades que vão além das carteiras do curso regular. Portanto, o intuito da pesquisa é verificar os resultados que o PROETI oportuniza aos seus alunos como práticas pedagógicas diferenciadas em sala de aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T11:58:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T11:58:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPHS |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPHS |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPHS/1/tcc_renata_maria_pinto_nazare_arruda.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPHS/2/tcc_renata_maria_pinto_nazare_arruda.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2becdf90bfb308aad358f3c0e7fc6da b1c02f0506174bb8993016ef407dc96a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676667517665280 |