Considerações sobre a saúde mental do homem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kahozi, Benjamin Silwamba
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Freitas Filho, Antônio Cláudio Carlos de, Carrah, Marcio de Paiva Bezerra, Leandro, Plínio Henrique Fernandes, Macêdo, Bárbara Maria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/68
Resumo: O objetivo do presente estudo foi conhecer aspectos relacionados à saúde geral do homem, na região do Crajubar. Considerou-se uma análise comparativa das variáveis (saúde geral e síndrome de burnout), de 102 homens entre 20 e 58 anos de idade Eles responderam a um instrumento, contendo o Questionário de Saúde Geral (QSG-12) e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI). Pode-se avaliar que, em relação à amostra objeto do presente estudo, houve um maior comprometimento da saúde emocional, na faixa etária que vai de 21 a 30 anos de idade. Confia-se que os objetivos deste estudo tenham sido alcançados parcialmente, uma vez que outras variáveis ainda estão sendo analisadas. Resta, entretanto, averiguar o que ocorre com as demais variáveis, a exemplo de renda, escolaridade e religiosidade dos participantes. Além disso, reconhecendo o caráter multidimensional do estresse laboral, seria importante incluir medidas complementares, sobretudo aquelas que permitam cobrir uma dimensão afetiva maior, relacionada a satisfação com a vida, avaliando em que fatores os homens podem diferir em termos deste construto. Estes são certamente desafios que demandarão atenção em pesquisas futuras. É possível que estudos que controlem variáveis, aqui ainda não consideradas, apontem para uma outra direção, em termos de estresse laboral. Dessa forma, torna-se mister levar à cabo mais estudos dessa natureza. Estes, em adição ao presente trabalho, conformarão uma base teórica, para entendimento de quais aspectos poderiam ajudar na promoção de uma vida mais saudável e com maior bem-estar, para os homens.
id IPES_229af22b447188ffddc19159f965c078
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/68
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Considerações sobre a saúde mental do homemQualidade de vida; Gênero e Saúde; Burnout; EstresseO objetivo do presente estudo foi conhecer aspectos relacionados à saúde geral do homem, na região do Crajubar. Considerou-se uma análise comparativa das variáveis (saúde geral e síndrome de burnout), de 102 homens entre 20 e 58 anos de idade Eles responderam a um instrumento, contendo o Questionário de Saúde Geral (QSG-12) e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI). Pode-se avaliar que, em relação à amostra objeto do presente estudo, houve um maior comprometimento da saúde emocional, na faixa etária que vai de 21 a 30 anos de idade. Confia-se que os objetivos deste estudo tenham sido alcançados parcialmente, uma vez que outras variáveis ainda estão sendo analisadas. Resta, entretanto, averiguar o que ocorre com as demais variáveis, a exemplo de renda, escolaridade e religiosidade dos participantes. Além disso, reconhecendo o caráter multidimensional do estresse laboral, seria importante incluir medidas complementares, sobretudo aquelas que permitam cobrir uma dimensão afetiva maior, relacionada a satisfação com a vida, avaliando em que fatores os homens podem diferir em termos deste construto. Estes são certamente desafios que demandarão atenção em pesquisas futuras. É possível que estudos que controlem variáveis, aqui ainda não consideradas, apontem para uma outra direção, em termos de estresse laboral. Dessa forma, torna-se mister levar à cabo mais estudos dessa natureza. Estes, em adição ao presente trabalho, conformarão uma base teórica, para entendimento de quais aspectos poderiam ajudar na promoção de uma vida mais saudável e com maior bem-estar, para os homens.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORKahozi, Benjamin SilwambaFreitas Filho, Antônio Cláudio Carlos deCarrah, Marcio de Paiva BezerraLeandro, Plínio Henrique FernandesMacêdo, Bárbara Maria de2010-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/6810.14295/idonline.v4i12.68ID on line. Revista de psicologia; v. 4, n. 12 (2010); 80-891981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/68/68Direitos autorais 2021 Benjamin Silwamba Kahozi, Antônio Cláudio Carlos de Freitas Filho, Marcio de Paiva Bezerra Carrah, Plínio Henrique Fernandes Leandro, Bárbara Maria de Macêdohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:05:45Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre a saúde mental do homem
title Considerações sobre a saúde mental do homem
spellingShingle Considerações sobre a saúde mental do homem
Kahozi, Benjamin Silwamba
Qualidade de vida; Gênero e Saúde; Burnout; Estresse
title_short Considerações sobre a saúde mental do homem
title_full Considerações sobre a saúde mental do homem
title_fullStr Considerações sobre a saúde mental do homem
