Satisfação e Qualidade de Vida em Profissionais de Enfermagem na Região do Cariri Cearense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Josefa Janiele Lopes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sugette, Juliana de Freitas Vasconcelos, Bezerra, Martha Maria Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/762
Resumo: A Satisfação com a vida e, a Qualidade de vida no trabalho, nos parece estar cada vez mais prejudicada em função de mudanças por que passa o mundo nos tempos atuais. Diversos fatores e uma série de responsabilidades recaem sobre o labor do profissional de educação, muitos dos quais fogem ao seu controle. O presente estudo se propôs a conhecer e analisar, em que medida a Satisfação com a Vida e a Qualidade de Vida dos  professores da Escola Municipal Padre José de Anchieta, variam em função de variáveis com a remuneração, carga horária semanal de trabalho, formação acadêmica dos mesmos, dentre outras. Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo, correlacional, do tipo ex post facto. Considerou-se a correlação de um conjunto de variáveis antecedentes (Nível de formação acadêmica, Remuneração, Jornada de trabalho) com as variáveis critério (Satisfação com a Vida e Qualidade de Vida). Os resultados se mostraram preocupantes, quando 16% dos professores se disseram insatisfeitos em exercerem o seu trabalho como educadores. Quanto ao motivo das insatisfações, os baixos salários foi citado por 88% dos entrevistados, seguidos de estrutura escolar deficiente, desmotivação, dificuldade de educar, atrito de ideais, desvalorização da categoria e, a falta de incentivo. A preocupação com a qualidade de vida docente, torna-se relevante, na medida em que professores quando satisfeitos, produzem mais, influenciam na motivação dos seus alunos e, principalmente, ajudam a construir uma sociedade  melhor e mais justa.  
id IPES_25f5e862149e985a8459911a2b9a67f9
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/762
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Satisfação e Qualidade de Vida em Profissionais de Enfermagem na Região do Cariri CearenseQualidade de vida, Satisfação com a vida, Professor.A Satisfação com a vida e, a Qualidade de vida no trabalho, nos parece estar cada vez mais prejudicada em função de mudanças por que passa o mundo nos tempos atuais. Diversos fatores e uma série de responsabilidades recaem sobre o labor do profissional de educação, muitos dos quais fogem ao seu controle. O presente estudo se propôs a conhecer e analisar, em que medida a Satisfação com a Vida e a Qualidade de Vida dos  professores da Escola Municipal Padre José de Anchieta, variam em função de variáveis com a remuneração, carga horária semanal de trabalho, formação acadêmica dos mesmos, dentre outras. Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo, correlacional, do tipo ex post facto. Considerou-se a correlação de um conjunto de variáveis antecedentes (Nível de formação acadêmica, Remuneração, Jornada de trabalho) com as variáveis critério (Satisfação com a Vida e Qualidade de Vida). Os resultados se mostraram preocupantes, quando 16% dos professores se disseram insatisfeitos em exercerem o seu trabalho como educadores. Quanto ao motivo das insatisfações, os baixos salários foi citado por 88% dos entrevistados, seguidos de estrutura escolar deficiente, desmotivação, dificuldade de educar, atrito de ideais, desvalorização da categoria e, a falta de incentivo. A preocupação com a qualidade de vida docente, torna-se relevante, na medida em que professores quando satisfeitos, produzem mais, influenciam na motivação dos seus alunos e, principalmente, ajudam a construir uma sociedade  melhor e mais justa.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMoreira, Josefa Janiele LopesSugette, Juliana de Freitas VasconcelosBezerra, Martha Maria Macedo2017-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/76210.14295/idonline.v11i35.762ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 35 (2017); 590-6061981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/762/1067Direitos autorais 2021 Josefa Janiele Lopes Moreira, Juliana de Freitas Vasconcelos Sugette, Martha Maria Macedo Bezerrahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-09T00:55:26Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação e Qualidade de Vida em Profissionais de Enfermagem na Região do Cariri Cearense
title Satisfação e Qualidade de Vida em Profissionais de Enfermagem na Região do Cariri Cearense
spellingShingle Satisfação e Qualidade de Vida em Profissionais de Enfermagem na Região do Cariri Cearense
Moreira, Josefa Janiele Lopes
Qualidade de vida, Satisfação com a vida, Professor.
