Escola e Família: Aliança na formação do cidadão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Raimundo Edilberto Moreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vilalba, Osvaldo Arsênio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/326
Resumo: A relação família-escola apresenta-se como destaque nas discussões acerca do sucesso do aluno tanto no desenvolvimento cognitivo quanto na sua formação cidadã. É no ambiente familiar e escolar que o sujeito se prepara de acordo os aspectos culturais e sócio-históricos constituídos e constituintes para atuar na sociedade. Portanto, família e escola precisam, necessariamente, aliarem-se com vistas a esse fim. Nesse sentido, objetivou-se verificar a existência, a necessidade e a contribuição da integração entre escola e família na construção da formação para uma vida cidadã. O enfoque dado à pesquisa é o  quali-quantitativo de nível analítico descritivo de corte transversal. Tivemos como principal instrumento de coleta de dados, questionários diversificados aplicados aos 05 segmentos da amostra, com perguntas fechadas e abertas e semi-estruturadas. O universo da pesquisa abrangeu os 3 membros do núcleo gestor, 22 professores, 14 funcionários, 512 alunos e 351 famílias dos alunos do 6º ao 9ºanos; todos da Escola de Ensino Fundamental Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa- CEMCS- Banabuiú-Ceará-Brasil. Os dados coletados foram expostos em tabelas e gráficos e analisados à luz das teorias estudadas. Constatamos ao longo das leituras, das pesquisas e das relações estabelecidas que a ideia de democracia encontra-se presente nas mais diversas concepções daqueles que fazem as instituições sociais, no entanto, não sabem muito bem administrar as suas funções para o exercício dessa democracia, delegando a outros o seu verdadeiro papel na formação do cidadão, como é o caso da família que delega à escola toda essa responsabilidade. A instituição escolar tem trabalhado de certa forma, isolada da família, quando as decisões são apenas legitimadas pela comunidade escolar de uma forma pseudo democrática; como também a família não deve se colocar distante da escola, pois ambas as instituições buscam o mesmo objetivo: a formação do educando.
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description A relação família-escola apresenta-se como destaque nas discussões acerca do sucesso do aluno tanto no desenvolvimento cognitivo quanto na sua formação cidadã. É no ambiente familiar e escolar que o sujeito se prepara de acordo os aspectos culturais e sócio-históricos constituídos e constituintes para atuar na sociedade. Portanto, família e escola precisam, necessariamente, aliarem-se com vistas a esse fim. Nesse sentido, objetivou-se verificar a existência, a necessidade e a contribuição da integração entre escola e família na construção da formação para uma vida cidadã. O enfoque dado à pesquisa é o  quali-quantitativo de nível analítico descritivo de corte transversal. Tivemos como principal instrumento de coleta de dados, questionários diversificados aplicados aos 05 segmentos da amostra, com perguntas fechadas e abertas e semi-estruturadas. O universo da pesquisa abrangeu os 3 membros do núcleo gestor, 22 professores, 14 funcionários, 512 alunos e 351 famílias dos alunos do 6º ao 9ºanos; todos da Escola de Ensino Fundamental Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa- CEMCS- Banabuiú-Ceará-Brasil. Os dados coletados foram expostos em tabelas e gráficos e analisados à luz das teorias estudadas. Constatamos ao longo das leituras, das pesquisas e das relações estabelecidas que a ideia de democracia encontra-se presente nas mais diversas concepções daqueles que fazem as instituições sociais, no entanto, não sabem muito bem administrar as suas funções para o exercício dessa democracia, delegando a outros o seu verdadeiro papel na formação do cidadão, como é o caso da família que delega à escola toda essa responsabilidade. A instituição escolar tem trabalhado de certa forma, isolada da família, quando as decisões são apenas legitimadas pela comunidade escolar de uma forma pseudo democrática; como também a família não deve se colocar distante da escola, pois ambas as instituições buscam o mesmo objetivo: a formação do educando.
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