A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Francisca Jucinária
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Alyne Leite de, Viana, Hudson Josino, Lima, Antonio Raniel Silva, Alencar, Maria Patrícia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1222
Resumo: A pesquisa é responsável pela construção de conhecimento, através dela encontram-se respostas para as questões que surgem no dia-a-dia. As pessoas que estão inseridas no ensino superior, de uma forma ou de outra, acabam realizando pesquisas seja para conclusão de um curso, pós-graduação, mestrado ou doutorado, ou por satisfação pessoal, para agregar conhecimento e compreender melhor sobre um assunto, ou mesmo para contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que forem alvo do estudo. O presente trabalho tem como objetivo entender a percepção dos acadêmicos e egressos dos cursos de gestão de uma instituição de ensino superior privada no cariri sobre a pesquisa cientifica e a sua relação com seu desempenho profissional. Para investigar isso, utilizou um roteiro semiestruturado aplicado aos participantes selecionados por julgamento e foram apresentados por meio da análise de conteúdo. Ao final do estudo, foi perceptível nos relatos dos envolvidos não apenas a compreensão do que a pesquisa propõe, mas principalmente que ela contribui de maneira significativa, tanto na academia, quanto após, no desempenho da profissão.   
id IPES_2399559cdfabbb60b5dc357a0589e466
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1222
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho ProfissionalPesquisa Científica. Conhecimento. Desempenho Profissional. Acadêmicos. EgressosA pesquisa é responsável pela construção de conhecimento, através dela encontram-se respostas para as questões que surgem no dia-a-dia. As pessoas que estão inseridas no ensino superior, de uma forma ou de outra, acabam realizando pesquisas seja para conclusão de um curso, pós-graduação, mestrado ou doutorado, ou por satisfação pessoal, para agregar conhecimento e compreender melhor sobre um assunto, ou mesmo para contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que forem alvo do estudo. O presente trabalho tem como objetivo entender a percepção dos acadêmicos e egressos dos cursos de gestão de uma instituição de ensino superior privada no cariri sobre a pesquisa cientifica e a sua relação com seu desempenho profissional. Para investigar isso, utilizou um roteiro semiestruturado aplicado aos participantes selecionados por julgamento e foram apresentados por meio da análise de conteúdo. Ao final do estudo, foi perceptível nos relatos dos envolvidos não apenas a compreensão do que a pesquisa propõe, mas principalmente que ela contribui de maneira significativa, tanto na academia, quanto após, no desempenho da profissão.   INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFrança, Francisca JucináriaOliveira, Alyne Leite deViana, Hudson JosinoLima, Antonio Raniel SilvaAlencar, Maria Patrícia de2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/122210.14295/idonline.v12i41.1222ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 313-3371981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1222/1793Direitos autorais 2021 Francisca Jucinária França, Alyne Leite de Oliveira, Hudson Josino Viana, Antonio Raniel Silva Lima, Maria Patrícia de Alencarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional
title A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional
spellingShingle A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional
França, Francisca Jucinária
Pesquisa Científica. Conhecimento. Desempenho Profissional. Acadêmicos. Egressos
title_short A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional
title_full A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional
title_fullStr A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional
title_full_unstemmed A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional
title_sort A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional
author França, Francisca Jucinária
author_facet França, Francisca Jucinária
Oliveira, Alyne Leite de
Viana, Hudson Josino
Lima, Antonio Raniel Silva
Alencar, Maria Patrícia de
author_role author
author2 Oliveira, Alyne Leite de
Viana, Hudson Josino
Lima, Antonio Raniel Silva
Alencar, Maria Patrícia de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Francisca Jucinária
Oliveira, Alyne Leite de
Viana, Hudson Josino
Lima, Antonio Raniel Silva
Alencar, Maria Patrícia de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Científica. Conhecimento. Desempenho Profissional. Acadêmicos. Egressos
topic Pesquisa Científica. Conhecimento. Desempenho Profissional. Acadêmicos. Egressos
description A pesquisa é responsável pela construção de conhecimento, através dela encontram-se respostas para as questões que surgem no dia-a-dia. As pessoas que estão inseridas no ensino superior, de uma forma ou de outra, acabam realizando pesquisas seja para conclusão de um curso, pós-graduação, mestrado ou doutorado, ou por satisfação pessoal, para agregar conhecimento e compreender melhor sobre um assunto, ou mesmo para contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que forem alvo do estudo. O presente trabalho tem como objetivo entender a percepção dos acadêmicos e egressos dos cursos de gestão de uma instituição de ensino superior privada no cariri sobre a pesquisa cientifica e a sua relação com seu desempenho profissional. Para investigar isso, utilizou um roteiro semiestruturado aplicado aos participantes selecionados por julgamento e foram apresentados por meio da análise de conteúdo. Ao final do estudo, foi perceptível nos relatos dos envolvidos não apenas a compreensão do que a pesquisa propõe, mas principalmente que ela contribui de maneira significativa, tanto na academia, quanto após, no desempenho da profissão.   
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1222
10.14295/idonline.v12i41.1222
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1222
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i41.1222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1222/1793
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 313-337
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957917376512