title_short Satisfação e Qualidade de Vida em Profissionais de Enfermagem na Região do Cariri Cearense
title_full Satisfação e Qualidade de Vida em Profissionais de Enfermagem na Região do Cariri Cearense
title_fullStr Satisfação e Qualidade de Vida em Profissionais de Enfermagem na Região do Cariri Cearense
title_full_unstemmed Satisfação e Qualidade de Vida em Profissionais de Enfermagem na Região do Cariri Cearense
title_sort Satisfação e Qualidade de Vida em Profissionais de Enfermagem na Região do Cariri Cearense
author Moreira, Josefa Janiele Lopes
author_facet Moreira, Josefa Janiele Lopes
Sugette, Juliana de Freitas Vasconcelos
Bezerra, Martha Maria Macedo
author_role author
author2 Sugette, Juliana de Freitas Vasconcelos
Bezerra, Martha Maria Macedo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Josefa Janiele Lopes
Sugette, Juliana de Freitas Vasconcelos
Bezerra, Martha Maria Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida, Satisfação com a vida, Professor.
topic Qualidade de vida, Satisfação com a vida, Professor.
dc.description.none.fl_txt_mv A Satisfação com a vida e, a Qualidade de vida no trabalho, nos parece estar cada vez mais prejudicada em função de mudanças por que passa o mundo nos tempos atuais. Diversos fatores e uma série de responsabilidades recaem sobre o labor do profissional de educação, muitos dos quais fogem ao seu controle. O presente estudo se propôs a conhecer e analisar, em que medida a Satisfação com a Vida e a Qualidade de Vida dos  professores da Escola Municipal Padre José de Anchieta, variam em função de variáveis com a remuneração, carga horária semanal de trabalho, formação acadêmica dos mesmos, dentre outras. Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo, correlacional, do tipo ex post facto. Considerou-se a correlação de um conjunto de variáveis antecedentes (Nível de formação acadêmica, Remuneração, Jornada de trabalho) com as variáveis critério (Satisfação com a Vida e Qualidade de Vida). Os resultados se mostraram preocupantes, quando 16% dos professores se disseram insatisfeitos em exercerem o seu trabalho como educadores. Quanto ao motivo das insatisfações, os baixos salários foi citado por 88% dos entrevistados, seguidos de estrutura escolar deficiente, desmotivação, dificuldade de educar, atrito de ideais, desvalorização da categoria e, a falta de incentivo. A preocupação com a qualidade de vida docente, torna-se relevante, na medida em que professores quando satisfeitos, produzem mais, influenciam na motivação dos seus alunos e, principalmente, ajudam a construir uma sociedade  melhor e mais justa.  
description A Satisfação com a vida e, a Qualidade de vida no trabalho, nos parece estar cada vez mais prejudicada em função de mudanças por que passa o mundo nos tempos atuais. Diversos fatores e uma série de responsabilidades recaem sobre o labor do profissional de educação, muitos dos quais fogem ao seu controle. O presente estudo se propôs a conhecer e analisar, em que medida a Satisfação com a Vida e a Qualidade de Vida dos  professores da Escola Municipal Padre José de Anchieta, variam em função de variáveis com a remuneração, carga horária semanal de trabalho, formação acadêmica dos mesmos, dentre outras. Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo, correlacional, do tipo ex post facto. Considerou-se a correlação de um conjunto de variáveis antecedentes (Nível de formação acadêmica, Remuneração, Jornada de trabalho) com as variáveis critério (Satisfação com a Vida e Qualidade de Vida). Os resultados se mostraram preocupantes, quando 16% dos professores se disseram insatisfeitos em exercerem o seu trabalho como educadores. Quanto ao motivo das insatisfações, os baixos salários foi citado por 88% dos entrevistados, seguidos de estrutura escolar deficiente, desmotivação, dificuldade de educar, atrito de ideais, desvalorização da categoria e, a falta de incentivo. A preocupação com a qualidade de vida docente, torna-se relevante, na medida em que professores quando satisfeitos, produzem mais, influenciam na motivação dos seus alunos e, principalmente, ajudam a construir uma sociedade  melhor e mais justa.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/762
10.14295/idonline.v11i35.762
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/762
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i35.762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/762/1067
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Josefa Janiele Lopes Moreira, Juliana de Freitas Vasconcelos Sugette, Martha Maria Macedo Bezerra
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Josefa Janiele Lopes Moreira, Juliana de Freitas Vasconcelos Sugette, Martha Maria Macedo Bezerra
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 35 (2017); 590-606
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037425671864320