Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Alan Crosse Duarte Negreiros
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Telles, Maria Valéria Leimig
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/97
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 6% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. O tratamento do TDAH deve ser uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador. A medicação é parte muito importante do tratamento. O presente estudo busca uma revisão atual dos principais aspectos do histórico, epidemiologia, neurobiologia, quadro clínico, comorbidades, diagnóstico, evolução e tratamento do transtorno.
id IPES_29ae6d1dc40aa3d4a904a3d09b03a9f2
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/97
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literaturaTranstorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. TDAH. Criança. Adolescente.O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 6% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. O tratamento do TDAH deve ser uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador. A medicação é parte muito importante do tratamento. O presente estudo busca uma revisão atual dos principais aspectos do histórico, epidemiologia, neurobiologia, quadro clínico, comorbidades, diagnóstico, evolução e tratamento do transtorno.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRosa, Alan Crosse Duarte NegreirosTelles, Maria Valéria Leimig2009-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/9710.14295/idonline.v3i10.97ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 10 (2009); 81-1171981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/97/97Direitos autorais 2021 Alan Crosse Duarte Negreiros Rosa, Maria Valéria Leimig Telleshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:03Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura
title Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura
spellingShingle Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura
Rosa, Alan Crosse Duarte Negreiros
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. TDAH. Criança. Adolescente.
title_short Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura
title_full Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura
title_fullStr Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura
title_full_unstemmed Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura
title_sort Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura
author Rosa, Alan Crosse Duarte Negreiros
author_facet Rosa, Alan Crosse Duarte Negreiros
Telles, Maria Valéria Leimig
author_role author
author2 Telles, Maria Valéria Leimig
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Alan Crosse Duarte Negreiros
Telles, Maria Valéria Leimig
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. TDAH. Criança. Adolescente.
topic Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. TDAH. Criança. Adolescente.
description O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 6% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. O tratamento do TDAH deve ser uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador. A medicação é parte muito importante do tratamento. O presente estudo busca uma revisão atual dos principais aspectos do histórico, epidemiologia, neurobiologia, quadro clínico, comorbidades, diagnóstico, evolução e tratamento do transtorno.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/97
10.14295/idonline.v3i10.97
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/97
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v3i10.97
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/97/97
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Alan Crosse Duarte Negreiros Rosa, Maria Valéria Leimig Telles
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Alan Crosse Duarte Negreiros Rosa, Maria Valéria Leimig Telles
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 10 (2009); 81-117
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053949343170560