title_full_unstemmed Considerações sobre a saúde mental do homem
title_sort Considerações sobre a saúde mental do homem
author Kahozi, Benjamin Silwamba
author_facet Kahozi, Benjamin Silwamba
Freitas Filho, Antônio Cláudio Carlos de
Carrah, Marcio de Paiva Bezerra
Leandro, Plínio Henrique Fernandes
Macêdo, Bárbara Maria de
author_role author
author2 Freitas Filho, Antônio Cláudio Carlos de
Carrah, Marcio de Paiva Bezerra
Leandro, Plínio Henrique Fernandes
Macêdo, Bárbara Maria de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kahozi, Benjamin Silwamba
Freitas Filho, Antônio Cláudio Carlos de
Carrah, Marcio de Paiva Bezerra
Leandro, Plínio Henrique Fernandes
Macêdo, Bárbara Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida; Gênero e Saúde; Burnout; Estresse
topic Qualidade de vida; Gênero e Saúde; Burnout; Estresse
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo do presente estudo foi conhecer aspectos relacionados à saúde geral do homem, na região do Crajubar. Considerou-se uma análise comparativa das variáveis (saúde geral e síndrome de burnout), de 102 homens entre 20 e 58 anos de idade Eles responderam a um instrumento, contendo o Questionário de Saúde Geral (QSG-12) e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI). Pode-se avaliar que, em relação à amostra objeto do presente estudo, houve um maior comprometimento da saúde emocional, na faixa etária que vai de 21 a 30 anos de idade. Confia-se que os objetivos deste estudo tenham sido alcançados parcialmente, uma vez que outras variáveis ainda estão sendo analisadas. Resta, entretanto, averiguar o que ocorre com as demais variáveis, a exemplo de renda, escolaridade e religiosidade dos participantes. Além disso, reconhecendo o caráter multidimensional do estresse laboral, seria importante incluir medidas complementares, sobretudo aquelas que permitam cobrir uma dimensão afetiva maior, relacionada a satisfação com a vida, avaliando em que fatores os homens podem diferir em termos deste construto. Estes são certamente desafios que demandarão atenção em pesquisas futuras. É possível que estudos que controlem variáveis, aqui ainda não consideradas, apontem para uma outra direção, em termos de estresse laboral. Dessa forma, torna-se mister levar à cabo mais estudos dessa natureza. Estes, em adição ao presente trabalho, conformarão uma base teórica, para entendimento de quais aspectos poderiam ajudar na promoção de uma vida mais saudável e com maior bem-estar, para os homens.
description O objetivo do presente estudo foi conhecer aspectos relacionados à saúde geral do homem, na região do Crajubar. Considerou-se uma análise comparativa das variáveis (saúde geral e síndrome de burnout), de 102 homens entre 20 e 58 anos de idade Eles responderam a um instrumento, contendo o Questionário de Saúde Geral (QSG-12) e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI). Pode-se avaliar que, em relação à amostra objeto do presente estudo, houve um maior comprometimento da saúde emocional, na faixa etária que vai de 21 a 30 anos de idade. Confia-se que os objetivos deste estudo tenham sido alcançados parcialmente, uma vez que outras variáveis ainda estão sendo analisadas. Resta, entretanto, averiguar o que ocorre com as demais variáveis, a exemplo de renda, escolaridade e religiosidade dos participantes. Além disso, reconhecendo o caráter multidimensional do estresse laboral, seria importante incluir medidas complementares, sobretudo aquelas que permitam cobrir uma dimensão afetiva maior, relacionada a satisfação com a vida, avaliando em que fatores os homens podem diferir em termos deste construto. Estes são certamente desafios que demandarão atenção em pesquisas futuras. É possível que estudos que controlem variáveis, aqui ainda não consideradas, apontem para uma outra direção, em termos de estresse laboral. Dessa forma, torna-se mister levar à cabo mais estudos dessa natureza. Estes, em adição ao presente trabalho, conformarão uma base teórica, para entendimento de quais aspectos poderiam ajudar na promoção de uma vida mais saudável e com maior bem-estar, para os homens.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/68
10.14295/idonline.v4i12.68
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/68
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v4i12.68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/68/68
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Benjamin Silwamba Kahozi, Antônio Cláudio Carlos de Freitas Filho, Marcio de Paiva Bezerra Carrah, Plínio Henrique Fernandes Leandro, Bárbara Maria de Macêdo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Benjamin Silwamba Kahozi, Antônio Cláudio Carlos de Freitas Filho, Marcio de Paiva Bezerra Carrah, Plínio Henrique Fernandes Leandro, Bárbara Maria de Macêdo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 4, n. 12 (2010); 80-89
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037421888602112