Escola em tempo integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata Maria Pinto Nazaré Arruda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPHS
Resumo: O presente trabalho surgiu de uma reflexão feita na Escola Estadual Dr. Humberto Sanches sobre o projeto do governo de Minas Gerais PROETI de Escola em tempo integral, onde crianças do ensino fundamental vespertino frequentam durante o período matutino a escola. Ele analisa as vantagens que o aluno e comunidade têm com esse projeto, que vai desde o aumento no rendimento escolar até a melhoria da qualidade de vida para a família. Este trabalho também ratifica a necessidade de o professor articular novas habilidades, no sentido de ensinar, em especial, no âmbito da educação integral e a importância de se pensar em um currículo diferenciado que garanta que o aluno seja favorecido com novas oportunidades que vão além das carteiras do curso regular. Portanto, o intuito da pesquisa é verificar os resultados que o PROETI oportuniza aos seus alunos como práticas pedagógicas diferenciadas em sala de aula.
id UFMG_c5c18caff9a4a9b9c992505a2c40a0b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKPHS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lisa Paula Andrade Vilela de OliveiraRenata Maria Pinto Nazaré Arruda2019-08-09T11:58:33Z2019-08-09T11:58:33Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPHSO presente trabalho surgiu de uma reflexão feita na Escola Estadual Dr. Humberto Sanches sobre o projeto do governo de Minas Gerais PROETI de Escola em tempo integral, onde crianças do ensino fundamental vespertino frequentam durante o período matutino a escola. Ele analisa as vantagens que o aluno e comunidade têm com esse projeto, que vai desde o aumento no rendimento escolar até a melhoria da qualidade de vida para a família. Este trabalho também ratifica a necessidade de o professor articular novas habilidades, no sentido de ensinar, em especial, no âmbito da educação integral e a importância de se pensar em um currículo diferenciado que garanta que o aluno seja favorecido com novas oportunidades que vão além das carteiras do curso regular. Portanto, o intuito da pesquisa é verificar os resultados que o PROETI oportuniza aos seus alunos como práticas pedagógicas diferenciadas em sala de aula.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolas Organizacao e administracaoEducacao integralTempo integralAlunoEscolaEscola em tempo integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_renata_maria_pinto_nazare_arruda.pdfapplication/pdf559040https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPHS/1/tcc_renata_maria_pinto_nazare_arruda.pdfa2becdf90bfb308aad358f3c0e7fc6daMD51TEXTtcc_renata_maria_pinto_nazare_arruda.pdf.txttcc_renata_maria_pinto_nazare_arruda.pdf.txtExtracted texttext/plain85707https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPHS/2/tcc_renata_maria_pinto_nazare_arruda.pdf.txtb1c02f0506174bb8993016ef407dc96aMD521843/BUOS-9LKPHS2019-11-14 04:39:32.537oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKPHSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:39:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola em tempo integral
title Escola em tempo integral
spellingShingle Escola em tempo integral
Renata Maria Pinto Nazaré Arruda
Tempo integral
Aluno
Escola
Educação
Escolas Organizacao e administracao
Educacao integral
title_short Escola em tempo integral
title_full Escola em tempo integral
title_fullStr Escola em tempo integral
title_full_unstemmed Escola em tempo integral
title_sort Escola em tempo integral
author Renata Maria Pinto Nazaré Arruda
author_facet Renata Maria Pinto Nazaré Arruda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Renata Maria Pinto Nazaré Arruda
contributor_str_mv Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo integral
Aluno
Escola
topic Tempo integral
Aluno
Escola
Educação
Escolas Organizacao e administracao
Educacao integral
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Escolas Organizacao e administracao
Educacao integral
description O presente trabalho surgiu de uma reflexão feita na Escola Estadual Dr. Humberto Sanches sobre o projeto do governo de Minas Gerais PROETI de Escola em tempo integral, onde crianças do ensino fundamental vespertino frequentam durante o período matutino a escola. Ele analisa as vantagens que o aluno e comunidade têm com esse projeto, que vai desde o aumento no rendimento escolar até a melhoria da qualidade de vida para a família. Este trabalho também ratifica a necessidade de o professor articular novas habilidades, no sentido de ensinar, em especial, no âmbito da educação integral e a importância de se pensar em um currículo diferenciado que garanta que o aluno seja favorecido com novas oportunidades que vão além das carteiras do curso regular. Portanto, o intuito da pesquisa é verificar os resultados que o PROETI oportuniza aos seus alunos como práticas pedagógicas diferenciadas em sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T11:58:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T11:58:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPHS
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPHS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPHS/1/tcc_renata_maria_pinto_nazare_arruda.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPHS/2/tcc_renata_maria_pinto_nazare_arruda.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a2becdf90bfb308aad358f3c0e7fc6da
b1c02f0506174bb8993016ef407dc96a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676667517665280