A Manifestação da Timidez na Educação Infantil: Um Olhar Crítico e Reflexivo Sobre as Dificuldades e Ritmo de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1473 |
Resumo: | Este artigo foi realizado a partir das reflexões no que diz respeito à manifestação da timidez em sala de aula das crianças em fase de desenvolvimento da aprendizagem, e foi embasado nas discussões de autores como Vygotsky 1989, ), Albisseti (1998) e Bravin (2013), dentre outros. O objetivo foi identificar quais os cuidados que a escola, professores e família devem ter com suas crianças tímidas. O autor citado traz a contribuição das interações sociais entre os sujeitos, considerando fundamental para o processo de aquisição de conhecimentos e da consciência. Na escola, a criança conviverá com outras pessoas da mesma idade e de diferentes faixas etárias, sendo assim, quais são as consequências da timidez e quando ela pode afetar o processo ensino-aprendizagem na construção dos conhecimentos e o que a escola pode fazer para colaborar com a sociabilidade dessas crianças? O trabalho foi impulsionado por tais questões. Investigou-se a timidez como fator prejudicial à aprendizagem e conclui que a escola deve auxiliar os alunos tímidos a se sentirem seguros no âmbito escolar. A pesquisa teve como justificativa que a timidez costuma não ser observada dentro das salas, pois a criança tímida não causa problemas, e com isso, não chama atenção. Constatou-se como resultados que a timidez excessiva prejudica a criança e cuidados devem ser tomados, pois envolve baixa-estima, interações, medos e privações, o que dificulta um desenvolvimento saudável em vários aspectos do processo ensino e aprendizagem. Diante disso, buscou-se abordar aqui os aspectos mais relevantes, apoiados no que orienta a Lei de Diretrizes e Bases – LDB nos art. 29, 30 e 31. A qual vai além de um simples educar, busca a compreensão de como se processa e internaliza a aprendizagem de crianças tímidas. |
id |
IPES_285779b9d20205bd2573bc026ae8b927 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1473 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Manifestação da Timidez na Educação Infantil: Um Olhar Crítico e Reflexivo Sobre as Dificuldades e Ritmo de AprendizagemTimidez. Aprendizagem. Educação InfantilEste artigo foi realizado a partir das reflexões no que diz respeito à manifestação da timidez em sala de aula das crianças em fase de desenvolvimento da aprendizagem, e foi embasado nas discussões de autores como Vygotsky 1989, ), Albisseti (1998) e Bravin (2013), dentre outros. O objetivo foi identificar quais os cuidados que a escola, professores e família devem ter com suas crianças tímidas. O autor citado traz a contribuição das interações sociais entre os sujeitos, considerando fundamental para o processo de aquisição de conhecimentos e da consciência. Na escola, a criança conviverá com outras pessoas da mesma idade e de diferentes faixas etárias, sendo assim, quais são as consequências da timidez e quando ela pode afetar o processo ensino-aprendizagem na construção dos conhecimentos e o que a escola pode fazer para colaborar com a sociabilidade dessas crianças? O trabalho foi impulsionado por tais questões. Investigou-se a timidez como fator prejudicial à aprendizagem e conclui que a escola deve auxiliar os alunos tímidos a se sentirem seguros no âmbito escolar. A pesquisa teve como justificativa que a timidez costuma não ser observada dentro das salas, pois a criança tímida não causa problemas, e com isso, não chama atenção. Constatou-se como resultados que a timidez excessiva prejudica a criança e cuidados devem ser tomados, pois envolve baixa-estima, interações, medos e privações, o que dificulta um desenvolvimento saudável em vários aspectos do processo ensino e aprendizagem. Diante disso, buscou-se abordar aqui os aspectos mais relevantes, apoiados no que orienta a Lei de Diretrizes e Bases – LDB nos art. 29, 30 e 31. A qual vai além de um simples educar, busca a compreensão de como se processa e internaliza a aprendizagem de crianças tímidas.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGomes Filha, Maria do SocorroMenezes, Aurelania Maria de CarvalhoSobral, Maria do Socorro Cecílio2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/147310.14295/idonline.v12i42.1473ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 588-5991981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1473/2105Direitos autorais 2021 Maria do Socorro Gomes Filha, Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Manifestação da Timidez na Educação Infantil: Um Olhar Crítico e Reflexivo Sobre as Dificuldades e Ritmo de Aprendizagem |
