Escola e Família: Aliança na formação do cidadão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/326 |
Resumo: | A relação família-escola apresenta-se como destaque nas discussões acerca do sucesso do aluno tanto no desenvolvimento cognitivo quanto na sua formação cidadã. É no ambiente familiar e escolar que o sujeito se prepara de acordo os aspectos culturais e sócio-históricos constituídos e constituintes para atuar na sociedade. Portanto, família e escola precisam, necessariamente, aliarem-se com vistas a esse fim. Nesse sentido, objetivou-se verificar a existência, a necessidade e a contribuição da integração entre escola e família na construção da formação para uma vida cidadã. O enfoque dado à pesquisa é o quali-quantitativo de nível analítico descritivo de corte transversal. Tivemos como principal instrumento de coleta de dados, questionários diversificados aplicados aos 05 segmentos da amostra, com perguntas fechadas e abertas e semi-estruturadas. O universo da pesquisa abrangeu os 3 membros do núcleo gestor, 22 professores, 14 funcionários, 512 alunos e 351 famílias dos alunos do 6º ao 9ºanos; todos da Escola de Ensino Fundamental Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa- CEMCS- Banabuiú-Ceará-Brasil. Os dados coletados foram expostos em tabelas e gráficos e analisados à luz das teorias estudadas. Constatamos ao longo das leituras, das pesquisas e das relações estabelecidas que a ideia de democracia encontra-se presente nas mais diversas concepções daqueles que fazem as instituições sociais, no entanto, não sabem muito bem administrar as suas funções para o exercício dessa democracia, delegando a outros o seu verdadeiro papel na formação do cidadão, como é o caso da família que delega à escola toda essa responsabilidade. A instituição escolar tem trabalhado de certa forma, isolada da família, quando as decisões são apenas legitimadas pela comunidade escolar de uma forma pseudo democrática; como também a família não deve se colocar distante da escola, pois ambas as instituições buscam o mesmo objetivo: a formação do educando. |
id |
IPES_29369601b1286f01950145c1801ac359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/326 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola e Família: Aliança na formação do cidadãoEscola. Família. Interação. Formação Cidadã.A relação família-escola apresenta-se como destaque nas discussões acerca do sucesso do aluno tanto no desenvolvimento cognitivo quanto na sua formação cidadã. É no ambiente familiar e escolar que o sujeito se prepara de acordo os aspectos culturais e sócio-históricos constituídos e constituintes para atuar na sociedade. Portanto, família e escola precisam, necessariamente, aliarem-se com vistas a esse fim. Nesse sentido, objetivou-se verificar a existência, a necessidade e a contribuição da integração entre escola e família na construção da formação para uma vida cidadã. O enfoque dado à pesquisa é o quali-quantitativo de nível analítico descritivo de corte transversal. Tivemos como principal instrumento de coleta de dados, questionários diversificados aplicados aos 05 segmentos da amostra, com perguntas fechadas e abertas e semi-estruturadas. O universo da pesquisa abrangeu os 3 membros do núcleo gestor, 22 professores, 14 funcionários, 512 alunos e 351 famílias dos alunos do 6º ao 9ºanos; todos da Escola de Ensino Fundamental Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa- CEMCS- Banabuiú-Ceará-Brasil. Os dados coletados foram expostos em tabelas e gráficos e analisados à luz das teorias estudadas. Constatamos ao longo das leituras, das pesquisas e das relações estabelecidas que a ideia de democracia encontra-se presente nas mais diversas concepções daqueles que fazem as instituições sociais, no entanto, não sabem muito bem administrar as suas funções para o exercício dessa democracia, delegando a outros o seu verdadeiro papel na formação do cidadão, como é o caso da família que delega à escola toda essa responsabilidade. A instituição escolar tem trabalhado de certa forma, isolada da família, quando as decisões são apenas legitimadas pela comunidade escolar de uma forma pseudo democrática; como também a família não deve se colocar distante da escola, pois ambas as instituições buscam o mesmo objetivo: a formação do educando.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLopes, Raimundo Edilberto MoreiraVilalba, Osvaldo Arsênio2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/32610.14295/idonline.v9i26.326ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 26 (2015); 07-411981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/326/444Direitos autorais 2021 Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Osvaldo Arsênio Vilalbahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:08:15Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola e Família: Aliança na formação do cidadão |
title |
Escola e Família: Aliança na formação do cidadão |
spellingShingle |
Escola e Família: Aliança na formação do cidadão Lopes, Raimundo Edilberto Moreira Escola. Família. Interação. Formação Cidadã. |
title_short |
Escola e Família: Aliança na formação do cidadão |
title_full |
Escola e Família: Aliança na formação do cidadão |
title_fullStr |
Escola e Família: Aliança na formação do cidadão |
title_full_unstemmed |
Escola e Família: Aliança na formação do cidadão |
title_sort |
Escola e Família: Aliança na formação do cidadão |
author |
Lopes, Raimundo Edilberto Moreira |
author_facet |
Lopes, Raimundo Edilberto Moreira Vilalba, Osvaldo Arsênio |
author_role |
author |
author2 |
Vilalba, Osvaldo Arsênio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Raimundo Edilberto Moreira Vilalba, Osvaldo Arsênio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola. Família. Interação. Formação Cidadã. |
topic |
Escola. Família. Interação. Formação Cidadã. |
description |
A relação família-escola apresenta-se como destaque nas discussões acerca do sucesso do aluno tanto no desenvolvimento cognitivo quanto na sua formação cidadã. É no ambiente familiar e escolar que o sujeito se prepara de acordo os aspectos culturais e sócio-históricos constituídos e constituintes para atuar na sociedade. Portanto, família e escola precisam, necessariamente, aliarem-se com vistas a esse fim. Nesse sentido, objetivou-se verificar a existência, a necessidade e a contribuição da integração entre escola e família na construção da formação para uma vida cidadã. O enfoque dado à pesquisa é o quali-quantitativo de nível analítico descritivo de corte transversal. Tivemos como principal instrumento de coleta de dados, questionários diversificados aplicados aos 05 segmentos da amostra, com perguntas fechadas e abertas e semi-estruturadas. O universo da pesquisa abrangeu os 3 membros do núcleo gestor, 22 professores, 14 funcionários, 512 alunos e 351 famílias dos alunos do 6º ao 9ºanos; todos da Escola de Ensino Fundamental Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa- CEMCS- Banabuiú-Ceará-Brasil. Os dados coletados foram expostos em tabelas e gráficos e analisados à luz das teorias estudadas. Constatamos ao longo das leituras, das pesquisas e das relações estabelecidas que a ideia de democracia encontra-se presente nas mais diversas concepções daqueles que fazem as instituições sociais, no entanto, não sabem muito bem administrar as suas funções para o exercício dessa democracia, delegando a outros o seu verdadeiro papel na formação do cidadão, como é o caso da família que delega à escola toda essa responsabilidade. A instituição escolar tem trabalhado de certa forma, isolada da família, quando as decisões são apenas legitimadas pela comunidade escolar de uma forma pseudo democrática; como também a família não deve se colocar distante da escola, pois ambas as instituições buscam o mesmo objetivo: a formação do educando. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/326 10.14295/idonline.v9i26.326 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/326 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v9i26.326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/326/444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Osvaldo Arsênio Vilalba https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Osvaldo Arsênio Vilalba https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 26 (2015); 07-41 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053952574881792 |