Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/750 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo avaliar a percepção de estresse entre estudantes de enfermagem do último semestre de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular, no sudoeste da Bahia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizado através de entrevistas com roteiro semiestruturado, no período de 05 a 10 de maio de 2017. Participaram 15 estudantes de enfermagem matriculados no turno vespertino. As entrevistas, após realizadas, foram transcritas para o programa Word/Starter 2010. Os dados foram analisados visando a identificação das categorias e unidades temáticas a partir da utilização do referencial de Bardin. A análise foi ancorada no referencial teórico escolhido. Após apreciação dos dados, emergiram quatro categorias a saber: conceito do estresse; compreensão dos sinais e sintomas do estresse; fatores estressantes percebidos diariamente e fatores estressantes esperados na vida acadêmica e futuro profissional. Os resultados do estudo levam à reflexão de que é preciso que no meio acadêmico haja medidas preventivas ou redutoras de estresses, para que a aprendizagem se efetive de forma satisfatória e os alunos sejam preparados para o enfrentamento dos desafios da profissão. |
id |
IPES_25495a9863560975b898c708c687a7ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/750 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IESEnfermagem; Estudantes de enfermagem; Percepção do estresse.Este estudo teve por objetivo avaliar a percepção de estresse entre estudantes de enfermagem do último semestre de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular, no sudoeste da Bahia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizado através de entrevistas com roteiro semiestruturado, no período de 05 a 10 de maio de 2017. Participaram 15 estudantes de enfermagem matriculados no turno vespertino. As entrevistas, após realizadas, foram transcritas para o programa Word/Starter 2010. Os dados foram analisados visando a identificação das categorias e unidades temáticas a partir da utilização do referencial de Bardin. A análise foi ancorada no referencial teórico escolhido. Após apreciação dos dados, emergiram quatro categorias a saber: conceito do estresse; compreensão dos sinais e sintomas do estresse; fatores estressantes percebidos diariamente e fatores estressantes esperados na vida acadêmica e futuro profissional. Os resultados do estudo levam à reflexão de que é preciso que no meio acadêmico haja medidas preventivas ou redutoras de estresses, para que a aprendizagem se efetive de forma satisfatória e os alunos sejam preparados para o enfrentamento dos desafios da profissão. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMoreira, Thaís da SilvaAraújo, Giovana Fernandes2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/75010.14295/idonline.v11i35.750ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 35 (2017); 479-4911981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/750/1056Direitos autorais 2021 Thaís da Silva Moreira, Giovana Fernandes Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-09T00:55:25Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES |
title |
Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES |
spellingShingle |
Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES Moreira, Thaís da Silva Enfermagem; Estudantes de enfermagem; Percepção do estresse. |
title_short |
Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES |
title_full |
Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES |
title_fullStr |
Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES |
title_full_unstemmed |
Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES |
title_sort |
Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES |
author |
Moreira, Thaís da Silva |
author_facet |
Moreira, Thaís da Silva Araújo, Giovana Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Giovana Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Thaís da Silva Araújo, Giovana Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem; Estudantes de enfermagem; Percepção do estresse. |
topic |
Enfermagem; Estudantes de enfermagem; Percepção do estresse. |
description |
Este estudo teve por objetivo avaliar a percepção de estresse entre estudantes de enfermagem do último semestre de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular, no sudoeste da Bahia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizado através de entrevistas com roteiro semiestruturado, no período de 05 a 10 de maio de 2017. Participaram 15 estudantes de enfermagem matriculados no turno vespertino. As entrevistas, após realizadas, foram transcritas para o programa Word/Starter 2010. Os dados foram analisados visando a identificação das categorias e unidades temáticas a partir da utilização do referencial de Bardin. A análise foi ancorada no referencial teórico escolhido. Após apreciação dos dados, emergiram quatro categorias a saber: conceito do estresse; compreensão dos sinais e sintomas do estresse; fatores estressantes percebidos diariamente e fatores estressantes esperados na vida acadêmica e futuro profissional. Os resultados do estudo levam à reflexão de que é preciso que no meio acadêmico haja medidas preventivas ou redutoras de estresses, para que a aprendizagem se efetive de forma satisfatória e os alunos sejam preparados para o enfrentamento dos desafios da profissão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/750 10.14295/idonline.v11i35.750 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/750 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v11i35.750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/750/1056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Thaís da Silva Moreira, Giovana Fernandes Araújo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Thaís da Silva Moreira, Giovana Fernandes Araújo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 35 (2017); 479-491 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053948967780352 |