Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Thaís da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo, Giovana Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/750
Resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar a percepção de estresse entre estudantes de enfermagem do último semestre de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular, no sudoeste da Bahia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizado através de entrevistas com roteiro semiestruturado, no período de 05 a 10 de maio de 2017. Participaram 15 estudantes de enfermagem matriculados no turno vespertino. As entrevistas, após realizadas, foram transcritas para o programa Word/Starter 2010. Os dados foram analisados visando a identificação das categorias e unidades temáticas a partir da utilização do referencial de Bardin. A análise foi ancorada no referencial teórico escolhido. Após apreciação dos dados, emergiram quatro categorias a saber: conceito do estresse; compreensão dos sinais e sintomas do estresse; fatores estressantes percebidos diariamente e fatores estressantes esperados na vida acadêmica e futuro profissional. Os resultados do estudo levam à reflexão de que é preciso que no meio acadêmico haja medidas preventivas ou redutoras de estresses, para que a aprendizagem se efetive de forma satisfatória e os alunos sejam preparados para o enfrentamento dos desafios da profissão.  
id IPES_25495a9863560975b898c708c687a7ce
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/750
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IESEnfermagem; Estudantes de enfermagem; Percepção do estresse.Este estudo teve por objetivo avaliar a percepção de estresse entre estudantes de enfermagem do último semestre de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular, no sudoeste da Bahia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizado através de entrevistas com roteiro semiestruturado, no período de 05 a 10 de maio de 2017. Participaram 15 estudantes de enfermagem matriculados no turno vespertino. As entrevistas, após realizadas, foram transcritas para o programa Word/Starter 2010. Os dados foram analisados visando a identificação das categorias e unidades temáticas a partir da utilização do referencial de Bardin. A análise foi ancorada no referencial teórico escolhido. Após apreciação dos dados, emergiram quatro categorias a saber: conceito do estresse; compreensão dos sinais e sintomas do estresse; fatores estressantes percebidos diariamente e fatores estressantes esperados na vida acadêmica e futuro profissional. Os resultados do estudo levam à reflexão de que é preciso que no meio acadêmico haja medidas preventivas ou redutoras de estresses, para que a aprendizagem se efetive de forma satisfatória e os alunos sejam preparados para o enfrentamento dos desafios da profissão.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMoreira, Thaís da SilvaAraújo, Giovana Fernandes2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/75010.14295/idonline.v11i35.750ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 35 (2017); 479-4911981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/750/1056Direitos autorais 2021 Thaís da Silva Moreira, Giovana Fernandes Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-09T00:55:25Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES
title Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES
spellingShingle Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES
Moreira, Thaís da Silva
Enfermagem; Estudantes de enfermagem; Percepção do estresse.
title_short Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES
title_full Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES
title_fullStr Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES
title_full_unstemmed Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES
title_sort Percepção de Estresse entre Discentes do Curso de Enfermagem de uma IES
author Moreira, Thaís da Silva
author_facet Moreira, Thaís da Silva
Araújo, Giovana Fernandes
author_role author
author2 Araújo, Giovana Fernandes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Thaís da Silva
Araújo, Giovana Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem; Estudantes de enfermagem; Percepção do estresse.
topic Enfermagem; Estudantes de enfermagem; Percepção do estresse.
description Este estudo teve por objetivo avaliar a percepção de estresse entre estudantes de enfermagem do último semestre de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular, no sudoeste da Bahia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizado através de entrevistas com roteiro semiestruturado, no período de 05 a 10 de maio de 2017. Participaram 15 estudantes de enfermagem matriculados no turno vespertino. As entrevistas, após realizadas, foram transcritas para o programa Word/Starter 2010. Os dados foram analisados visando a identificação das categorias e unidades temáticas a partir da utilização do referencial de Bardin. A análise foi ancorada no referencial teórico escolhido. Após apreciação dos dados, emergiram quatro categorias a saber: conceito do estresse; compreensão dos sinais e sintomas do estresse; fatores estressantes percebidos diariamente e fatores estressantes esperados na vida acadêmica e futuro profissional. Os resultados do estudo levam à reflexão de que é preciso que no meio acadêmico haja medidas preventivas ou redutoras de estresses, para que a aprendizagem se efetive de forma satisfatória e os alunos sejam preparados para o enfrentamento dos desafios da profissão.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/750
10.14295/idonline.v11i35.750
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/750
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i35.750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/750/1056
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Thaís da Silva Moreira, Giovana Fernandes Araújo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Thaís da Silva Moreira, Giovana Fernandes Araújo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 35 (2017); 479-491
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053948967780352