Sistematizando os fatores que geram estresse nos estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2907 |
Resumo: | Introdução: Diversos estudos estão sendo realizados, e esses apontam a enfermagem como uma profissão com alto nível de estresse. As pesquisas reconhecem que o estresse está presente no período de formação profissional, pois é o momento em que os estudantes se deparam com situações desafiadoras, sendo submetidos a encargos e horários cada vez mais exigentes durante seu período de formação. Objetivo: Identificar nas bases de dados online a produção cientifica sobre o estresse em acadêmicos de enfermagem - Descrever as evidências científicas sobre os fatores de estresse nos acadêmicos de enfermagem com base na literatura levantada. Método: Revisão Integrativa da literatura, sustentada por uma abordagem qualitativa. Como descritores: estresse and estudantes de enfermagem. Teve-se como critérios de inclusão: Recorte Temporal de 2002 a 2013; Idioma: Português, Inglês e Espanhol; Limite: Humanos, e trabalhos completos disponíveis online gratuitamente. E como critério de exclusão, os editoriais. Resultados: Após a busca e leitura dos artigos foram incluídos na pesquisa 20 estudos (N=20). Quanto à distribuição desses artigos nas bases de dados, a LILACS se destacou, seguido da MEDLINE, o ano de 2008 teve maior número de publicações, seguido do ano de 2011. A Revista Latino-Americana de Enfermagem (n=6), e Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (n=5), foram os periódicos que mais se destacaram. O Brasil obteve a maior concentração (n=37) de autores. Nos países da América Latina destaca-se o Chile com n=7 autores. A categoria profissional que mais pesquisa e gera estudos científicos sobre o estresse é a de Enfermagem (n=14. Discussão: Após análise, os estudos foram categorizados em: I- Estresse a partir da vivência no ambiente acadêmico: os alunos ao ingressarem na universidade vivenciam sentimentos de realização, porém trazem ainda consigo inseguranças por estarem ingressando em um mundo ainda desconhecido. II- Fatores de estresse em campo de estágio: o início da prática de enfermagem representa para o aluno uma vivência difícil e frustrante, as dificuldades e angústias vivenciadas no campo prático, produzem efeitos negativos e positivos referentes ao primeiro contato com a prática. III- Percepção dos acadêmicos quanto ao cuidar de si: o cuidar de si, tem que ser visto com o intuito de proteção e promoção da saúde, porém os profissionais de saúde só tomam consciência dessa importância quando já vivenciaram situações desconfortáveis. IV- Construção e Validação de Intrumento para analisar os fatores de estresse: diante dos artigos enquadrados nesta categoria, foi possível observar que a enfermagem investe muito pouco em pesquisas relacionadas ao esse tema. Conclusão: Diante das categorias, os resultados comprovam que os alunos vivenciam situações estressoras e que estas refletem na qualidade da sua saúde e de sua vida |
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Teve-se como critérios de inclusão: Recorte Temporal de 2002 a 2013; Idioma: Português, Inglês e Espanhol; Limite: Humanos, e trabalhos completos disponíveis online gratuitamente. E como critério de exclusão, os editoriais. Resultados: Após a busca e leitura dos artigos foram incluídos na pesquisa 20 estudos (N=20). Quanto à distribuição desses artigos nas bases de dados, a LILACS se destacou, seguido da MEDLINE, o ano de 2008 teve maior número de publicações, seguido do ano de 2011. A Revista Latino-Americana de Enfermagem (n=6), e Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (n=5), foram os periódicos que mais se destacaram. O Brasil obteve a maior concentração (n=37) de autores. Nos países da América Latina destaca-se o Chile com n=7 autores. A categoria profissional que mais pesquisa e gera estudos científicos sobre o estresse é a de Enfermagem (n=14. Discussão: Após análise, os estudos foram categorizados em: I- Estresse a partir da vivência no ambiente acadêmico: os alunos ao ingressarem na universidade vivenciam sentimentos de realização, porém trazem ainda consigo inseguranças por estarem ingressando em um mundo ainda desconhecido. II- Fatores de estresse em campo de estágio: o início da prática de enfermagem representa para o aluno uma vivência difícil e frustrante, as dificuldades e angústias vivenciadas no campo prático, produzem efeitos negativos e positivos referentes ao primeiro contato com a prática. III- Percepção dos acadêmicos quanto ao cuidar de si: o cuidar de si, tem que ser visto com o intuito de proteção e promoção da saúde, porém os profissionais de saúde só tomam consciência dessa importância quando já vivenciaram situações desconfortáveis. IV- Construção e Validação de Intrumento para analisar os fatores de estresse: diante dos artigos enquadrados nesta categoria, foi possível observar que a enfermagem investe muito pouco em pesquisas relacionadas ao esse tema. Conclusão: Diante das categorias, os resultados comprovam que os alunos vivenciam situações estressoras e que estas refletem na qualidade da sua saúde e de sua vidaIntroduction: Several studies are being conducted, and these indicate nursing as a profession with high stress level. The research recognizes that stress is present in the training period, it is the time when students are faced with challenging situations, being subjected to charges and times increasingly demanding during their training period. Objective: To identify the databases online scientific production on stress in nursing students - Describe the scientific evidence on the stress factors in nursing students based on the literature raised. Method: integrative literature review, supported by a qualitative approach. As descriptors: stress and nursing students. It had as inclusion criteria: Temporal Cut from 2002 to 2013; Language: Portuguese, English and Spanish; Limit: Human, and complete works available online for free. And as exclusion criteria, the editorial. Results: After searching and reading the articles were included in the survey 20 studies (N = 20). As for the distribution of these articles in the databases, LILACS stood out, followed by MEDLINE, 2008 had the highest number of publications, followed by the year 2011. The Latin American Journal of Nursing (n = 6), and School Nursing, University of São Paulo (n = 5) were the journals that stood out. The Brazil had the highest concentration (n = 37) of authors. In Latin America Chile stands out with n = 7 authors. The professional category that more research and generates scientific studies on stress is the Nursing (n = 14. Discussion: After analysis, the studies were categorized into: I stress from the experience in academia: students to enter the university experience feelings of accomplishment, but I can still bring insecurities because they are joining a still unknown world II- stress factors in the training field:. the beginning of nursing practice is for the student a difficult and frustrating experience, difficulties and anguish experienced in the practical field, have negative and positive effects for the first contact with the practice of academic III Perception as to take care of themselves:. his own care, has to be seen in order to protect and promote health, but professionals health only become aware of this importance when have experienced uncomfortable IV Construction and Validation instrument to analyze the stress factors:. between the articles covered by the category Construction and Instrument Validation, we observed that nursing invests too little in research Related to this issue. Conclusion: Despite the categories, the results show that students stress situations and that they reflect the quality of your health and your lifeSilvino, Zenith RosaFerreira, Simone Cruz MachadoSouza, Deise Ferreira deNascimento, Jordana Moura de Paula2017-02-10T16:07:14Z2017-02-10T16:07:14Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNascimento, Jordana Moura de Paula. Sistematizando os fatores que geram estresse nos estudantes de enfermagem. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/2907http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-07T20:19:30Zoai:app.uff.br:1/2907Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:32.379627Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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