title |
A Manifestação da Timidez na Educação Infantil: Um Olhar Crítico e Reflexivo Sobre as Dificuldades e Ritmo de Aprendizagem |
spellingShingle |
A Manifestação da Timidez na Educação Infantil: Um Olhar Crítico e Reflexivo Sobre as Dificuldades e Ritmo de Aprendizagem Gomes Filha, Maria do Socorro Timidez. Aprendizagem. Educação Infantil |
title_short |
A Manifestação da Timidez na Educação Infantil: Um Olhar Crítico e Reflexivo Sobre as Dificuldades e Ritmo de Aprendizagem |
title_full |
A Manifestação da Timidez na Educação Infantil: Um Olhar Crítico e Reflexivo Sobre as Dificuldades e Ritmo de Aprendizagem |
title_fullStr |
A Manifestação da Timidez na Educação Infantil: Um Olhar Crítico e Reflexivo Sobre as Dificuldades e Ritmo de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A Manifestação da Timidez na Educação Infantil: Um Olhar Crítico e Reflexivo Sobre as Dificuldades e Ritmo de Aprendizagem |
title_sort |
A Manifestação da Timidez na Educação Infantil: Um Olhar Crítico e Reflexivo Sobre as Dificuldades e Ritmo de Aprendizagem |
author |
Gomes Filha, Maria do Socorro |
author_facet |
Gomes Filha, Maria do Socorro Menezes, Aurelania Maria de Carvalho Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Filha, Maria do Socorro Menezes, Aurelania Maria de Carvalho Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Timidez. Aprendizagem. Educação Infantil |
topic |
Timidez. Aprendizagem. Educação Infantil |
description |
Este artigo foi realizado a partir das reflexões no que diz respeito à manifestação da timidez em sala de aula das crianças em fase de desenvolvimento da aprendizagem, e foi embasado nas discussões de autores como Vygotsky 1989, ), Albisseti (1998) e Bravin (2013), dentre outros. O objetivo foi identificar quais os cuidados que a escola, professores e família devem ter com suas crianças tímidas. O autor citado traz a contribuição das interações sociais entre os sujeitos, considerando fundamental para o processo de aquisição de conhecimentos e da consciência. Na escola, a criança conviverá com outras pessoas da mesma idade e de diferentes faixas etárias, sendo assim, quais são as consequências da timidez e quando ela pode afetar o processo ensino-aprendizagem na construção dos conhecimentos e o que a escola pode fazer para colaborar com a sociabilidade dessas crianças? O trabalho foi impulsionado por tais questões. Investigou-se a timidez como fator prejudicial à aprendizagem e conclui que a escola deve auxiliar os alunos tímidos a se sentirem seguros no âmbito escolar. A pesquisa teve como justificativa que a timidez costuma não ser observada dentro das salas, pois a criança tímida não causa problemas, e com isso, não chama atenção. Constatou-se como resultados que a timidez excessiva prejudica a criança e cuidados devem ser tomados, pois envolve baixa-estima, interações, medos e privações, o que dificulta um desenvolvimento saudável em vários aspectos do processo ensino e aprendizagem. Diante disso, buscou-se abordar aqui os aspectos mais relevantes, apoiados no que orienta a Lei de Diretrizes e Bases – LDB nos art. 29, 30 e 31. A qual vai além de um simples educar, busca a compreensão de como se processa e internaliza a aprendizagem de crianças tímidas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1473 10.14295/idonline.v12i42.1473 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1473 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i42.1473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1473/2105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 588-599 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053956603510784 |