Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Kilmara Cordeiro, Lopes, Felipe Santiago Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632
Resumo: Objetivou-se desenvolver ação educativa junto aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde numa unidade básica de saúde, a fim de promover reflexões sobre humanização em suas práticas. Tratou-se de uma pesquisa-ação, descritiva e analítica, de natureza mista. Participaram 26 trabalhadores. A coleta de dados deu-se por meio do diagnóstico situacional e ações educativas. No diagnóstico situacional, o pior resultado abordava a realização de pesquisas de satisfação dos usuários. Tiveram melhor desempenho as questões referente ao conforto do ambiente e esclarecimento de dúvidas do usuário. Na ação educativa os dados foram descritos: a) reflexão sobre a situação atual: os trabalhadores participaram de dinâmicas promovendo melhor auto percepção sobre as práticas individuais e coletivas b) propostas de melhorias: os trabalhadores a partir da teorização com perguntas norteadoras criaram um mural com pontos a serem melhorados pela equipe, para uma assistência mais humanizada. Conclui-se que a intervenção trouxe significativas contribuições para os envolvidos.
id IPES_25fd119899660481157bee40b12c9db9
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2632
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care WorkersHumanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica.Objetivou-se desenvolver ação educativa junto aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde numa unidade básica de saúde, a fim de promover reflexões sobre humanização em suas práticas. Tratou-se de uma pesquisa-ação, descritiva e analítica, de natureza mista. Participaram 26 trabalhadores. A coleta de dados deu-se por meio do diagnóstico situacional e ações educativas. No diagnóstico situacional, o pior resultado abordava a realização de pesquisas de satisfação dos usuários. Tiveram melhor desempenho as questões referente ao conforto do ambiente e esclarecimento de dúvidas do usuário. Na ação educativa os dados foram descritos: a) reflexão sobre a situação atual: os trabalhadores participaram de dinâmicas promovendo melhor auto percepção sobre as práticas individuais e coletivas b) propostas de melhorias: os trabalhadores a partir da teorização com perguntas norteadoras criaram um mural com pontos a serem melhorados pela equipe, para uma assistência mais humanizada. Conclui-se que a intervenção trouxe significativas contribuições para os envolvidos.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMaciel, Marcela de Araújo CavalcantiCarvalho, Kilmara CordeiroLopes, Felipe Santiago Soares2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/263210.14295/idonline.v14i51.2632ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 1070-10831981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632/4124https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2632/314Direitos autorais 2021 Marcela de Araújo Cavalcanti Maciel, Kilmara Cordeiro Carvalho, Felipe Santiago Soares Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-06T18:39:04Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
title Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
spellingShingle Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
Humanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica.
title_short Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
title_full Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
title_fullStr Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
title_full_unstemmed Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
title_sort Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
author Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
author_facet Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
Carvalho, Kilmara Cordeiro
Lopes, Felipe Santiago Soares
author_role author
author2 Carvalho, Kilmara Cordeiro
Lopes, Felipe Santiago Soares
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
Carvalho, Kilmara Cordeiro
Lopes, Felipe Santiago Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Humanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica.
topic Humanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica.
dc.description.none.fl_txt_mv Objetivou-se desenvolver ação educativa junto aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde numa unidade básica de saúde, a fim de promover reflexões sobre humanização em suas práticas. Tratou-se de uma pesquisa-ação, descritiva e analítica, de natureza mista. Participaram 26 trabalhadores. A coleta de dados deu-se por meio do diagnóstico situacional e ações educativas. No diagnóstico situacional, o pior resultado abordava a realização de pesquisas de satisfação dos usuários. Tiveram melhor desempenho as questões referente ao conforto do ambiente e esclarecimento de dúvidas do usuário. Na ação educativa os dados foram descritos: a) reflexão sobre a situação atual: os trabalhadores participaram de dinâmicas promovendo melhor auto percepção sobre as práticas individuais e coletivas b) propostas de melhorias: os trabalhadores a partir da teorização com perguntas norteadoras criaram um mural com pontos a serem melhorados pela equipe, para uma assistência mais humanizada. Conclui-se que a intervenção trouxe significativas contribuições para os envolvidos.
description Objetivou-se desenvolver ação educativa junto aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde numa unidade básica de saúde, a fim de promover reflexões sobre humanização em suas práticas. Tratou-se de uma pesquisa-ação, descritiva e analítica, de natureza mista. Participaram 26 trabalhadores. A coleta de dados deu-se por meio do diagnóstico situacional e ações educativas. No diagnóstico situacional, o pior resultado abordava a realização de pesquisas de satisfação dos usuários. Tiveram melhor desempenho as questões referente ao conforto do ambiente e esclarecimento de dúvidas do usuário. Na ação educativa os dados foram descritos: a) reflexão sobre a situação atual: os trabalhadores participaram de dinâmicas promovendo melhor auto percepção sobre as práticas individuais e coletivas b) propostas de melhorias: os trabalhadores a partir da teorização com perguntas norteadoras criaram um mural com pontos a serem melhorados pela equipe, para uma assistência mais humanizada. Conclui-se que a intervenção trouxe significativas contribuições para os envolvidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632
10.14295/idonline.v14i51.2632
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632/4124
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2632/314
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Marcela de Araújo Cavalcanti Maciel, Kilmara Cordeiro Carvalho, Felipe Santiago Soares Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Marcela de Araújo Cavalcanti Maciel, Kilmara Cordeiro Carvalho, Felipe Santiago Soares Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 1070-1083
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037432398479360