A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1222 |
Resumo: | A pesquisa é responsável pela construção de conhecimento, através dela encontram-se respostas para as questões que surgem no dia-a-dia. As pessoas que estão inseridas no ensino superior, de uma forma ou de outra, acabam realizando pesquisas seja para conclusão de um curso, pós-graduação, mestrado ou doutorado, ou por satisfação pessoal, para agregar conhecimento e compreender melhor sobre um assunto, ou mesmo para contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que forem alvo do estudo. O presente trabalho tem como objetivo entender a percepção dos acadêmicos e egressos dos cursos de gestão de uma instituição de ensino superior privada no cariri sobre a pesquisa cientifica e a sua relação com seu desempenho profissional. Para investigar isso, utilizou um roteiro semiestruturado aplicado aos participantes selecionados por julgamento e foram apresentados por meio da análise de conteúdo. Ao final do estudo, foi perceptível nos relatos dos envolvidos não apenas a compreensão do que a pesquisa propõe, mas principalmente que ela contribui de maneira significativa, tanto na academia, quanto após, no desempenho da profissão. |
id |
IPES_2399559cdfabbb60b5dc357a0589e466 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1222 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho ProfissionalPesquisa Científica. Conhecimento. Desempenho Profissional. Acadêmicos. EgressosA pesquisa é responsável pela construção de conhecimento, através dela encontram-se respostas para as questões que surgem no dia-a-dia. As pessoas que estão inseridas no ensino superior, de uma forma ou de outra, acabam realizando pesquisas seja para conclusão de um curso, pós-graduação, mestrado ou doutorado, ou por satisfação pessoal, para agregar conhecimento e compreender melhor sobre um assunto, ou mesmo para contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que forem alvo do estudo. O presente trabalho tem como objetivo entender a percepção dos acadêmicos e egressos dos cursos de gestão de uma instituição de ensino superior privada no cariri sobre a pesquisa cientifica e a sua relação com seu desempenho profissional. Para investigar isso, utilizou um roteiro semiestruturado aplicado aos participantes selecionados por julgamento e foram apresentados por meio da análise de conteúdo. Ao final do estudo, foi perceptível nos relatos dos envolvidos não apenas a compreensão do que a pesquisa propõe, mas principalmente que ela contribui de maneira significativa, tanto na academia, quanto após, no desempenho da profissão. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFrança, Francisca JucináriaOliveira, Alyne Leite deViana, Hudson JosinoLima, Antonio Raniel SilvaAlencar, Maria Patrícia de2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/122210.14295/idonline.v12i41.1222ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 313-3371981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1222/1793Direitos autorais 2021 Francisca Jucinária França, Alyne Leite de Oliveira, Hudson Josino Viana, Antonio Raniel Silva Lima, Maria Patrícia de Alencarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional |
title |
A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional |
spellingShingle |
A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional França, Francisca Jucinária Pesquisa Científica. Conhecimento. Desempenho Profissional. Acadêmicos. Egressos |
title_short |
A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional |
title_full |
A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional |
title_fullStr |
A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional |
title_full_unstemmed |
A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional |
title_sort |
A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional |
author |
França, Francisca Jucinária |
author_facet |
França, Francisca Jucinária Oliveira, Alyne Leite de Viana, Hudson Josino Lima, Antonio Raniel Silva Alencar, Maria Patrícia de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Alyne Leite de Viana, Hudson Josino Lima, Antonio Raniel Silva Alencar, Maria Patrícia de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Francisca Jucinária Oliveira, Alyne Leite de Viana, Hudson Josino Lima, Antonio Raniel Silva Alencar, Maria Patrícia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Científica. Conhecimento. Desempenho Profissional. Acadêmicos. Egressos |
topic |
Pesquisa Científica. Conhecimento. Desempenho Profissional. Acadêmicos. Egressos |
description |
A pesquisa é responsável pela construção de conhecimento, através dela encontram-se respostas para as questões que surgem no dia-a-dia. As pessoas que estão inseridas no ensino superior, de uma forma ou de outra, acabam realizando pesquisas seja para conclusão de um curso, pós-graduação, mestrado ou doutorado, ou por satisfação pessoal, para agregar conhecimento e compreender melhor sobre um assunto, ou mesmo para contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que forem alvo do estudo. O presente trabalho tem como objetivo entender a percepção dos acadêmicos e egressos dos cursos de gestão de uma instituição de ensino superior privada no cariri sobre a pesquisa cientifica e a sua relação com seu desempenho profissional. Para investigar isso, utilizou um roteiro semiestruturado aplicado aos participantes selecionados por julgamento e foram apresentados por meio da análise de conteúdo. Ao final do estudo, foi perceptível nos relatos dos envolvidos não apenas a compreensão do que a pesquisa propõe, mas principalmente que ela contribui de maneira significativa, tanto na academia, quanto após, no desempenho da profissão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1222 10.14295/idonline.v12i41.1222 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1222 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i41.1222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1222/1793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 313-337 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053957917376512 |